TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Consultoria de RH empresa Spartaccus

Por:   •  22/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Veiga de Almeida

Gestão Estratégica de Pessoas

Estudo de caso Empresa Spartaccus

Max William Rabelo da Silva

Consultoria de RH empresa Spartaccus

A empresa Spartaccus é uma empresa de pequeno porte e familiar, que tem 4 funcionários no total, suas duas filhas (arquitetas), seu genro (gerente comercial) e o Sr. Jose Augusto (engenheiro/dono). O grande problema da empresa está na falta de comprometimento das filhas do Sr. Jose Augusto que não cumprem uma carga de horário compatível com as novas demandas da empresa, e do próprio Sr. Jose Augusto que não tem uma boa liderança, sendo autoritário com pouco poder de gerir os poucos funcionários que tem em sua empresa.

Com isso vamos adotar algumas políticas para melhoria da gestão de pessoas da empresa Spartaccus. Após identificar os pontos negativos da empresa Spartaccus, e entender o planejamento estratégico. Vamos iniciar com uma reunião com os funcionários para alinhar as demandas da empresa.

 Entender as dificuldades dos colabores em conseguir desempenhar suas funções, esclarecer cargos e salário, para acabar com os conflitos dentro da empresa, e ter uma postura mais profissional com todos os processos.

Para toda essa mudança ser possível é essencial que o Sr. Augusto seja o primeiro a aderir a essas mudanças, e ter essa mentalidade mudada para refletir em seus colaboradores, tendo mais diálogo com seus colaboradores, e deixando de ser autoritário e se aproximando mais dos processos para que todos possam caminhar nos mesmos objetivos.

Para isso iremos começar segmentando a empresa em três níveis, estratégico, tático e operacional, para entender melhor a estrutura da organização. Assim distribuindo seus respectivos responsáveis em cada nível, Sr. Augusto no nível estratégico, explanando sua visão, missão e valor da empresa. Suas filhas e genro no nível tático que serão responsáveis em propagar as ideias do nível estratégico, por lidarem mais de perto com os colaboradores que executaram os processos. E por último vamos colocar os novos colaboradores (dois mestres de obras, um eletricista e três encanadores) no nível operacional porque serão os colaboradores que executarão todas as demandas na ponta final dos processos.

Como também foi identificado precisaremos contratar novos colaboradores: dois mestres de obras, três encanadores e um eletricistas, que no momento são fraquezas na empresa para suprir a demanda do mercado. Para isso usaremos a metodologia de recrutamento externo, ou seja, procurar fora do escopo da empresa novos colaboradores com as características e habilidades desejadas para o cargo específico. Nesse processo de recrutamento externo, vamos buscar profissionais alinhados com as necessidades da empresa Spartaccus, deixando claro no processo as demandas desejadas de cada novo colaborador e a expectativa da empresa enquanto a execução delas, desenvolvendo e treinando continuamente os novos colaboradores.

Como esse processo de recrutamento, temos como objetivo a melhoria da qualidade, melhoria nos processos e lealdade dos novos funcionários, explanando os valores e cultura da empresa desde o início, e valorizando-os com cargas horaria e salários compatíveis com o mercado, e benéficos para a retenção deles na empresa Spartaccus.

Dessa forma o organograma da empresa Spartaccus fica da seguinte forma:

[pic 1]

[pic 2]

 

[pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7][pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12][pic 13]

[pic 14][pic 15]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com