TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ MBA EM GESTÃO DE OPERAÇÕES, PRODUÇÃO E SERVIÇOS

Por:   •  5/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE OPERAÇÕES, PRODUÇÃO E SERVIÇOS

Resenha Crítica de Caso

Francisco Alves Larquer da Costa

Trabalho da disciplina Marketing Estratégico e Inteligência Competitiva

                                                                  Tutor: Prof. Antônio Luís Draque Penso

Uberaba-MG

2020

A APLLE INC. EM 2012

Referência:

YOFFIE, David B.; ROSSANO, Penelope. Apple Inc. in 2012. Harvard Business School, 2012.

INTRODUÇÃO

O estudo de caso aqui abordado é intitulado “A Aplle Inc. em 2012”, trata-se de um estudo de caso da Harvard Business School do ano de 2012. O artigo foi escrito por David B. Yoffie e Penelope Rossano.

O presente estudo de caso aborda a trajetória da expansão e propriedade da marca Apple, bem como seu trajeto, o que possibilitou torná-la a empresa de maior valor do mundo, assinalada por ampla capacidade criadora e inovação dirigida ao cliente, além da sua afinidade com um de seus criadores são os pontos do estudo de caso em questão.

O caso é analisado à luz de uma resenha crítica abordando os princípios básicos de Marketing Estratégico e Inteligência Competitiva. Aspectos como a importância da inteligência competitiva quanto a sua função para que as organizações se destaquem com eficiência e melhorem suas tomadas de decisão, criatividade e desempenho são abordados no texto.

A metodologia adotada é baseada em abordagem qualitativa, sendo os dados coletados no artigo aqui disposto. Os processos identificados serão descritos e dizem respeito capacidade analítica, ampliações de produtos, ações de expansão no mercado; investimentos em tecnologia e conceitos e ações de marketing.

DESENVOLVIMENTO

O texto do artigo relata no início a vida de Steve Jobs relembrando sua morte bem como a transformação da empresa Apple que rumava para as ruínas para uma das organizações mais promissoras do mundo. O nome anterior da empresa era Apple Computer que produzia seus macintoshs com lucros expressivos mas quase falido foi tocada pela administração de Jobs e renasceu o tornando uma lenda.

Anteriormente tudo começa realmente na escola, literalmente no colegial onde Steve Jobs e um amigo (Steve Wozniak) resolvem de maneira bem simples na garagem de casa desenvolver computadores e vendê-los. Na construção de uma placa mãe já nascia o nome da marca e a denominaram de Aplle I, nesse decorrer já desenvolveram 200 unidades.

Após esta empreitada mais um sócio é agregado a marca A.C. “Mike” Markkula Jr que traria o capital pela sua experiência, posteriormente surgiu a Apple II o que tornou a empresa líder, a intenção era um computador de fácil manuseio surgindo daí o macintosh, o Mac que era pura elegância técnica entretanto era lento e fez os lucros decairem despencando a receita, obrigando Jobs a sair da empresa.

Sculley assumiu levando o Mac melhorado para outros mercados investindo na acessibilidade e compatibilidade de periféricos, com soluções para hardware, software e desktop, havendo recuperação. Sculley também fez uma aliança com a IBM e parceria com a Novell e a Intel, mas mesmo com todo investimento a empresa a margem bruta caiu mais do que na última década colocando o presidente da empresa Spindler no lugar de Sculley.

Spindler abortou muitos projetos dentre eles o Mac Os com chips Intel, demitiu muitos funcionários mas nada disse motivou a situação da Aplle separando neste estágio a empresa da IBM, estas seguiram seus caminhos depois de terem gastos exorbitantes, caindo Spindler e entrando Gilbert Amelio como novo CEO.

Amelio adquire a Next Software empresa fundada por Jobs e Jobs volta como consultor parcial. Na administração de Amelio há demissões e reestruturações, mas nada faz a Apple parar de ter prejuízos e nesse interim Jobs retorna como CEO interino.

Em 19997 Jobs volta como CEO da Apple iniciando um procedimento imponente de lançamentos de produtos e programas, o que procedeu a uma performance única dando a ele uma condição de ícone da comunicação visual e inovação tecnológica. Nessa instancia foi mostrado ao mundo em 2006 o Mac Book, sendo um grande acontecimento de sucesso. Entretanto, o ápice da Apple ocorreu em 2007 quando surge o tão conhecido hoje: Iphone.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com