TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ação Publicitária

Por:   •  21/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A publicidade é uma das estratégias do marketing que consiste na compra ou aluguel de um espaço em um veículo de mídia para a divulgação de um produto ou serviço para abranger o público-alvo respectivo da empresa.

Neste trabalho iremos apresentar a função, os tipos, como planejar, os custos e alguns exemplos reais de ações publicitárias para o melhor entendimento desta vertente do marketing.

AÇÃO PUBLICITÁRIA

O QUE É?

A ação publicitária é um Conjunto de anúncios dentro de um único planejamento para um determinado anunciante por um tempo determinado, que possa gerar conhecimento dos interessados sobre o produto.

Publicidade é a estratégia de marketing que envolve a compra de espaço em um veículo de mídia para divulgar um produto, serviço ou marca, com o objetivo de atingir o público-alvo da empresa e incentivá-lo a comprar. Publicidade também é uma área do conhecimento, dentro da Comunicação Social, que estuda não só a técnica da atividade, mas também sua função nas relações sociais e culturais.

PARA QUE SERVE?

Serve para promover sua marca para o mercado e potencializar sua taxa de conversão, seja para fidelidade de um público ou para a venda de um determinado produto.

Exemplo: campanha de publicidade para um filme:

TIPOS DE AÇÃO PUBLICITÁRIA

Campanha institucional

Não anunciam o produto ou serviço, mas sim a marca. Busca tornar uma instituição conhecida, construindo uma imagem positiva na mente das pessoas. Muito usada em datas comemorativas e possui apelo emocional. A Coca-Cola é um clássico de marca que trabalhou muito bem suas campanhas institucionais, associando o seu produto à momentos de felicidade.

Campanha de varejo

Está focada nas vendas de um ou vários produtos, e usa o preço como destaque. Os produtos são anunciados pelo intermediário, o varejista. Geralmente estão em forma de tabloides, anúncios de jornais ou comercial de ofertas para TV.

Campanha promocional

Divulga a promoção de um produto ou serviço de forma massiva, usando mídias como rádio, tv, banners, jornais e etc.

Campanha de oportunidade

Promove a marca ou produto “pegando carona” com um assunto, acontecimento ou evento de grande repercussão no momento. A copa do mundo, por exemplo, é um prato cheio para campanhas de oportunidade, pois é um evento que atrai a atenção de milhões de pessoas

Campanha de lançamento

Objetivo de lançar um produto novo no mercado, mostrando suas características e seus diferenciais. O produto aparece em destaque e, frequentemente, são utilizados nos anúncios personalidades famosas, para gerar mais credibilidade, além do gatilho mental com palavras como “novidade”, “novo”, “chegou”, evidenciando que algo tem algo novo no mercado, o que desperta curiosidade.

Campanha de sustentação

Divulgadas na fase de maturação do produto, após o lançamento. O objetivo é sustentar os esforços do marketing, de forma a não dar espaço para a concorrência. O mais importante é lembrar que o produto existe, fixar a marca na mente do consumidor.

Campanha social

Busca engajar as pessoas em causas sociais, como preservação do meio ambiente, desemprego, fome, etc. São feitas pelo governo e por instituições não governamentais engajadas nessas causas. Ou empresas que as utilizam como estratégia para cativar as pessoas, mostrando que ela se preocupa com as questões sociais e ambientais.

No ramo dos cosméticos, por exemplo, existe muita polêmica quanto à realização de testes em animais e muitas marcas são boicotadas por adotarem essa prática, enquanto outras recebem o respeito e admiração por serem contra essa prática e adotar formas alternativas de realizar os testes.

Campanha educativa

Muito utilizada pelo governo, com o objetivo de educar e orientar a população sobre determinado aspecto como o trânsito, prevenção de doenças, limpeza pública, etc. Diferente da campanha social, que busca impactar emocionalmente o público a fim de comovê-lo, esta possui caráter mais informativo.

Campanha industrial

A empresa visa anunciar serviços para outra empresa. Utiliza de informações técnicas, já que venderá para alguém que entende do produto que está sendo oferecido.

Campanha corporativa

O objetivo é gerar uma imagem de confiabilidade para os investimentos em ações da companhia. Apresenta os objetivos, políticas e normas de uma companhia. Busca construir uma opinião positiva sobre a empresa, destacando sua administração, tecnologia, aperfeiçoamento de produtos, etc. a fim de gerar confiabilidade.

Campanha para trade

Voltada para revendedores e não consumidores, o alvo é o supermercadista, lojista, distribuidor. O objetivo é mostrar o quanto aquele produto pode ser rentável e trazer lucros para a companhia. A abordagem do benefício é diferente: enquanto o consumidor espera o sabão que lave melhor, o revendedor espera o que dê mais lucro.

Campanhas governamentais

São campanhas estatais, destinadas a criar, reforçar ou mudar a imagem de um determinado governo.

Campanha eleitoral

Feita em período eleitoral, objetiva conquistar votos, promovendo imagem para determinado candidato a um cargo letivo, ou um partido. Os principais instrumentos de divulgação são adesivos para automóveis, camisetas, bonés, balões, faixas personalizadas, “santinhos” e jingles. Adotam uma linguagem mais popular, já que visa alcançar todas as camadas sociais e tem pouco tempo de duração.

COMO PLANEJAR UMA AÇÃO PUBLICITÁRIA

Definição dos Objetivos: Diz respeito à definição dos objetivos de comunicação e os objetivos da propaganda, que devem ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com