TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA ORGANIZACIONAL EM UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA UBERLANDENSE

Trabalho Escolar: A CULTURA ORGANIZACIONAL EM UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA UBERLANDENSE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  4.710 Palavras (19 Páginas)  •  1.365 Visualizações

Página 1 de 19

A CULTURA ORGANIZACIONAL EM UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA UBERLANDENSE

RESUMO

Este artigo contribui para a análise e discussão do tema cultura organizacional, buscando dessa forma, explorar como a mesma busca reduzir os problemas relacionados à reunião da sociedade. Para tal, utiliza-se de estudos sobre diversos autores renomados do tema, além de verificação empírica com funcionários.

Ao longo do trabalho, procuramos explorar diversos aspectos sobre o tema como a questão conceitual, alguns elementos da cultura, sua identificação, seu respectivo desenvolvimento além da sua manutenção.

Com o objetivo de investigar a cultura em uma academia de ginástica no município de Uberlândia-MG, foi realizado um estudo de caso tendo como base a academia Udifitness, localizada no Center Shopping, a qual é voltada para o público classes A e B.

Como resultados percebe-se que a aprendizagem em conjunto dos indivíduos dentro da organização na medida em que o funcionário internaliza em si os princípios e os valores da mesma, ele passa a se sentir parte do grupo e reforça assim sua identidade no trabalho.

Tendo isto em vista, concluímos que a cultura organizacional da Udifitness é uma “Liderança Enriquecida”, pois existe quase que uma totalidade de compromisso por parte dos funcionários com a organização. Percebe-se que os líderes não focam em criar seguidores, mas sim, novos líderes.

PALAVRA-CHAVE: Cultura Organizacional.

INTRODUÇÃO

Vem crescendo a ênfase dada ao tema cultura organizacional quando se trata de estudos sobre a teoria das Organizações, uma vez que esta visa diminuir os problemas relacionados à integração da sociedade através de influencias no comportamento humano.

Considerada como um eficiente mecanismo de controle que tem por intuito configurar condutas, igualar modos de pensar e sentir a organização, a cultura busca criar uma imagem positiva, equiparando pessoas e maneiras de atuação.

Estudos em torno da cultura organizacional possuem diversas correntes teóricas, que favorecem características distintas de um mesmo fenômeno. Ao longo do desenvolvimento do trabalho procuramos adotar o conceito proposto por Schein, uma vez que nos baseamos em suas pesquisas em sala de aula e em estudos de caso, considerando-o um dos autores mais relevantes sobre o tema discorrido.

Surge como uma alternativa interessante, dando importância a ideias comuns, maneiras de pensar, valores, padrões e modos de atuar. Para trabalhar com as dissonâncias em relação à integração interna e adaptação externa de uma dada organização, aparece o modelo dos pressupostos básicos denominado Cultura Organizacional.

Após a confirmação da “atuação” desses pressupostos citados acima, ou seja, depois de terem funcionado de maneira correta, eles são passados aos demais colaboradores da organização como uma forma certa de se posicionar perante aos problemas.

De acordo com SHEIN (2001), a cultura é feita por experiências semelhantes de um grupo. Após a compreensão destas experiências, a identificação da cultura é percebida de uma maneira relevante para a organização, devido ser baseada em um aglomerado de forças que determinam a visão das pessoas dentro da organização sobre os valores, os comportamentos, as estratégias, entre outros.

No discorrer deste trabalho será identificado o conceito da cultura organizacional e como ela é compartilhada, além de analisar os fatores que orientam o comportamento das pessoas que integram a organização, examinando as demais vertentes que são traduzidas de maneira composta com a cultura representando a essência/imagem da organização em questão. É também nessa abordagem que se encaixam os conceitos de missão, visão e valores de uma dada empresa.

Muitos aspectos da cultura organizacional são percebidos com mais facilidade, enquanto outros são de difícil percepção. Dentre os aspectos mais perceptíveis, os quais podemos denominar como formais, estão às políticas e diretrizes, os métodos e procedimentos, os objetivos, a estrutura organizacional e a tecnologia adotada. Entretanto, a cultura organizacional oculta alguns aspectos informais como percepções, sentimentos, atitudes, valores, normas grupais, entre outros como já citados mais acima. Os aspectos ocultos da cultura organizacional são os mais difíceis não somente de compreender e de interpretar, como também de mudar ou sofrer transformações.

Dentro da perspectiva teórica apresentada, baseada principalmente nos estudos de Schein , este trabalho tem como objetivo analisar como se dá a construção da cultura organizacional em uma academia de ginástica localizada em Uberlândia-MG.

REFERENCIAL TEÓRICO

A sociedade contemporânea é tratada como uma sociedade de indivíduos com seus desempenhos – suas performances – particularidades. Essa concepção individualizada implica em uma percepção mais acurada do jogo complexo das interações entre os indivíduos e os grupos.

Por trás desse quadro relacional temos assuntos básicos compartilhados pelo grupo: são valores, métodos, rituais e comportamentos que o grupo encontrou como forma de se adaptar externamente e ao mesmo tempo criar integração interna. Maneiras essas que são consideradas válidas pelo grupo e desejáveis para serem transmitidas aos novos membros como a maneira “correta” de se pensar, sentir e agir naquele grupo.

No ambiente organizacional, cada empresa gera e alimenta a sua cultura e é por esse motivo que algumas se destacam por terem características próprias. Na Procter & Gamble por exemplo, as comunicações internas não ultrapassam uma página. Já na Du Pont, que é a segunda maior empresa química do mundo, todas as pautas de reuniões começam obrigatoriamente com um comentário relacionado à segurança. A Toyota não almeja nada mais que “a busca pela perfeição”. Já a IBM valoriza ao máximo o respeito aos seus funcionários e suas pessoalidades.

“Entender o contexto organizacional é entender a identidade neste argumento, identificando a ligação entre as diversas identidades (pessoal, social, do trabalho e organizacional). A abrangência se dá tanto no nível interno quanto externo da organização.” (MACHADO, 2003).

O tema “Cultura Organizacional” a partir dos anos 1980, cada vez mais se faz presente no estudo da Teoria das Organizações. Partindo do pressuposto que a teoria organizacional fora influenciada pela concepção gerencial, a maior incidência de pesquisas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com