TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cacau Sabor

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Plano de Marketing – Cacau Sabor

Conteúdo

Plano de Marketing – Cacau Sabor        

Descrição        

Definição da Marca        

Analise de Ambiente        

Ameaças :        

Fraquezas:        

Oportunidades:        

Forças:        

Definição do Posicionamento de Mercado        

Definição de Objetivos e Metas        

Sociocultural        

Análise de concorrência        

Fatores Econômicos        

Fontes:        

Descrição

  A Cacau Sabor é uma empresa do ramo alimentício fundada há 05 anos. A empresa conta com produtos de qualidade, fazendo parte do portfólio ovos de páscoa, chocolates em barra (195 g e 90 g) e trufas de vários sabores; tendo como carro chefe de vendas o ovo de Páscoaque com 45% do seu faturamento.

Definição da Marca

  A marca é a identidade da empresa. Ela defini muito o conceito que as pessoas tem do seu negocio.

  A definição da marca Cacau Sabor esta apoiada em patamares como qualidade, confiança e preço justo.

Analise de Ambiente

Ameaças :

 • Falta de produtos para outras datas comemorativas do ano;

• Falta de Equipe de Marketing

• Falta de força na marca

• Fatores Econômicos

Fraquezas:

• Localização (área de periferia)

• Comunicação (de baixa qualidade)

• Baixa diversificação de produtos (poucos produtos)

Oportunidades:

• Contratação de equipe de marketing para melhores ações promocionais e comunicação

• Trabalhar para fixação da marca

• Aumentar linha de produtos

Forças:

• Classe C em crescimento

• Alta de vendas na época da páscoa

• Produtos de qualidade

Definição de Publico Alvo

Por ser considerada uma empresa de médio porte, tem como publico alvo da Cacau Sabor são as classes B e C.

Definição do Posicionamento de Mercado

  A marca Cacau Sabor é reconhecida por produzir chocolates de qualidade e pelo delicioso ovo de páscoa Páscoaque.

  A marca tem como publico alvo as classes B e C, não atingindo a classe A por ser de médio porte alem de estar localizada em bairro de periferia.

Definição de Objetivos e Metas

  O objetivo da Cacau Sabor é ser a maior empresa de vendas de chocolate entre as classes B e C. Para isso, a empresa tem como metas aumentar as vendas e dominar a classe B e C, contratar nova equipe de marketing para melhorar a visão da marca, dos produtos, alem de melhorar a comunicação da empresa. Essa nova comunicação resultará num aumento da linha de produtos, causando fixação da marca alem de ter aumento de vendas em todas as datas comemorativas.

Sociocultural

  As variáveis socioculturais, são fatores de ordem social e cultural que, de alguma forma, influenciam e moldam o comportamento do consumidor e estão relacionadas ao ambiente em que as pessoas vivem, às relações que elas estabelecem e aos costumes que vão adquirindo. Algumas dessas preferências são reflexos do seu convívio familiar, outras da sua profissão, do seu ambiente de trabalho, das suas relações com os amigos, das suas crenças religiosas e assim por diante. As crenças e os valores culturais são importantes fatores de influência do hábito de consumo e à medida que se modificam, de certa forma, também modificam o que as pessoas passam a comprar. Produtos que são consumidos em determinados períodos deixam de ser em outros devido a essas mudanças de valores”. Com o decorrer do tempo, alguns valores culturais se modificam com mais facilidade e outros não, permanecendo mais resistentes às mudanças e se mantendo como uma essência dos valores culturais de um indivíduo, grupo ou região. Tais valores são denominados como valores centrais e são mais permanentes, enquanto outros, de caráter mais transitório são denominados de valores secundários. No marketing, há mais chances de se modificar os valores secundários do que os valores centrais.

  O consumo do chocolate teve sua história atrelada à nobreza. No período do Iluminismo, o chocolate estava atrelado à aristocracia católica, e era consumido em momentos de lazer, e assim foi nos últimos séculos quando a então revolução francesa “trouxe fim a ascensão da igreja e aristocracia na Europa   Católica e com a revolução industrial transformou um drink caro em um alimento barato.

  Especializada em chocolates sazonais, a Cacau Sabor, talvez não tem transmitido uma mensagem tão positiva do produto. A empresa não possui um departamento de marketing, que poderia fazer com que o chocolate deixasse de ser um alimento calórico ou de época, para entrar na mente das pessoas como uma (opção de presente), ato de amor, carinho e de sentimento para com quem você gosta ou ama em qualquer data do ano.

  A grande maioria das pessoas adora chocolate. O brasileiro, por exemplo, consome em média 2,2kg do doce por ano, o que a dois anos atrás chegava a 1,65kg. Isso representa um salto de 39%, de acordo com Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), no consumo em cinco anos. Isso faz do Brasil o 4° maior consumidor do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido.

  Um dos caminhos para essa expansão tem sido a oferta de produtos diferenciados, como sabores e surpresas, sobretudo nos ovos de Páscoa. Os brindes dentro dos ovos impulsionam muito o consumo e são uma ótima alternativa para incrementar as vendas..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (147.2 Kb)   docx (41.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com