TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valor - Mais que Dinheiro

Por:   •  14/9/2019  •  Resenha  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy”
Escola de Ciências Aplicadas
Curso de Gestão Financeira

Paulo da Paixão Lima
Matrícula:
1700692

Avaliação de Empresas

Duque de Caxias – RJ
                      2018/01

Paulo da Paixão Lima¹

   Valor: Mais que um número

1Acadêmico do curso de Gestão Financeira da Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO. RJ, Brasil.

Duque de Caxias – RJ
                      2018/01

Valor: Mais que um número

Valor e preço são palavras que se confundem no diálogo cotidiano. Embora façamos esta assimilação entre essas duas palavras, elas são bem distintas no mundo dos negócios. O preço está associado a quantia de dinheiro que o cliente terá que desembolsar para adquirir algum produto ou serviço. O preço é algo comum a qualquer cliente. Já o valor está relacionado á algum benefício subjetivo a cada cliente.

Nos investimentos em ativos financeiros o valor dos ativos é baseado em retornos futuros de fluxos de caixa. Alguns investidores baseiam-se nos preços de mercado aceitos para estimar ativos semelhantes. Porém esta última forma não é o suficiente para avaliar um investimento, podendo comprometer o preço final o ativo, deixando-o subavaliado ou sobreavaliado, devido a falta de informação necessária da empresa que emitiu o ativo. Nenhum investidor gostaria de pagar a mais do que o valor justo, para que isso não ocorra, é preciso fazer uma avaliação das opções presentes, buscando uma expectativa de resultado dos fluxos de caixa a serem recebidos no futuro.

As duas principais formas de avaliação são: a avaliação intrínseca e a avaliação relativa. Na avaliação intrínseca o valor é determinado pelos fluxos de caixa futuros em sua vida útil e pelo grau de incerteza. Fluxos de caixa altos e estáveis devem valer mais que fluxos de caixa baixos e voláteis. Mesmo a avaliação intrínseca sendo o ideal a ser manifestado, a maioria dos ativos é avaliado pela forma relativa. Na avaliação relativa o valor do ativo é baseado nos preços de mercado de ativos similares. As duas formas darão diferentes respostas e servem para diferentes ocasiões. Porém é possível que ambas abordagens sejam utilizadas a fim de aumentar as chances de sucesso.

Saber avaliar ativos é de suma importância para os investidores, estes de perfis diversificados, pois visam objetivos, caminhos e ferramentas diferentes. A necessidade de estimar valor faz-se presente em todos os ciclos da empresa e de diversos pontos de referência. Entre os perfis diversificados estão os Market timers, os técnicos e os fundamentalistas. Apesar das diferenças entres esses perfis citados, todos tem em comum a necessidade de terem o conhecimento básico de análise fundamental para avaliar a saúde financeira das empresas, projetar seus resultados futuros e determinar o preço justo para ações ou determinar a estratégia para encontrar o momento adequado para realizar uma operação de compra ou venda.

Os vieses, que são os comportamentos que podem levar os investidores ao erro, podem ser imperceptíveis ao avaliar um ativo. Esses vieses podem distorcer a avaliação desde a escolha da empresa a ser avaliada. Uma boa ou má notícia sobre o mercado de determinada ação ou sobre a administração da empresa pode levar o investidor a não conseguir fazer uma análise racional, assim deixando-a enviesada fazendo com que corra mais risco, pois uma boa ou má notícia pode levar o investidor a usar dados alterados de forma positiva demais ou pessimista demais na avaliação de uma empresa com que se tenha uma empatia ou antipatia, assim fazendo com que se incline a predisposição ou ao medo gerado pela notícia. Outro viés conhecido é o da valorização excessiva, que acontece quando o investidor acha que o que ele tem vale mais do que os outros estão querendo pagar, levando à perda de boas oportunidades. Para que seja diminuído esses e outros possíveis vieses, o investidor deve ser justo, é preciso fazer uma análise racional desde a escolha da empresa, se a administração agrada ou não, o valor justo e a vantagem de comprar novas ações ou mais ações de alguma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (62.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com