TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA NOVA VISÃO DO EMPREENDEDORISMO

Por:   •  7/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

SAYMON ROGER RASADOR srrasador@ucs.br

UMA NOVA VISÃO DO EMPREENDEDORISMO

CAXIAS DO SUL

2020

Sumário

  1. REFERÊNCIA1
  2. INTRODUÇÃO1
  3. RESUMO1 a 2
  4. CRÍTICA2

 

  1. REFERÊNCIA

BAGGIO, Adelar Francisco; BAGGIO, Daniel Knebel. Empreendedorismo: Conceitos e Definições. Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, Rio Grande do Sul, 2014.

  1. INTRODUÇÃO

O artigo ‘Empreendedorismo: Conceitos e Definições’, publicado no ano de 2014 pela Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, aborda como tema principal o empreendedorismo.  Adelar Francisco Baggio, Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Daniel Knebel Baggio, Doutor em Contabilidade pela Universidade de Zaragoza, Espanha, autores desse artigo, sintetizaram suas pesquisas bibliográficas em uma obra de fácil entendimento e grande fonte de conhecimento.

  1. RESUMO

Dividido em subtítulos, o artigo aborda temas que são discutidos entre diferentes autores e opiniões, reunindo-os em uma única ideia. Entre os temas discutidos estão: conceito de empreendedorismo, tipos de empreendedor, habilidades e competências dos empreendedores, diferenças entre o empreendedor homem e mulher, diferença entre inventar e empreender, e também, a diferença entre ser um líder, um empreendedor e um gestor, entre outros. A abordagem mais especifica de cada tema possibilita ao leitor uma melhor compreensão do texto, além de ressaltar a importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento econômico e social.

Drucker, o pai da administração moderna, não vê o empreendedor causando mudanças, e sim, explorando as oportunidades que as mudanças criam. Em razão disso, o texto trata o empreendedorismo como um objeto de estudo, e não como uma disciplina acadêmica.  Além do mais, o artigo não retrata o empreendimento apenas como um meio lucrativo, mas também, como um meio para solucionar problemas sociais, como a pobreza, a exclusão social, a fome, tudo para uma melhor qualidade de vida social, cultural, econômica e ambiental. Já no meio econômico, o empreendedorismo requer diversas habilidades e competências pessoais. Nesse artigo há uma lista delas, assim como um resumo das características encontradas nos empreendedores de sucessos, segundo alguns autores.

Ademais, o texto trouxe temas pouco discutidos na sociedade, como, por exemplo, a diferença entre o empreendedor homem e mulher, mostrando, de forma simples e direta, os pontos comuns e incomuns entre os dois, como também, ressaltou a importância de se adequar as novas necessidades da atualidade, como a sustentabilidade e a tecnologia. Portanto, para os autores do texto, este artigo contribuí para a teoria do empreendedorismo, pois, além de responder as principais dúvidas sobre o tema, buscou as respostas em diferentes fontes bibliográficas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com