TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA INTRODUÇÃO A ECONOMIA

Por:   •  1/5/2018  •  Bibliografia  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 5

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, NOVA FORMA DE EDUCAR

Juliano Milani da Costa RA:63721

Universidade Estadual de Maringá

O vídeo sucesso da educação a distância no Brasil exibido pelo programa Bom dia Brasil mostrado em fevereiro de 2011, disponível no site youtube, mostra o excelente crescimento educação a distância que está mudando a vida de milhões de brasileiros, principalmente quem tem muita dificuldade de conciliar os seus horários e aqueles que moram em lugares distantes, e as universidade estão ofertando mais cursos a distância e até o curso de medicina tem disponível na modalidade EaD.

A reportagem mostra os casos reais como de Cassio que passou no vestibular de Gestão de Agronegócio em Maringá, Paraná, e mora na cidade de São Paulo, Capital. Ricardo fala como foi a sua experiência com seu curso a distância, Sônia está cursando Gestão Pública a distância e explica que não é para qualquer aluno, precisa de muita disciplina, pois, para ter a sua graduação dependerá somente de si mesmo.

Explica a reportagem que pelo menos um milhão de alunos estão matriculados em cursos autorizados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). Fredric Litto, presidente da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) fala de como as pessoas precisão se manter atualizado para permanecer no mercado de trabalho, a solução das empresas é a educação da distância.

É questionado a qualidade do EaD, mas quem responde é o professor Livre Docente de cirurgia da UNIFESP João Luiz Azevedo faz uma demonstração de como são as suas aulas EaD e explica que tem o monitoramento dos alunos do tempo de acesso e que vão aprender tudo tanto quanto o presencial para realizar as atividades práticas.

Os cursos a distância tenham sido aprovados pelo MEC em 2002, mas só em outubro de 2010 a USP abriu o seu primeiro curso na modalidade em EaD, licenciatura em Ciências, conforme a pró-reitora de graduação da USP, Telma Tenório Zorn, explica “que a ideia básica é contribuir para aumentar o número de professores bem formados pelas universidades estaduais”.

O último levantamento do setor foi em 2009 que no Brasil mostra que existe quase 2.800 cursos em EaD, profissionalizante, graduação pós-graduação e extensão, de acordo com o MEC a região mais solicitou, escolas públicas, registro de cursos na modalidade a distância foi a nordeste, 31 cursos, o vídeo termina dizendo que a educação forma melhores cidadãos, como disse a jornalista Lucia Rodrigues no artigo ensino a distância Rebaixa qualidade da Educação no país, publicado pela revista Caros Amigos em Outubro de 2011:

“O número de vagas oferecidas por empresas educacionais aumentou exponencialmente nesse período. Em 2000 eram 5.287 alunos matriculados em graduações à distância, em 2009 o total de universitários inscritos saltou para 838.125”.

Como foi explicado na reportagem, EaD, busca facilitar o acesso à educação de jovens e adultos, apesar de existir uma regulamentação no Brasil a pouco tempo, na LDB de 1996 e no Decreto 5.622 de 2005, a história bem antes já vem se adaptando, o perfil nacional vem apresentando mudanças nas décadas de 40 e 50, para atender maior demanda de alunos em escolas públicas.

Com a regulamentação iniciada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB, abre brechas para formalização da educação da distância, MEC autoriza o funcionamento das instituições de graduação em EaD conformidade exigidas para os cursos presentes.

O Decreto de número 5.622 de 2005 veio regularizar as instituições de educação superior na modalidade a distância necessário comprovar com as documentações e existência de estrutura física e tecnológica que possibilitem a transmissão de qualidade como fixada no decreto. A qualidade estabelecida no decreto dependerá da natureza e a real condições e necessidade dos alunos e dos cursos oferecidos.

A Legislações das instituições de educação a distância superior demostra tal qual a importância na democratização é necessária na educação como foi dito no vídeo exibido no Bom dia Brasil, a educação transforma cidadãos melhores.

Todas essas explicações da parte legislativa do EaD demonstra a parte burocrática do funcionamento, mas, não mostra o real empaqueto na sociedade, a satisfação de uma pessoa tem o sonho de aprender coisas novas, ter uma profissão e ter uma nova expectativa de vida nova e melhor.

Por exemplo, um pai e/ou uma mãe de família teria muita dificuldade de sair do seu trabalho e ir para uma universidade, e as vezes ficam em outras cidades, a cursos de tempo integral. A modalidade EaD veio para ajudar buscar novas oportunidades para toda as famílias, Márcia Terezinha Tonieto, artigo A questão do sucesso do aluno em EaD (2005):

“A autonomia concede aos estudantes a possibilidade de tomarem iniciativas no planejamento e organização do seu espaço físico, tempo e métodos de estudo que irão seguir para pesquisar conhecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com