TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho da Disciplina Cadeia de Suprimentos

Por:   •  27/10/2019  •  Resenha  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Andréia Reinberger Oliveira de Moraes

Trabalho da disciplina Cadeia de Suprimentos

                                                                 Tutor: Prof.  Celso Bruno Faria

Ribeirão Preto

2019


Estudo de Caso de Harvard: FORD MOTOR COMPANY

Referência: ROBERT AUSTIN, ESTRATÉGIA DE CADEIA DE SUPRIMENTOS.

Texto do Fichamento:

Para não correr o risco de ficar pra trás a Ford teria que redesenhar de forma radical sua cadeia de suprimento.

As vantagens competitivas na indústria estavam se tornando global, mesmo as montadoras tendo graus diferentes de presença em distintos mercados geográficos.  As 3 grandes montadoras (Ford, Chrysler e GM) estavam vendo seu mercado domestico ser atacado por montadoras estrangeiras.  

 A Ford adquiriu a Volvo e procurava formas de tirar vantagens de seu tamanho e presença global, onde  pudesse ao mesmo tempo aumentar a qualidade e reduzir os tempos de ciclos, com isso diminuiria seus custos de projeto e fabricação de automóveis.

Em 1.995 a Ford iniciou um plano ambicioso de reestruturação que foi denominado de Ford 2000, que envolvia a fusão das operações automotivas da América do Norte, Europa e Internacionais em uma única organização global; este plano serviria para reduzir drasticamente os custos obtidos a partir de reengenharia e globalização de organizações e processos corporativos. Tinham metas como reduzir o tempo de OTD .

O novo enfoque global da Ford exigia o uso de tecnologia para conseguir superar as restrições impostas pela geografia sobre o fluxo de informações; equipes de diferentes continentes precisavam trabalhar em equipe como se estivessem todos em um mesmo local. Outro fato importante é que em todos os projetos de reengenharia, a TI ( tecnologia da informação ) estava presente como um elemento qualificador critico. A TI na cadeia de suprimento poderia ser utilizada para melhorar de forma significativa o fluxo de materiais e reduzir os estoques.

A Ford lançou um site público que no período de 02 anos atingiu o numero de visitas de mais de um milhão por dia e eles já dispunham de uma extranet, que a conectava com seus fornecedores.

A Ford juntou-se a GM e a Chrysler para trabalhar na ANX (Rede de Trocas Automotivas), que visava criar consistência nos padrões de tecnologia e processos na rede de fornecedores, para que os fornecedores já pressionados para reduzir seus custos não tivessem que administrar diferentes meios de comunicação com a montadora.

A partir da década de 90 a Ford começou a reduzir o numero de fornecedores com os quais lidava diretamente. Houve uma mudança na direção de relações de longo prazo com um subconjunto de fornecedores muito capazes que proveriam subsistemas completos para os veículos. Os fornecedores de primeiro nível iriam gerenciar os relacionamentos com uma base maior de fornecedores de componentes dos subsistemas. A Ford deixou sua expertise disponível para auxiliar os fornecedores na melhoria de suas operações através de várias técnicas.  Em troca de relações mais duradouras e próximas, a Ford esperava reduções anuais de preços de seus fornecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (44.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com