TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação, Planejamento, Convergência de Mídias

Por:   •  9/5/2022  •  Monografia  •  2.614 Palavras (11 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 11

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de análise Disciplina: Criação, Desenvolvimento e Gestão de Produto Módulo: Aluno: Turma: Tarefa: Atividade Individual Descrição do produto

A empresa Tech For Pet (empresa fictícia), desde 2015 tem trabalhado para trazer o melhor do avanço da tecnologia para proporcionar mais qualidade de vida para os pets.

Segundo o Instituto Pet Brasil, em parceria com o IBGE em 2018, foi contabilizado cerca de 139 milhões de animais de estimação. Então, foi possível identificar através dessa pesquisa, que as pessoas e famílias estão cada vez mais buscando um animal de estimação, para fazer companhia, dar e receber afeto. (BRASIL, Instituto Pet. 2018). Com os pets ganhando espaço nas casas e com o crescimento de adoções significativos, empregou-se o termo “famílias multiespécies”, que é utilizado para famílias que são compostas de humanos e animais de estimação (PETLOVE, 2021). Através das adoções identifica-se também, uma mudança no comportamento das pessoas, que tem aumentado os seus cuidados com os pets, visto que, eles vêm ganhando notoriedade como novos membros da família (PETLOVE, 2021).

Com isso, decidimos elaborar um microchip em que não somente consegue registrar as informações pessoais do tutor e do pet, mas implementar uma nova tecnologia, através de um sensor que poderá captar os estímulos do cérebro do pet, identificando as emoções dele, indicando se ele está triste, alegre, entediado, estressado, com fome ou sede e até mesmo com dores, o que facilita na hora do veterinário auxiliar no tratamento precoce do pet, evitando doenças futuras e assim, trazer longevidade para o pet. Tudo isso será possível, pois desenvolvemos um aplicativo que estará interligado a esse microchip. Por meio da análise dos dados emitidos pelo cérebro do pet e através de uma conecção Wireless, esses dados serão transformados em informações que serão visualizadas pelo aplicativo.

O microchip 2.0 fica dentro de uma cápsula de biovidro cirúrgico, possui uma camada antimigratória e é inserido através de uma seringa especializada, com um diâmetro um pouco maior do que a de vacinas. Por ser revestido pela camada antimigratória, o microchip não se movimenta dentro do pet (se inserido da forma correta). A aplicação do microchip é na região da cabeça do pet e é indolor, portanto, não precisa de anestesia. A sua durabilidade é de 100 anos, porém, se caso precisar de alguma assistência, a sua garantia é vitalícia. Esse microchip não há contraindições, sendo possível ser inserido em qualquer raça e peso de: Cachorros, gatos, aves, répteis e mamífeiros pequenos.

A compatibilidade do aplicativo é tanto para IOS, como para Android: iOS na versão 11 ou superior e o Android na versão 4.1 ou superior. A conecção wireless pode ser feita até 10 metros de distância, o microchip 2.0 se conecta ao smartphone do tutor enquanto estiver ao ar livre e sincroniza com o aplicativo emparelhado quando você volta ao Wi-Fi. O aplicativo poderá ser manuseado de forma intuitiva, contendo o menu com:

* Opção de leitura de emoções e sentidos do pet;

* Opção de configurações pondendo personalizar o aplicativo com a cor que desejar, (paleta de 30 cores diferentes);

* Opção de perfil, podendo incluir os dados dos pets, (como por exemplo: Nome, data de nascimento, raça, cor, porte, peso, foto);

* Informações sobre as vacinas (tipo de vacinas, data e próxima data a ser reaplicada).

* Disponibilidade de cadastrar mais de um pet para acompanhamento, caso necessário.

Quando há sinais de fome, sede ou dores, o aplicativo gera uma notificação, alertando o tutor.

O objetivo principal desse produto é trazer bem-estar e longevidade ao pet e tranquilidade aos seus donos, visto que saberão como lidar com seu pet no dia a dia, através de uma comunicação acertiva, visto que algum comportamento do pet, pode ser mal interpretada pelo tutor e assim, não tomar a ação correta, para auxiliar o seu amigo de estimação.

Inicialmente, no Brasil, não há concorrentes para esse tipo de tecnologia, somos pioneiros nesse segmento. Geração de ideias

A ideia do microchip 2.0 nasceu de uma identificação da necessidade de entender o que o pet precisa. Em uma reportagem da CNN, informa que em 2021, o setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação, teve um crescimento de 27%. Em meio a uma pandemia, muitas pessoas recorreram a adoção de pets, para auxiliá-las a passar por esse momento tão difícil que a humanidade estava enfrentando, além de lidar com a doença, lidar com o confinamento. Porém, através de uma pesquisa de forma online feita por pesquisadores da Espanha, Israel e Europa, o resultado de forma geral, foi que os donos dos pets conseguiram identificar que eles tiveram uma mudança no seu comportamento, manifestando sinais de estresse, como aumento de latidos, medo de ruídos altos ou repentinos e ansiedade ao ficarem sozinhos em casa, causando preocupações em relação ao seu bem-estar (National Geographic, 2021). Pensando nisso então, nasceu a ideia da criação de um microchip que ajudasse os donos dos pets e entender suas emoções e acrescentar ainda função de leitura de anomalias e assim, dar a tratativa necessária para o pet, como por exemplo, levá-lo para passear, fazer brincadeiras que possam deixá-lo distraído, reduzindo o estresse, mantê-lo sempre alimentado e hidratado, ou em casos de desconfortos ou dores, levá-lo ao veterinário. A técnica utilizada para essa geração de ideias, foi a Design thinking, em que houve inicialmente a identificação do problema dos consumidores de forma empática, esvaziando-nos de nós mesmos, para entender realmente a dor e necessidade do nosso consumidor, em seguida, formando uma equipe para sessões de brainstorms, buscando ideais para a formação de um novo produto e seus diferenciais de forma criativa, pesquisas para constatar se seria bem aceito pelo mercado, testes com mais de 500 raças diferentes de pets, para saber se o funcionamento do microchip estaria da maneira que havíamos planejado, para que enfim, fosse aprovado para lançamento no mercado.

Público-alvo e segmentação de mercado

Por se tratar de um produto novo, decidimos realizar uma pesquisa de mercado, para identificar o nível de aceitação das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com