TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa

Pesquisas Acadêmicas: A Empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  1.939 Palavras (8 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Este artigo têm como objetivo principal a apresentação de um estudo sobre o recrutamento e seleção profissional de RH dos dias de hoje, e a necessidade que as empresas têm de se manterem competitivas nessa nova era da globalização, em que se exige cada vez mais dos colaboradores, e eles em contrapartida dessas organizações. O colaborador tornou-se um valioso aliado, surgindo daí a necessidade de captação e manutenção desse material humano que hoje participa ativamente dentro das empresas, através de suas iniciativas, habilidades e competências. O setor de RH já sabe que precisa valorizar esse valioso recurso e trabalhar com essa diversidade de pessoas e habilidades, proporcionando uma integração entre os diversos setores de uma empresa com a finalidade de alcançar os objetivos propostos com agilidade e qualidade, tornando o ambiente mais produtivo e rentável. Esse profissional é essencial em todos os processos de contratação de um novo funcionário, desde a fase de recrutamento, seleção, treinamento, mudança de cargo dentro da empresa, etc. tornando- se dessa forma fundamental para o crescimento e sucesso da organização na atualidade.

DESENVOLVIMENTO

JUSTIFICATIVA: A empresa Brasil Confecções precisa de um analista de RH por ele ser o profissional que coordena e desenvolve estratégias de atuação e de trabalho para os funcionários de uma empresa. Possui as competências paraidentificar o candidato certo para a vaga certa, e as necessidades de cada cargo. Dessa forma há menos desgastes nesse processo de recrutamento e seleção e maior otimização dos esforços empenhados nesta tarefa, e os candidatos selecionados podem ser melhor aproveitados, dependendo de seu perfil, havendo dessa forma uma valorização desse material humano, o que reflete a preocupação das organizações na área social, posto que não deve se visar apenas o lucro, mas também o bem-estar das pessoas (profissionais) e da sociedade.

Atualmente as empresas tem valorizado o processo seletivo, pois se ele é ineficaz, logo a empresa terá de contratar outro funcionário, tendo mais custos com as verbas rescisórias deste trabalhador que não possui o perfil e mais custos ao contratar outra pessoa, anúncios de recrutamento, consultorias, com agências de emprego, treinamento, etc.

“Recrutamento” é a prática de captar recrutas para as vagas de futuros, teve origem antigamente no exército pelos soldados ou postos de guerrilha. Rapidamente o termo, bem como seu objetivo (captação de pessoas) foi ampliado para o sistema de RH, em especial, ao subsistema de Recrutamento e Seleção de Pessoal.

O trabalho de recrutamento inicia-se no momento em que se recebe uma vaga a ser preenchida com os requisitos e dados ideais,depois a liberação da vaga; asolicitação de pessoal, perfil profissional.Em algumas empresas, o RH atua como staff ou Consultoria Interna junto aos departamentos requisitantes do perfil de uma vaga. Em agências de emprego e Consultoria de RH, quando recebemos uma vaga, ligamos para os clientes para confirmar o recebimento e automaticamente, aproveitamos a contingência para esclarecer ou flexibilizar os requisitos para o desempenho de um cargo. Quando uma vaga fica em aberto, a área de recrutamento e seleção anuncia essa vaga, liga para os candidatos que possuem todas as exigências no currículo, geralmente, realizam testes de conhecimentos técnicos pra verificar se realmente sabem o que colocaram no currículo ou passam por uma entrevista técnica. Mas, isso não é o suficiente. Não adianta muita coisa contratar um profissional que não possua comportamentos adequados a empresa, por isso é necessário analisar o comportamento do candidato, verificar se ele possui as qualidades que a organização busca, se tem pretensão em aprender, se possui paixão pelo que faz e se possui responsabilidade e comprometimento, geralmente, estes fatores são analisados durante a entrevista comportamental.

Dentre os meios de recrutamento, citaremos orecrutamento interno, quando os empregados aptos para o cargo são remanejados dentro da própria empresa.

O recrutamento externo quando os candidatos vêm de fora da empresa através das propostas da mesma, veiculadas de forma a atraí-los.

O recrutamento misto que atrai candidatos de dentro e fora da empresa.

Dentre as fontes de recrutamento pesquisadas escolhemos fazer um recrutamento externo, para selecionar um profissional neutro nesse cargo estratégico e de alta confiança dento da organização. Utilizamos alguns parceiros e fontes para esse recrutamento, como: anúncios em jornais, anúncios na porta da empresa, agencias de emprego, agencia do trabalhador.

O recrutamento teve início através dos candidatos que se apresentaram na empresa para as entrevistas previamente agendadas. Após essa primeira etapa partimos para as agências de emprego e anúncio nos jornais, o que atrai candidatos dentro do perfil delineado no anúncio, trazendo agilidade e eficácia ao processo seletivo.

DESCRIÇÃO DO CARGO:DE ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS:

Esse profissional irá atuar em todos os subsistemas de recursos humanos, processos de recrutamento e seleção por competências, organização e execução de treinamentos comportamentais ou técnicos, realizar avaliação de perfil, descrição de cargos, acompanhamento de gestão de equipes, resolução de conflitos internos entre colaboradores, avaliação de desempenho, apoio ao departamento pessoal e atuação com a direção de recursos humanos estratégico.

FUNÇÕES: Elaborar análise e descrição de cargos. Elaborar análise de estudos relacionados com a estrutura de cargos. Elaborar pesquisas sobre tendências de mercado na área de salários e benefícios. Elaborar tabelas salariais, com base na política da empresa, visando facilitar a administração de cargos e salários. Identificar e selecionar fontes de recrutamento. Realizar triagem de candidatosatravés de entrevistas. Fazer a aplicação e análise de testes. Realizar rotinas admissionais e demissionais. Conduzir programas de treinamento e integração de novos funcionários. Promover ações de motivação e qualidade de vida. Conhecimento em sistema de RM/ Vitae.

Qualificação: Graduação em Administração ou Superior em Gestão de RH.

Habilidades: Desejável experiência em todos os subsistemas de RH.

MODELO DO ANÚNCIO DA VAGA

Empresa Brasil Confecções contrata:

Analista de Recursos Humanos

Profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com