TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criação, Desenvolvimento e Gestão de Produto

Por:   •  20/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

ATIVIDADE INDIVIDUAL[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

Matriz de análise

Disciplina: Criação, desenvolvimento e Gestão de Produto

Módulo: 1

Aluno: Luana Maiochi Valenzuela

Turma: 2

Tarefa: Desenvolvimento de produto IOT

Descrição do produto

O DMbee é um aplicativo que conecta e interage pessoas com diabetes, cuidadores e profissionais da saúde em todo brasil. O aplicativo proporciona que o usuário compartilhe relatos, rotinas, novas conquistas e dificuldade no tratamento, criando uma rede de apoio e acolhimento (DMBEE, 2021).

Para fazer parte, basta baixar o aplicativo e preencher algumas informações como: nome, cidade, idade e qual o tipo de diabetes (tipo 1, tipo 2, gestacional ou lada). Com isso, o usuário poderá escolher as hashtags que mais se identifica, assim receberá no seu feed as publicações dos demais usuários que compartilham do mesmo tema (DMBEE, 2021).

A interação com o aplicativo é feita apartir de postagens com fotos ou textos, incluindo curtidas e comentários. Além disso, também conta com profissionais qualificados e especializados em diabetes que compartilham informações sobre tecnologias, medicamentos, tratamentos, alimentação e dicas, garantindo que toda informação seja totalmente segura e com fontes confiáveis (DMBEE, 2021).

O design do aplicativo tem característica de cores lilás e verde águ, em tons pasteis, formato dos botões que trazem um aconchego, o ícone de abelha, que remete ao doce, tudo isso trazendo uma leveza e descontração ao tratamento

(DMBEE, 2021).

Geração de ideias

O ponto de partida para geração de ideias surgiu de sanar um problema: Como manter financeiramente um aplicativo que visa conexão entre pessoas diagnosticadas com diabetes?

A partir disso foi optado por usar a abordagem do Design Thinking através do

método de cinco fases da Stanford D-School. De acordo com Dam; Siang, (2019a),

[pic 7][pic 8]

[pic 9][pic 10]

consistem em: Empatizar, Definir, Idear, Prototipar e Testar.

A etapa Empatizar objetiva-se em compreender melhor o problema, atrelando a necessidade do usuário, ou seja, como manter financeiramente o aplicativo e o que uma pessoa com diabetes espera do seu diagnostico? Para buscar a solução desse problema, encontramos uma brecha nos relatos dos usuários. Foi possível observar que grande parte das postagens eram de fotos com adaptações dos produtos usados no dia a dia, como: adesivos no aparelho de glicose e nas canetas/seringas de insulinas e também fazer desenhos nas planilhas de anotações.

A estapa seguinte consiste em Definir, possibilitando estabelecer o que tem que ser feito. Como proposta inserir no aplicativo um clube de assinatura mensal (CluBEE), no qual o usuário receberá em casa produtos para implementar a leveza no tratamento.

Em seguida, na etapa Idear, foi colocado como ponto principal as queixas dos usuários do aplicativo, no qual eram relacionadas a falta de ‘um toque a mais’ nos insumos e materais relacionados ao diabetes, visto que a maioria tem como características produtos farmacêuticos e isso causa o estigma de que o diagnóstico é só para pessoas mais velhas, causando um sentimento de vergonha. Então que surgiu a ideia de produtos com características mais aconchegantes, incluindo: adesivos, bolsas térmicas, bloco de notas, camisetas, canecas etc.

Nas etapas Prototipar e Testar, serão levados em consideração a funcionalidade do aplicativo e os custos, tanto dos produtos quanto do valor mensal da assinatura, por isso esses dados serão recolhidos e apresentado em um próximo

trabalho.

Público-alvo e segmentação de mercado

A pessoa diagnosticada com diabetes, segundo Brasil (2013) leva consigo algumas frustrações diante ao seu tratamento, devido ao uso conitniuo de medicamentos injetáveis, restrições alimentares e grande parte pela dificuldade em alcançar suas metas de controle, isso acarreta a depressão e a baixa autoestima.

O publico alvo da assinatura CluBEE serão os próprios usuários do aplicativo. Em uma breve análise, pode-se perceber que a maioria são mulheres entre 19 à 30 anos. São mulheres que estão no processo ou já aceitaram o diagnóstico, mas principalmente querem tirar o estigma de que o diabetes é uma doença de pessoas

mais velhas e trágico.

Posicionamento competitivo

Visto que não há clube de assinatura com box de insumos para pessoas com diabetes, o posicionamento competitivo se enquadra no posicionamento por diferencial competitivo. Mesmo que haja outros aplicativos direcionandos a pessoas com diabetes, todos os que foram analisados são para uso de anotações e contagem de carboidrato, não foi possível encontrar nenhum outra aplicativo que promovesse a interação deles.

Em relação ao clube de assinatura, foi possível encontrar uma assinatura mensal de fitas de glicemia, no qual o cliente recebe em casa fitas de acordo com a quantidade de uso.

O diferencial do CluBEE é que prioriza o acolhimento e a leveza no tratamento, por isso encontrou-se a oportunidade de trazer materiais que fugissem da mesmice e que enfeitassem os diversos insumos das pessoas com diabetes, sendo que passam 24 horas com eles. Além disso, incentiva o empoderamento do diagnostico, fazendo com que a pessoa se liberte desse sentimento de vergonha que acomente grande

parte das pessoas com diabetes.

Análise do nível de produto e ciclo de vida

O CluBEE encontra-se no processo de desenvolvimento. Visto que ainda faltam algumas etapas para concluir a fase de protótipo e teste. Portanto, precisa ser testado e aprovado antes de ser introduzido no mercado. Mesmo assim, foi possível prever uma ação que poderá reverter, caso o clube de assinaturas entre em declínio como por exemplo: colab com outras marcas, assim o consumidor receberá produtos diferentes podendo ser temas como o emponderamento feminino e fazer adesivos com o desenho da Frida Kahlo.

O clube de assinatura tem como caracteriscas os seguintes níveis:

  1. Benefício Central: O consumidor comprará leveza para o seu tratamento, aceitação, autoestima, autocuidado, diversão, estilo e empoderamento.
  2. Produto Básico: O clube de assinatura é composto por 5 produtos mensais com características diferentes, incluindo: canecas, adesivos, bolsas térmicas etc.
  3. Produto Esperado: O box que o cliente receberá será colorido, com

pág. 3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (172.9 Kb)   docx (760.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com