TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ERGONOMIA DO COMEÇO ATÉ A ATUALIDADE

Por:   •  31/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.614 Palavras (11 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 11

1O que é a Ergonomia

A Ergonomia é um estudo científico que busca melhorar as condições de trabalho, visando um aumento de produtividade, proporcionando menos esforço físico e mental, e provendo mais conforto, nas atividades exercidas e respeitando o ser humano em suas limitações.

1.1 Definição e objetivo da Ergonomia

Definição da ergonomia

São diversas as definições de ergonomia.Todas procuram tratar o caráter interdisciplinar e o objetivo de seu estudo, que é interação entre homem e o trabalho, no sistema homem-maquina-ambiente.

No Brasil, a Associação Brasileira de Ergonomia (www.abergo.org.br) adota a seguinte definição:

“Entende-se por Ergonomia o estudo das intervenções das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente, objetivando intervenções e projetos que vissem melhorar, de forma integrada e não-dissociada, a segurança, o conforto, o bem-estar e a eficácia das atividades humanas.”

No âmbito internacional, a Internacional ErgonomicsAssociation (www.iea.cc) aprovou uma definição, em 2000, conceituando a ergonomia e suas especializações:

“Ergonomia (ou fatores Humanos) é a disciplina cientifica que estuda as interações entre os seres humanos e outros elementos do sistema, e a profissão que aplica teorias, princípios, dados e métodos, a projetos que visem otimizar o bem estar humano e o desempenho global de sistemas.”

Os participantes da ergonomia são chamados ergonomistas e realizam o planejamento, projeto e avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas, tornando-os compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas. Os ergonomistas devem analisar o trabalho de forma global, incluindo os aspectos físicos, cognitivos, sociais, organizacionais, ambientais e outros. Porém eles não trabalham apenas de forma sistêmica e metódica, eles analisam de forma interativa com o auxilio e troca de informações, junto aos próprios colaboradores.

Objetivos da ergonomia

A ergonomia estuda os diversos fatores que influem no desempenho do sistema produtivo e procura reduzir as suas consequências nocivas sobre o trabalhador. Assim, ela procura reduzir a fadiga, estresse, erros e acidentes, proporcionando segurança, satisfação e saúde aos trabalhadores, durante o seu relacionamento com esse sistema produtivo.

1.2 Primeiros indícios e evolução da Ergonomia

A ergonomia teve origem desde os tempos dos homens primitivos, com a necessidade de se proteger e sobreviver. Sem saber o homem primitivo começou a aplicar os princípios da ergonomia, ao fazer melhorias com os objetos ao seu redor, por exemplo: Eles utilizavam pedras como arma contra seus oponentes, foram sendo talhadas, e afiadas afim de trazer melhor desempenho como arma, assim se tornando lanças que tem muito mais eficiência para a finalidade de caça ou defesa. As melhorias foram sendo desenvolvidas como os utensílios de barro, que eram utilizados para retirar água de cacimbas, e cozinhar alimentos. Ao final eles exerciam as mesmas atividades, porém com muito menos esforço e mais conforto.

Os percursores da ergonomia

BernadinoRamazzini: O medico italiano BernadinoRamazzini, foi o primeiro a manifestar estudos relacionados a doenças ocupacionais, este foi um dos trabalhos pioneiros voltados para área de medicina ocupacional, em seu trabalho chamado de MorbisArtificumDiatriba (Doenças do Trabalho), deu ênfase a doenças e lesões desenvolvidas em 52 ocupações de trabalho, causadas por produtos químicos, poeira, metais e outros agentes encontrados. Ele trabalhou como professor de medicina na Universidade de Pádua.

WojciechJastrzębowski: Em 1857, Jastrezebowisky foi o primeiro a publicar um artigo intitulado “Ensaios e ergonomia ou Ciência do trabalho”. Somente após quase cem anos o tema foi retomado com a mesma nomenclatura.

Frederick Winslow Taylor: No século XIX o americano e engenheiro mecânico Frederick Winslow Taylor lançou o livro “Administração Científica” com uma abordagem que favoreceu a ergonomia, esclarecendo a melhor maneira de executar os trabalhos sem prejudicar o bem estar dos trabalhadores, Taylor procurava uma forma de aumentar o nível de produtividade de maneira que o trabalhador produzisse mais em menos tempo. Taylor criou o modelo de administração científica, e faleceu em 1915.

Frank Bunker Gilbreth: Em 1900 outro pesquisador americano melhorou as ideias de Taylor com relação a Ergonomia. Frank Bunker Gilbreth e sua esposa Lilian desenvolveramo “Estudos de tempo e movimentos” trazendo um melhoramento na abordagem da ergonomia no trabalho; Com a segunda guerra mundial a preocupação do tempo que os soldados ficariam em aviões também causou mobilização a respeito, surgindo assim aviões com mais conforto para os pilotos.

Formalização da Ergonomia

Na Inglaterra em 1949, um grupo de cientistas e pesquisadores se reúnem, interessados em formalizar a existência desse novo ramo de aplicação interdisciplinar da ciência. Fixariam então a data oficial de seu nascimento em 12/07/1949. Na 2ª reunião desse grupo inglês em16/12/1950, fazendo menção ao nome utilizado porJastrezebowisky “Ergonomia”. foi dado então este termo, onde ‘ergo’ significa em grego trabalho e ‘nomos’, significa regras, leis naturais. Este nome foi adotado nos principais países europeus, pois foi com a fundação da ErgonomicsResearchSociety, em 1951, que a ergonomia se expandiu no mundo industrializado, onde foi fundado no ano 2000 em Oxford a Associação Internacional de Ergonomia (IEA), e em 1961 ocorreu na Suécia o primeiro congresso da Associação, já nos EUA foi criado o termo HumanFactorsSociety em 1957, levando o uso desse termo até os dias atuais.

2 Ergonomia e o ambiente profissional

No ambiente profissional diretamente ou indiretamente encontramos inúmeras situações que colocam em risco a nossa integridade física e pscicologica: Estamos sempre em constante movimento, sentamos, andamos, digitamos, falamos ao telefone e até mesmo nos espreguiçamos de maneira incorreta, tudo isso deve ser levado em consideração ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com