TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Federal do Espírito Santo Curso: Ciências Contábeis

Por:   •  2/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Espírito Santo

Curso: Ciências Contábeis

Disciplina: Economia I

Docente: Antonio Caetano Gomes

Discente: Eliezer Felício da Silva Matos

Exercício para avaliação  de desempenho

1. Quais as principais características do oligopólio?

Primordialmente, antes de caracterizar os atributos de um oligopólio, é importante frisar que essa estrutura de mercado se divide em oligopólio concentrado (pequeno número de empresas no setor) e oligopólio competitivo (pequeno número de empresas domina um setor com muitas empresas). Ambos os tipos, por dominarem o mercado, conseguem um certo controle ao fixar os preços, confrontando-se normalmente com demandas relativamente inelásticas. Dessa forma, as principais características do oligopólio são: número restrito de empresas que fornecem a maior quantidade consumida de um bem; equiparidade entre os preços praticados pelos componentes do oligopólio; dificuldade alta para a entrada de novos concorrentes, seja pela proteção de patentes, controle de matérias-primas-chave, tradição ou  oligopólio natural. Dessarte, deve-se destacar que essas características abordadas acima são gerais ao oligopólio, ou seja, outras características são presentes dependendo do setor/segmento de atuação.

2. Sabe-se que na estrutura de mercado perfeitamente competitiva o preço e a receita marginal são iguais e no monopólio a receita marginal é menor que o preço. Por quê?

Decerto, na estrutura de mercado perfeitamente competitiva o preço e a receita marginal são iguais, entretanto no monopólio ocorre a diferenciação entre a receita marginal e o preço. De fato, isso ocorre, pois, se o monopolista quiser aumentar a produção, a quantidade adicional será vendida a um preço mais baixo que as quantidades anteriores. Dessa maneira, como a demanda do monopolista é a própria demanda presente no mercado, para realizar a venda de uma quantidade adicional, o monopolista precisa reduzir o preço, inclusive o preço das unidades anteriores, o que resulta na redução da receita obtida das unidades que já vendia anteriormente. Logo, o preço é maior do que a receita marginal no monopólio.

3. A receita total de uma empresa, cuja demanda seja inelástica, diminuirá quando houver uma queda no preço da mercadoria vendida. Certo ou não? Justifique.

A receita total dessa empresa cairá, pois, segundo a teoria da elasticidade, quando ocorre a diminuição do preço em uma demanda inelástica, a quantidade demandada tende a aumentar, mas de uma forma pouco sensível. Assim, é evidente que a receita total cairá. Indubitavelmente, com demanda inelástica, é vantajoso aumentar o preço ou até diminuir a produção, pois, embora a quantidade caia, o aumento de preço mais que compensa a queda na quantidade, e a receita total (RT) aumenta.

4. No oligopólio diferenciado a diferenciação do produto é o mecanismo de competição relevante. Por quê?

A priori, vale ressaltar que existem dois tipos de oligopólios, o homogêneo (puro) e o diferenciado. O oligopólio homogêneo é aquele em que não existe uma diferenciação clara dos mesmos produtos, como, por exemplo, alumínio, ferro e cimento. Contudo, o oligopólio diferenciado caracteriza-se como aquele em que os produtos ou serviços podem ser demarcados, inclusive na qualidade. Assim, é evidente que no oligopólio diferenciado a distinção na qualidade do produto, modelo, adaptabilidade, conceito da marca e entre outros atributos são essenciais para uma relevante competição. Dois setores econômicos fortemente marcados por esse tipo de oligopólio são o da indústria de informática e o da indústria de automóveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com