TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aprendizagem Organizacional

Por:   •  31/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 2

A aprendizagemorganizacional pode ser definida como a aquisição de conhecimentos,habilidades, valores, crenças e atitudes para promover a manutenção,crescimento e desenvolvimento de uma organização. Diante deste contexto,podemos afirmar que a aprendizagem organizacional consiste em um conceito amploe diverso, onde as empresas devem desenvolver ferramentas e métodos paraaprimorar os conhecimentos e competências de seus colaboradores, com foco namelhoria e desempenho das atividades profissionais. Ou seja, esse processo deaprendizagem permite que o profissional aprimore constantemente seusconhecimentos, tornando-se mais produtivo e engajado, levando à melhoresresultados para a empresa da qual faz parte. 

Para realizar a aplicação doconceito da aprendizagem organizacional na prática, é importante que asempresas entendam os principais pilares dessa abordagem, que são aprendizagemcultural, conhecimento do profissional, compartilhamento de informações emudança individual.

A aprendizagem cultural édefinida como a acumulação de conhecimento organizacional, que deve ser obtidoatravés da cultura organizacional, missão e valores da empresa do qual ocolaborador faz parte, que deve ser difundida pelos líderes e seguida por todosaquele que estão ligados a empresa, incluindo gestores, prestadores de serviçose fornecedores.

Já o conhecimento inclui oque as pessoas já sabem sobre seu próprio trabalho ou que elas podem fazer paramelhorar sua performance, que se dá por meio da prática efetiva das tarefase do seu desenvolvimento contínuo. As organizações devem disponibilizartreinamentos de forma constante para que os seus colaboradores possam continuara desenvolver suas tarefas com foco na melhor obtenção de resultados para aempresa. 

 O compartilhamento de informaçõesinclui o que os trabalhadores podem aprender sobre o seu local de trabalhoatravés da observação ou da participação em atividades de outras equipes. Se asinformações são compartilhadas de forma clara e coesa os processos internos sãomais bem definidos, ajudando na tomada de decisão e reduzindo possíveis burocraciasentre departamentos. 

 Já a mudança individual englobaas experiências positivas ou negativas que um profissional acumulou durante asua carreira, fazendo com que ele aprenda com seus erros e acertos, canalizemelhor suas próximas ações e crie estratégias para evitar que esses errospersistam no futuro.

 A implementação de umaaprendizagem organizacional bem estruturada leva a melhora dos indicadores emetas de uma empresa, já que a partir do conhecimento adquirido a realizaçãodas atividades que devem ser exercidas se torna mais eficaz e aumenta a competitividadeda organização no mercado; além de promover um ambiente propício a inovação, atendode forma mais eficiente e prática as necessidades dos clientes.  

REFERÊNCIAS

MARQUES, J. R. O que é a aprendizagem organizacional. Instituto Brasileiro de Coaching. Goiás , 2019.  Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/o-que-e-aprendizagem-organizacional/. Acesso em: 7 nov. 2021.

O QUE É A APRENDIZAGEM organizacional e como aplicá-la. Ludos Pro. São Paulo, s.d.  Disponível em: https://www.ludospro.com.br/blog/aprendizagem-organizacional. Acesso em: 7 nov. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com