TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criação, Desenvolvimento e Gestão de Produtos

Por:   •  17/7/2022  •  Dissertação  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Criação, Desenvolvimento e Gestão de Produtos

Módulo:

Aluno: Camila

Turma:

Tarefa: Desenvolvimento de Produto IOT

Descrição do produto

Descrever as principais características do produto a ser lançado, o seu diferencial perante os concorrentes diretos e indiretos e os seus objetivos.

O produto inovador a ser criado é um berço tecnológico, o BabyCare, com a integração de uma babá eletrônica e diversos outros dispositivos que permitem o melhor cuidado de bebês e crianças de até 10 anos.

Com um design moderno e modular para ajustes de proteções conforme a idade, o BabyCare ainda possui um aquecedor para manter a temperatura confortável para uma boa noite de sono, termômetros para medição da temperatura do ambiente e da criança em tempo real, medidor de batimentos cardíacos, microfone e autofalante integrado junto a baba eletrônica, sensores de movimentação, tv/tablet e câmeras com visão 360º.

O produto é conectado através do aplicativo que leva o mesmo nome e permite a configuração de alertas no controle dos pais através do monitoramento dos indicadores de movimentação, dados de saude, temperatura, etc. Conforme os gatilhos dos indicadores monitorados, como por exemplo, temperatura alta de febre ou dados de saude, movimentação com risco de queda, choro, baixa temperatura ambiente, etc, podem ser geradas ações como notificação no celular dos pais, ligar aquecedor, ligar uma musica específica no alto falante (ou video/desenho na tv/tablet) regular altura da grade de proteção e etc.

Os diferenciais do BabyCare estão na tranquilidade que os pais podem sentir ao saber que seu filho está sempre ao alcance da sua vista e com o mais alto nível de monitoramento quando o assunto é segurança. Alem disso, com todos os alertas configurados, poderão dormir com a certeza de que a qualquer sinal de perigo, o BabyCare executará as ações definidas por eles. Caso não consigam acompanhar com muita frequência, tambem será possível gerar relatorios do monitoramento diário.

Geração de ideias

Descrever como foram geradas as ideias que embasam o lançamento desse produto, as técnicas que foram utilizadas para a geração de ideias e as ideias de produtos que foram geradas.

Para a geração da ideia do BabyCare, foram primeiramente levantadas necessidades atuais do autor, que foram listadas e priorizadas conforme matriz de necessidade versus relevância. A primeira ideia foi a conexão de um drone a aplicativos de delivery, em que o MyDrone se direciona ao endereço que o proprietário envia, podendo ser com endereço completo, geolocalização, latitude e longitude, para que seja entregue ou busque algum item necessário. Esta ideia foi gerada conforme praticidade que hoje se encontram as vendas online, com a limitação de entregas nos horarios que o cliente deseja alem de possibilitar flexibilidade de que o cliente poderá receber o pedido em qualquer lugar, então o MyDrone age no momento, com a velocidade e junto à disponibilidade, com a entrega aonde o cliente estiver com alguns outros dispositivos que podem ser acoplados de acordo com a necessidade.

 A segunda ideia foi o BabyCare, berço que esta conectado e emitindo alertas para os pais em tempo real conforme configurações para o melhor cuidado com bebês e crianças de ate 10 anos.

Após a seleção pelo BabyCare, foi criada a Matriz da Qualidade (QFD) para estabelecer os elementos de necessidade principais considerados atrativos para que o produto tenha sucesso em seu lançamento e vendas. Nesta matriz podem ser descritos os requisitos para o produto e os ideais para os clientes, a importância e benchmarks de produtos similares, entre outros, para que se chegasse no BabyCare.

Público-alvo e segmentação de mercado

Informar o público-alvo e o tipo de de segmentação de mercado, justificando a sua escolha.  

O Público-alvo do BabyCare são pais que buscam tranquilidade com o melhor cuidado de seus bebês e criancas de até 10 anos durante a noite e momentos de descanso.

O produto visa famílias com condições de vida de média e alta classes, em etapa de construção de suas famílias na faixa de idade entre os 25 a 40 anos com filhos de ate 10 anos, que se utilizam de tecnologia e dispositivos elétricos como forma de facilitar o dia-a-dia com praticidade e conforto. Além disso, o publico alvo possui ambos, pais e mães ativos no mercado, que passam os dias fora, trabalhando ou em outros compromissos, que não passam o dia em casa podendo acompanhar seus filhos. O mapa de empatia auxilia no mapeamento desses clientes e suas necessidades para o sucesso do BabyCare.

Por estes motivos de mapeamento das necessidade e do que atenderia esses clientes que podem pagar por um produto conectado e de informações em tempo real, que o BabyCare se destina ao publico de alta renda conectado e que já se utilizam de diversos dispositivos para sua praticidade.

Posicionamento competitivo

Indicar o posicionamento competitivo do produto.

O posicionamento de um produto é muito importante para que a empresa consiga ser estratégica de acordo com o que ela sabe sobre como o cliente percebe seu produto, ou seja, saber o que torna o seu produto competitivo e atraente ao seu consumidor é o ponto principal para que ela tenha sucesso.

Sabendo disso, mais importante do que saber o que se vende, é necessário saber o que o consumidor quer comprar de benefício ao escolher um produto e não o seu concorrente.

O BabyCare se posiciona de forma de que a Importância para o cliente seja a da segurança e tranquilidade de que seus filhos terão conforto e sua saude monitorada. A singularidade de ser modular e ter diversos acessórios tecnológicos customizáveis conforme preferência. Superioridade da mais alta qualidade para atender um publico exigente e que deseja mais praticidade e controle. Comunicabilidade de um campanha que passará essa seguranca com transparência e detalhes de todos os beneficios do produto que serão visíveis e úteis, ou seja, todos os itens do produto são tangíveis, o que coloca o seu valor em prática. A Acessibilidade financeira será atingida visto que o publico a que se destina o BabyCare já possui como hábito o uso de diversas tecnologias no seu dia-a-dia, desde aparelhos moveis mais modernos a casas altamente conectadas com outros dispositivos IOT, sendo este mais um a agregar na praticidade que o cliente já tem convivência. E a rentabilidade da empresa que terá uma produção alta da base do produto que será comum a todos e atuará com postponement, a customização do adicional dos acessórios selecionados conforme preferência, o que torna a rentabilidade maior com acessórios fáceis de instalação posterior.

Todas essas especificações colocam o BabyCare em outro patamar de produto, criando uma categoria premium para cuidado de bebês e crianças.

Análise do nível de produto e ciclo de vida

Explicar os níveis de produto para o produto a ser lançado e indicar a fase do ciclo de vida em que esse segmento de produto se encontra.

Sabemos que os produtos podem ser classificados de diversas formas, podem ser um serviço, um bem durável ou não, de conveniência, de grandes instalações, etc. Sabendo disso, e de que o BabyCare vem a atender a um cuidado e praticidade para os pais que querem um pouco mais de tranquilidade e acompanhamento de seus filhos, que este é o beneficio central do produto. Quando entramos no nível de produto básico, o BabyCare é um berço modular que se torna cama durante o crescimento da criança, com um tamanho de ate 10 anos. É um produto customizável de acordo com a preferência dos pais para as cores do produto e de seus complementos. Também podem ser selecionados seus acessórios e então a formação de preço se dá com esses adicionais.

Como produto esperado, será a segurança e o status, visto que o BabyCare será produzido para uma classe mais alta que quer acompanhar de perto seus filhos e ter a tranquilidade de que receberá notificações de quaisquer movimentações ou quando tiver necessidade de abrir o aplicativo e verificar.

Sobre produto ampliado, a diferenciação se dá devido a grande variedade de acessórios e sensores tecnológicos que podem ser adaptados para o maior cuidado possível, dentro do que os clientes desejarem.

Juntando todos os benefícios e atrativos do BabyCare, temos um produto inovador e seguro para monitorar bebês e crianças em tempo real, enquanto tem conforto e dispositivos que acompanham a saúde dos filhos e notificam os pais a qualquer sinal de alerta.

Pensando no produto básico como referência, como é um produto que acompanha o ciclo de vida do ser humano, pode-se dizer que é um produto básico estável de alta maturidade no mercado, visto que todas as gerações necessitam, o que muda é apenas seu design ou tecnologia, que é a proposta do BabyCare que está na fase de lançamento, unindo também uma durabilidade longa acompanhando a idade de até 10 anos, podendo não necessariamente ser comprado enquanto bebê, mas crianças já em outras idades. Além disso, o produto possui acessórios que se renovarão com o tempo, podendo ser adaptados e sempre em manutenção preventiva para se manter sempre atualizado.

Análise do portfólio

Explicar como o produto pode ter suas amplitudes de linha, profundidade e extensão.

No portfólio do BabyCare, como é um produto modular, apesar de inicialmente ser tratado como um berço, ele pode ser comprado já sem as bases de proteção, como uma cama. Seus acessórios complementares tambem podem ser customizados, variando sua montagem de acordo com a preferência dos clientes.

Desse modo, pode-se pensar na amplitude de linha com a oferta do BabyCare como a linha que está sendo lançada atualmente, mas a empresa ComfortTech já possui outros produtos em sua carteira, como produtos para adulto, exemplo AdultCare, que é uma cadeira de escritório com dispositivos de aquecimento, massagem, medidores de saude, autofalantes, etc, tambem possui linha para facilitar controle de produtos na cozinha, alem de uma linha mais robusta para escritorios e hospitais.

Sobre extensão, o produto possui o item comprado já como berço e suas proteções completas, como semi berço, já na altura de cama com apenas algumas proteções e por fim, uma cama para crianças. Já entrará como aumento de linha a entrada de uma cama maior do BabyCare para adolescentes e adultos.

 Falando sobre profundidade, no BabyCare, é possível ter diversas opções para bebês ou crianças, meninos e meninas com diversificação do design e cores, alem dos próprios acessórios selecionados.

Referências bibliográficas

Aplicar as normas da ABNT. Todas as fontes teóricas utilizadas devem estar mencionadas no texto.

IRIGARAY, R, A, H. Criação, Desenvolvimento e Gestão de Produtos. Rio de Janeiro – RJ; Fundação Getúlio Vargas. 2022

pág.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (222.8 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com