TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VALORES DA CULTURA, INDIVÍDUOS E SOCIEDADE

Projeto de pesquisa: VALORES DA CULTURA, INDIVÍDUOS E SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.028 Palavras (13 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 13

Anhanguera Uniderp Tucuruí

Curso: Administração 2º semestre N10 – Poló Tucuruí 4079-PA

Disciplina: Ciências Sociais

Discentes:

Andréa Santos Ferreira RA: 354644

Cássia de Sousa Tavares RA: 400835

Clodoaldo Ferreira de Souza RA: 401271

Cristina Castro Magalhães RA: 392186

Sarah Portilio Conceição Araujo RA: 350823

“CIÊNCIAS SOCIAIS”.

Docente: Ma. Cláudia Regina Benedetti.

Tucuruí – Pará 25 de novembro de 2012

Anhanguera Uniderp Tucuruí

Curso: Administração 2º semestre N10 – Poló Tucuruí 4079-PA

Disciplina: Ciências Sociais.

Andréa Santos Ferreira.

Cássia de Sousa Tavares.

Clodoaldo Ferreira de Souza.

Cristina Castro Magalhães.

Sarah Portilio Conceição Araújo.

“CIÊNCIAS SOCIAIS”.

Trabalho apresentado ao curso de Administração da Faculdade de Tucuruí-Pa da Anhanguera Educacional, como requisito para avaliação da disciplina de Ciências Sociais ministrada pela(o) docente Ma. Cláudia Regina Benedetti.

Tucuruí-Pará, 25 de novembro de 2012

Anhanguera Uniderp Tucuruí

Curso: Administração 2º semestre N10 – Poló Tucuruí 4079-PA

Disciplina: Ciências Sociais.

Sumário

1. INTRODUÇÃO 3

2. OBJETIVO. 4

3. SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDÍVIDUO E SOCIEDADE. 5

4. RELATÓRIO ANALÍTICO ACERCA DO FILME “A CLASSE OPERARIA VAI AO PARAISO” 6

5. RELATÓRIO DO DOCUMENTÁRIO “ILHA DAS FLORES” 8

DIVERGÊNCIAS SOCIAIS 8

6. RELATÓRIO DO DOCUMENTÁRIO “PAJERAMA”. 11

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS: 12

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 13

1. INTRODUÇÃO

Todoser humano, desde pequeno até a sua morte, faz parte de uma realidade com a qual se habitua a conviver a realidade social. Das pessoas com quem convivemos habitualmente ao tipo de alimentação que preferimos, do local onde habitamos aos meios de comunicação que usamos e às atividades de lazer que realizamos, do processo de procriação até a expansão da esperança média de vida tudo faz parte da realidade social.

As diversas Ciências Sociais denominam-se de sociais por se debruçarem sobre a realidade Social. Todas as ciências sociais têm como objetivo uma única realidade social que pode ser estudada mediante variadas abordagens.

2. OBJETIVO.

A socialização denomina-se o processo pelo qual o individuo estrutura a sua personalidade, deixando de ser um individuo, um simples animal, para se tornar uma pessoa, um “socius”, isto é, um ser social. É o processo pelo qual o indivíduo adquire as maneiras de agir, sentir e pensar do meio social em que vive, tornando-se um elemento ativo, apto a viver em sociedade.

Vamos analisar o estudo das ciências sociais, compreendendo as definições de cultura, individuo e sociedade, além disso, veremos os aspectos sociais, políticos, históricos e culturais.

3. SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDÍVIDUO E SOCIEDADE.

O acervo social do conhecimento inclui o conhecimento de minha situação e de seus limites. Por exemplo, sei que sou pobre, que, por conseguinte não posso esperar viver num bairro elegante. Este conhecimento está claro, é partilhado tanto por aqueles que são também pobres, quanto por aqueles que se acham em situação mais privilegiada. A participação no acervo social do conhecimento permite assim a “localização” deles de maneira apropriada. Isso não é possível para quem não participa deste conhecimento, tal como os estrangeiros, que não pode absolutamente me reconhecer como pobre. Talvez porque os critérios de pobreza em sua sociedade sejam inteiramente diferentes. Como posso ser pobre se uso sapatos e não pareço estar passando fome? (Berger; Luckmann, 2006, Págs. 62 e 63).

Segundo o autor o ser humano se relaciona com o ambiente natural, mas também com uma ordem cultural e social especifico na qual já está feita antes dele chegar.

O organismo humano mesmo com limites fisiológicos manifesta uma imensa plasticidade nas suas respostas às forças ambientais que atuam sobre eles. Aqui o autor fala da plasticidade do homem, o homem tem sua natureza, mas também a constrói e ainda se produz a si mesmo.

Por exemplo, O que faz do homem dono dele mesmo é a capacidade de plasticidade (adaptação) que ele tem, ele quando nasce é envolvido em um contexto social que já existe repleto de valores e mesmo assim ele dá sua contribuição.

Institucionalizar é fazer algo tornar-se habito em determinada cultura cujo damos o nome de típico. Presume-se que ações do tipo X sejam realizadas por sujeitos do tipo X. Deve-se saber que o caráter controlador é algo puro da institucionalização. As tipificações são expressas em padrões específicos de consultas. Exemplos: formamos um conceito sobre como algo deve ser e inserimos em um tipo para depois ficar mais fácil consultar como deve ser. Esse exemplo acima é chamado no livro de processo tipificado.

O processo tipificado é o mediador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com