TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Por:   •  3/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.891 Palavras (12 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

WELBER LEANDERSON DA SILVA PEREIRA

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

RECIFE – PE

2017

WELBER LEANDERSON DA SILVA PEREIRA[pic 2]

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Relatório de estágio apresentado à Universidade Católica de Pernambuco, como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina Administração Mercadológica. Turma: NV70.0

Orientador: Prof. Jorge Azevedo

.

RECIFE – PE

2017

RESUMO

SUMÁRIO

1. MARKETING

De acordo com (Las Casas, Alexandre Luizi, 2015, p. 3) O marketing é uma atividade de comercialização que teve sua base no conceito de troca. No momento em que os indivíduos e organizações de uma sociedade começaram a desenvolver-se e a necessitar de produtos e serviços, criaram-se especializações. Aqueles quem faziam certas atividades ou produtos mais bem feitos do que os outros começaram a dedicar-se. Com a especialização, o processo de troca tornou-se mais fácil, uma vez que a sociedade se beneficiou com a qualidade e a produtividade dos mais capacitados. A troca caracteriza-se pela oferta de um produto com o recebimento de outro benefício, podendo ser outro produto, como no caso de escambo, ou uma moeda ou qualquer outro benefício não relacionado a esses dois.

 O Marketing não está apenas relacionado ao ato da venda ou propaganda, pois, contempla toda experiência em que o seu consumidor passará, desde a compra do produto ou serviço, até o consumo do mesmo. Tem foco na criação de valor de um determinado produto ou serviço, que pode ser caracterizado pela sua própria marca, na prestação do serviço, voltado não só para suprir as necessidades do consumidor, mas para superá-las. É necessário englobar toda a experiência que o cliente evidenciou na compra ou prestação do serviço e adequá-los as suas necessidades, e relacionar o planejamento de todas as suas caraterísticas com um bom preço, profissionais adequados para a prestação do serviço, além de encantar o consumidor para criar a lealdade com a marca.

Atualmente com um mundo tão globalizado fala-se muito em marketing e suas técnicas, o marketing nada mais que uma maneira que o ser humano encontrou de encontrar problemas e resolver, assim criando técnicas que usam de persuasão para com outras pessoas, marketing seria então a “arte do convencimento” e é através do marketing que você expõe suas ideias e tenta convencer outra pessoa ou grupo sobre qualquer assunto que o seu ponto de vista é o certo e tenta convencer esta pessoa a realizar uma ação, o marketing esteve e está presente em todos os momentos da sociedade e agora como as pessoas estão cada vez mais consumistas o Marketing se tornou muito importante, principalmente no que se diz respeito à produtos. O Marketing está presente na televisão, no rádio, na internet e em todos os tipos de comunicação, até mesmo numa simples conversa com um amigo você pode utilizar do marketing para promover algo. Desde o surgimento da Revolução Industrial o Marketing ganhou força, ele está presente em toda propaganda e divulgação de produtos e serviços e para isso se utiliza das características e vantagens de um produto/serviço para tentar se sobressair sobre a concorrência, o Marketing perfeito é aquele que diz que o produto atende as necessidades de um grupo e que possui qualidades a um bom preço, essas características são essenciais, mas é claro que nunca vêm sozinhas, há sempre que ter um diferencial para ir melhor nas vendas que os concorrentes.

“Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção, e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venha a satisfazer objetivos individuais e organizacionais” (BOONE, Louis E; KURTZ, David L. 1998)

  1. MACROMARKETING

O macromarketing refere-se a atividades de marketing no contexto de um sistema socioeconômico geral. O marketing preenche importantes papéis e propósitos relativos a uma economia e a uma sociedade porque o fluxo de bens e serviços é uma atividade inevitável em qualquer ambiente social. Em alguns casos, o fluxo de bens e serviços é no mínimo, como nas primitivas sociedades baseadas na caça e na coleta de alimentos. Ou pode ser altamente complexo, como no caso de sociedades modernas de produção e consumo em massa, embasadas em sistemas econômicos de livre empresa. Independente do grau de complexidade, o marketing tem funções e finalidades tanto econômicas quanto sociais em termo de macromarketing.

Segundo Santos (2003) a Escola do Comportamento do Consumidor, Escola Ativista e a Macromarketing formam uma nova visão relativa ao pensamento de marketing, chamadas Escolas não-interativas-não-econômicas que abriram uma perspectiva de interdisciplinaridade, um raciocínio para definição da natureza do macromarketing. Ainda na visão de Santos (2003) a Escola Macromarketing do pensamento surge na década de 60, perante uma corrente teórica que passou a abordar o marketing  sob uma visão sistemática do papel do negócio na sociedade. Aparecem como pioneiros nos estudos Robert Holloway e George Fisk, o primeiro visualizou o marketing como uma atividade social que influência e é influenciado e examinou as variáveis ambientais e suas forças nos campos sociológico, político, econômico, legal, ético, competitivo e tecnológico. O segundo buscou entender o papel do marketing na sociedade numa perspectiva de inter-relações entre as equações econômicas, as estratégias, mecanismo de gerenciamento do marketing, e as consequências social do marketing.

1.1 ESTRATÉGIAS DO MACROMARKETING

Segundo (Richard J, Semenik, 1995, p. 10), o Macromarketing refere-se atividades de Marketing no contexto de um sistema socioeconômico em geral. Nesse sentido, há diversas estratégias a serem inseridas numa esfera empresarial. Significa que são fatores que você não pode mudar a forma como eles acontecem. Mas temos a oportunidade de mudar estrategicamente. É importante ressaltar que exercem influência direta no sistema socioeconômico, essas estratégias são compostas por:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (186.1 Kb)   docx (460 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com