TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação e Mercado

Por:   •  8/6/2017  •  Resenha  •  4.762 Palavras (20 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 20

1A – Fauvismo

Movimento iniciado pelo grupo que teve como liderança Henri Matisse (1869-1954), sua característica principal é exploração das amplas possibilidades colocadas pela utilização da cor. A liberdade com que usam tons puros, nunca mesclados, manipulando-os arbitrariamente, longe de preocupações com verossimilhança, dá origem a superfícies planas, sem claros-escuros ilusionistas. As pinturas do Fauvismo inspiravam-se nas artes antigas, selvagens, populares e até infantis. O artista deveria expressar os seus impulsos e sensações vitais, negando com isso os recursos intelectuais consagrados pela pintura.

Principais Artistas

Henri Matisse, André Derain, Maurice de Vlaminck, Raoul Dufy

Obra

Henri Matisse. La Danse (first version). 1909. Oil on canvas. The Museum of Modern Arts, New York, NY, USA.

1B - Os Nabis

O grupo dos Nabis (a palavra, do hebraico que significa “os profetas”) se reuniram em meados de 1888, pela circunstância de estudarem na Academie Julian, em Paris. Esse grupo tem como linha programática “o sintetismo impressionista-simbolista” de Gauguin. O caráter desse movimento (heterogêneo em sua imposição) é intelectual mundano, modernista sem retornos arcaístas e sem qualquer outro exotismo além da admiração pela refinada civilização gráfica do Japão. Com os Nabis, Paris se torna a cidade profeta do Modernismo. Declarando que um quadro é “uma superfície coberta de cores dispostas numa certa ordem”, Maurice Denis anula a distinção entre a pintura de representação e a pintura decorativa, o valor não é mais da realidade representada no quadro, mas sim do próprio quadro como objeto, pelo o que ele é e não pelo que se parece.

Principais Artistas

Pierre Bonnard, Maurice Denis, Paul Sérusier, Félix Valloton, E. Vuillard, K. X. Roussel e P. Ranson.

Obra

Félix Vallotton, Mulheres com gatos (1898); Lausanne, coleção particular.

1C - Die Brucke

Die Brücke(“a ponte”), também conhecido simplesmente como Brücke foi criado em 1905 na Alemanha por um grupo de quatro estudantes de arquitetura da Escola Técnica de Dresden, Ernst-Ludwig Kirchner, Karl Schmidt-Rottluff, Fritz Bleyl e Erich Heckel. Brücke foi o primeiro grupo do Expressionismo Alemão. A origem do grupo se deu quando os estudantes exibiram, suas telas numa fábrica de lâmpadas na Berlinstrasse, em Dresden, com uma nova e ousada forma de pintura expressionista. Inspirando-se na força visceral da Arte da África e da Oceania, os artistas chegaram a declarar suas obras como "ponte para o futuro". O significado do Die Brücke para a Alemanha é o equivalente contemporâneo do Fauvismo francês. Como os fauves, extraíram seus temas diretamente da natureza e se opuseram à abstração, além de terem feito uma opção pelas cores puras, ácidas - verdes e vermelhas.

Principais Artistas

Ernst-Ludwig Kirchner, Karl Schmidt-Rottluff, Fritz Bleyl e Erich Heckel. Brücke

Obra

Schmidt-Rottluff, Karl (1884 - 1976), painting, "Pre-spring" ("Vorfruehling"), 1911, Museum am Ostwall, Dortmund.

1D - Der Blaue Reiter

O movimento Der Blaue Reiter ("O cavaleiro azul"), foi um grupo de artistas que nasceu em 1911 em Munique na Alemanha. De inspiração expressionista, o grupo foi formado por russos e alemães. Esse movimento ocorre de 1911 até 1914, juntamente com Die Brücke, fundado no ano de 1905.No quadro artístico Europeu ele deve ser considerado em relação e oposição ao Cubismo, pois reconhece sua ação renovadora, porém contesta seu fundamento racionalista e também realista. Esse movimento é anticlássico, uma vez que formula a renovação necessária da arte como a vitória do irracionalismo orienta sobre o racionalismo artístico ocidental.

Principais Artistas

Wassily Kandinsky, Alexej von Jawlensky, Franz Marc, August Macke, Paul Klee e Marianne von Werefkin.

Obra

Franz Marc: Dois gatos(1912);tela. 0,74x0,98 m, Basiléia, Kunstmuseum.

1E – Surrealismo

O termo surrealismo foi trabalhado por André Breton com base na ideia de "estado de fantasia supernaturalista" de Guillaume Apollinaire. O Surrealismo traz um sentido de afastamento da realidade comum que o movimento surrealista celebra desde o primeiro manifesto, de 1924. Do ponto de vista da técnica, o Surrealismo se apropria da desinibição dadaísta, quer no emprego de procedimentos fotográfico e cinematográficos, quer na produção de objetos “de funcionamento simbólico”, afastados de significados habituais, deslocados , por exemplo: o ferro de passar cheio de pregos. Todavia, também se utilizam as técnicas tradicionais, principalmente pelos artistas que visam o conteúdo onírico das figurações, provavelmente por prestar-se a “escrita automática”, ou pela normalidade ou banalidade da imagem isolada que ressalta o absurdo do conjunto. Como alguém que narra fatos incríveis de maneira mais normal e aparentemente objetiva).

Principais Artistas

Guillaume Apollinaire, André Breton, Paul Éluard, Max Ernst

Obra

Max Ernet: Euclides(1945), tela, 0,65 x 0,57 m. Houston, coleção da Menil.

2A – Cubismo

Cubismo é um movimento artístico que teve início em 1907 por Pablo Picasso e Georges Braque. Esse movimento rompeu com quatro séculos de primazia do uso da perspectiva na representação pictórica, o cubismo recusa a ideia de arte como imitação da natureza, afastando noções como perspectiva e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (168 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com