TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da Disciplina Cadeia de Suprimentos

Por:   •  3/3/2019  •  Resenha  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Luiz Gustavo de Souza Guimarães

Trabalho da disciplina Cadeia de Suprimentos

                                                                 Tutor: Prof. Roberto Tarantino

Nova Fribugo-RJ

2018


Estudo de Caso de Harvard: Ford Motor Company

                                                                        

Ford Motor Company

Estratégia da Cadeia de Suprimentos

Referência: AUSTIN ROBERT. Harvard Business School, 607-P03, 21 de dezembro de 2001. Universidade Estácio de Sá: Biblioteca da disciplina de cadeia de suprimentos. Acessado em 25 de agosto de 2018.

Os executivos da Ford acharam de extrema importância o questionamento de como a Ford deveria utilizar as tecnologias da informação e ideias das empresas de alta tecnologia para modificar a forma de interagir com seus fornecedores. Houveram visões diferentes entre esses executivos em relação a esse assunto

Alguns executivos defendiam que o uso de novas tecnologias era inevitável e que novos modelos de negócios iriam sobressair, com isso, a Ford tinha que mudar toda a sua cadeia de suprimentos senão ficaria para trás. Estes executivos defendiam que a cadeia de suprimentos da Ford deveria ser como nos moldes da Dell, que possui uma “integração virtual” e tecnologia para reduzir capital operacional e a exposição à obsolescência de estoques.

Outros executivos acreditavam que as diferenças entre a indústria automobilística e a indústria de computadores eram importantes e substanciais. Alguns observavam que em relação à Dell, a rede de fornecedores da Ford tinha mais níveis e empresas, e historicamente essas empresas tinham desempenhado um papel proeminente e independente.

Em 1995, a Ford havia iniciado um plano chamado Ford 2000, um plano ambicioso de reestruturação que envolvia a fusão das operações automotivas de cada continente em uma única organização global. Esse plano visava reduções drásticas de custos obtidas a partir da globalização de organizações e processos coorporativos. Ao tornar comuns todos os processos e produtos em âmbito global, a Ford pretendia eliminar redundâncias organizacionais e alcançar enormes companhias de escala em manufatura e compras.

Vários projetos nos principais processos da empresa foram iniciados, como o Order-to-Delivery (OTD) – Do Pedido a Entrega, que criava um processo flexível e previsível que harmonizasse os componentes da Ford para permitir aos consumidores os produtos certos, no lugar certo, na hora certa. Além do Order-to Delivery, outro projeto é o Ford Production System (FPS) – Sistema de Produção Ford que integrava as operações da Ford, com maior capacidade de resposta e mais eficientes que focava em um processo produtivo nivelado e partir para um sistema puxado pela demanda, com produção sincronizada, fluxo contínuo e estabilidade em todo processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com