TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE AMBIENTE INTERNO

Por:   •  30/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.418 Palavras (14 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 14

3     ANÁLISE AMBIENTE INTERNO

O ambiente interno consiste nas partes integrantes de uma empresa, podendo ser áreas de administração, financeiro, pesquisa e desenvolvimento, compras, estre outros. Para uma análise do panorama e estabelecimento de metas é imprescindível o conhecimento destes setores da empresa.

Todas as estratégias que serão apresentadas foram pautadas nas informações da empresa expostas no briefing pelo gestor.

A Schoggi consiste em uma empresa familiar, fundada em 2014, pelo Senhor Heiz Kahl, localizada em Camboriú/SC, que produz e comercializa chocolates premium, seu nome em tradução livre do dialeto alemão a língua portuguesa significa “chocolatinho”, demonstrando conexão do nome com a atuação da mesma.

Suas vendas são destinadas tanto a pessoas jurídicas (4 confeitarias), quanto a pessoas físicas (50 doceiras), atendendo as cidades de Balneário Camboriú, Brusque, Blumenau, Indaial, Timbó, Camboriú, Itapema, Florianópolis, Joinville, Itajaí, Tijucas, Porto Belo e Curitiba.

Já no que tange aos períodos de maior faturamento pode-se destacar entre os meses de outubro e novembro, e de março a abril, datas próximas as comemorações de Páscoa e Natal.

3.1     MIX DE MARKETING

O mix de marketing pode ser considerado um conjunto de classificações que existem para analisar setores de uma empresa e definir estratégias de vendas, agregação de valor, relacionamento com os clientes, entre outros. Este mix define-se em 4 grandes grupos, os “4 p’s de marketing”: Produto; Preço; Praça e Promoção. (KOTLER; ARMSTRONG, 2015)

3.1.1    PRODUTO

A Schoggi produz e comercializa diversas linhas de chocolates, oferece a seus consumidores produtos como, barras 50% cacau, sem glúten, estes em 5 sabores, podendo ser com amendoim, avelã, amêndoa, castanha do pará ou tradicional; barras com 70% cacau, sem glúten e lactose no sabor tradicional, barras ao leite e ainda bombons de chocolate puros e com recheios variados.

Nas épocas festivas, como páscoa a empresa costuma produzir cascas de ovos para comer de colher, em gramagens de 50, 100, 250, 350 ou 500 gramas, dependendo da demanda do cliente.

As matérias primas utilizadas para produção advêm tanto do Brasil quanto de importações, as embalagens por sua vez possuem todas as especificações quanto ao produto no interior, sua gramagem, valores nutricionais, entre outros, tudo dentro dos padrões exigidos pela Anvisa, estas são produzidas e fornecidas por duas empresas regionais.

Estes produtos podem assumir diversas finalidades no consumo, dentre elas o consumo próprio, a fim de sanar algum déficit pessoal, o chocolate possui a capacidade de provocar reações químicas no ser humano, estimulando a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e saciedade, provocando melhoras de humor. (BBC NEWS)

Na cultura em que vivemos além do consumo próprio, desenvolveu-se o hábito de comprar chocolates para presentear pessoas especiais, como forma de demonstração de carinho e afeto, estudos demonstram que a uma presença baixa de feniletilamina no chocolate, um hormônio liberado nos primeiros meses de um relacionamento, onde a pessoas sente-se excitada e nervosa, podendo tornando o chocolate um antidepressivo, pois gera felicidade. (BBC NEWS)

Avaliando o produto da Schoggi e de seus concorrentes, pode-se avaliar distinção em posicionamento e qualidade de produto de algumas marcas, como por exemplo Nestlé, Garoto e Lacta, onde os produtos ofertados por estas empresas diferem-se no que se tange a oferta de chocolates especiais com características premium, e ainda o alto grau de automatização de processos nestes, tendo em vista que a sua distribuição é realizada em larga escala, proporcionando controles de qualidade mais eficazes e manutenção de padrões de qualidade dos produtos.

Levando em conta empresas como Nugali, Lugano e Ferana, que possuem uma proximidade de posicionamento e de tamanho com a Schoggi, observa-se que os produtos ofertados por estas são de alta qualidade, inclusive no caso da Nugali com premiações internacionais, e muitas variedades de tipos e sabores diferentes em seu portfólio. Estas também atuam com produções de chocolates premium, utilizando de matérias-primas selecionadas e de qualidade.

3.1.2    PREÇO

No que refere-se ao preço dos produtos da Schoggi, a mesma possui uma ferramenta de automação na estipulação destes, onde qualquer alteração no valor de compra de matérias-primas já redefine-se o preço de venda automaticamente, proporcionando maior agilidade na identificação destas necessidades e a redução de margens de lucro em virtude do erro nesta precificação.

Atualmente os produtos mais baratos vendidos pela Schoggi são as barras 50% cacau de todos os sabores, e os mais caros são as barras 70% cacau.

Os seus consumidores atuais, sendo as confeitarias e as doceiras enxergam um alto valor agregado em seus produtos, tendo em vista que a empresa não realiza práticas de promoções e reduções de preços e estes nunca barganharam por isso, demonstrando assim que se não pedem por estas reduções enxergam um alto benefício atrelado aos produtos da Schoggi.

3.1.3    PRAÇA

No que se tange aos canais utilizados nos processos de venda dos produtos pode-se destacar a venda direta, tanto por telefone quanto aplicativos de mensagens, como o Whatsapp, isto muito em virtude do relacionamento próximo da empresa com seus clientes e o baixo número destes, facilitando assim esse contato individual por poucas pessoas. Atualmente não existem pontos de venda dos produtos.

Sabe-se que 90% das vendas realizadas pela Schoggi advém de seus clientes tradicionais, ilustrando assim a confiança e a lealdade destes para com a marca.

Possui atualmente um total de sete fornecedores, dois principais, sendo um de massa de cacau e o outro de embalagem, e outros cinco, sendo  um de embalagem, e os outros quatro de ingredientes variados, que conseguem atender a demanda de produção com excelência, apresentando sempre disponibilidade para realização de entregas. Estas compras junto aos fornecedores são realizadas de maneira individual, sem integrar-se a outros compradores para exercer pressão ao nível anterior da cadeia.

A Schoggi não opera com estoques, tanto de matérias-primas quanto de produtos acabados, os pedidos são realizados posteriormente a encomenda de um cliente, visando oferecendo sempre chocolates frescos aos consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (159.6 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com