TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORÇA DA MARCA CORINTHIANS, E SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING

Por:   •  7/12/2022  •  Artigo  •  7.575 Palavras (31 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 31


[pic 1]

Cintler Santos

Anhanguera Educacional

RA 9083371471

cintler@gmail.com

Professor Orientor

Osmar Barreiro

osmarbarreiro@barreiro.com.br


A FORÇA DA MARCA CORINTHIANS, E SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING.[pic 2]

O NEGÓCIO, FUTEBOL.

RESUMO

O futebol mundial é hoje um grande negócio. De acordo com vários estudos e informativos econômicos, mostra que os agentes diretos, como clubes e federações, e indiretos, como indústrias de equipamentos esportivos e a mídia, o futebol mundial movimenta, centenas de bilhões de dólares anuais. No Brasil, dados desse mesmo estudo mostram que o futebol é uma atividade econômica com grande capacidade de gerar empregos, e tem efeito multiplicador maior que vários setores tradicionais. Assim, o Corinthians, com aproximadamente 30 milhões de torcedores, teria um potencial de geração de renda de astronômico, admitindo-se sempre uma exploração comercial do futebol nos moldes ingleses. Baseado nesse grande potencial, o Corinthians tem feito um trabalho ostensivo de marketing, visando melhorar a receita do clube enaltecendo e tornando ainda mais forte o nome Corinthians, nacional e internacionalmente.

Palavras-Chave: Corinthians, Futebol, Marketing, estratégia, Ronaldo.

ABSTRACT

The world football is now big business. According to various studies and economic information shows that the direct agents, such as clubs and federations, and indirect, such as sporting equipment industries and the media, the world soccer moves, hundreds of billions of dollars annually. In Brazil, data from this same study shows that football is an economic activity with great capacity to generate jobs and have greater multiplier effect-indicator that more traditional sectors. Thus, the Corinthians, with about 30 million fans, would have a potential to generate astronomical income, assuming always a commercial of soccer in the English manner. Based on this potential, the Corinthians have done a blatant marketing, to improve the revenue of the club and making it even more uplifting the name Corinthians strong, nationally and internationally.

Keywords: Corinthians, Soccer, Marketing, Strategy, Ronaldo.

  1. INTRODUÇÃO

O futebol mundial é hoje um grande negócio. De acordo com vários estudos realizados pelas mais respeitadas universidades do mundo, a indústria futebol gira mais de 500 Bilhões de dólares por ano, que inclui os agentes diretos, como clubes e federações, e indiretos, como indústrias de equipamentos esportivos e a mídia. No Brasil, dados dessas mesmas fontes de estudo mostram que o futebol é uma atividade econômica com grande capacidade de gerar empregos, e tem efeito multiplicador maior que vários setores tradicionais, tais como:

  1. Construção civil
  2. Mídia
  3. Prestadores de serviços
  4. Fabricas de equipamentos esportivos
  5. Fabricas de roupas
  6. Participantes diretos como jogadores, árbitros, treinadores, etc
  7. E muitos outros.

De acordo com Leoncini et al. (2004), ainda assim o Brasil está longe de aproveitar todo seu potencial. Comparado ao valor mundial, o futebol brasileiro representa menos de 1% bilhões de dólares movimentados anualmente. Além dos problemas estruturais da nossa economia e das diferenças de renda per capita entre o Brasil e os principais países que investem no futebol como atividade econômica (por exemplo, Espanha, Alemanha, Itália e Inglaterra), a administração dos dirigentes tradicionais de clubes e federações de futebol tem sido apontada como a causa mor que faz com que o futebol brasileiro não consiga aproveitar plenamente seu potencial econômicos, principalmente nos chamados agentes diretos – clubes e federações.

Assim, o Corinthians, com aproximadamente 30 milhões de torcedores, teria um potencial de geração de renda de astronômico, admitindo-se sempre uma exploração comercial do futebol nos moldes ingleses. Baseado nesse grande potencial, o Corinthians tem feito um trabalho ostensivo de marketing, visando melhorar a receita do clube enaltecendo e tornando ainda mais forte o nome Corinthians, nacional e internacionalmente.

  1. A ANÁLISE FINANCEIRA DOS CLUBES BRASILEIROS

Agravado pela questão de má distribuição de renda os problemas socioeconômicos e políticos ganham lugares de destaque nas mídias nacionais e internacionais, devido ao grande número de escândalos nos quais são envolvidos. O futebol não fica de fora tamanho as cifras que circulam nesse meio bem como a visibilidade que esse esporte trás.

Como diz Santos et al. (2010), os sentimentos de unidade, de igualdade, de disputa e de paixão fazem do futebol, ao lado do carnaval, um dos principais símbolos nacionais, capaz de unir todas as camadas sociais e, ainda fazem desse esporte o principal esporte do Brasil. Segundo Gonçalves et al. (2003) os clubes de futebol percebendo sua importância na sociedade brasileira, ao longo dos anos e de maneira muito gradual, começaram a alterar a forma como percebiam tal esporte. Pois alguns anos após a sua chegada ao Brasil, o futebol era cercado por uma forma cultural, lúdica e popular, era uma forma de distração social, de cultivo do ócio e do tempo livre, jogado pelos clubes pelo simples prazer de jogar.

Com o passar dos anos, conforme Leoncini (2004) se percebe que diversas são as transformações sociais que tem ocorrido no ambiente dos clubes de futebol. E essas transformações originaram uma nova forma de perceber tal esporte, visto que como um componente presente na sociedade e um dos elementos de identidade nacional, o futebol passou a ser explorado, também, como uma fonte geradora de recursos financeiros.

Segundo Santos (2010), em decorrência desta transformação, a necessidade de uma gestão mais profissional voltada principalmente para a obtenção de resultados financeiros e econômicos dos clubes de futebol tornou-se cada vez mais necessária. O gestor a frente da administração destes clubes enfrentam grandes e constantes desafios. Parte deles se deve principalmente à velocidade com que as informações são geradas e divulgadas no mundo digital de hoje, com acesso rápido e fácil para todas as camadas da população e a qualidade destas numa tomada de decisão.

Para facilitar a administração, a sua disposição, tem o gestor, várias ferramentas que o auxiliam, dentre elas, a análise das Demonstrações Contábeis, que por meio dos índices extraídos, fornecem uma visão mais ampla da situação econômica e financeira em que se encontram os clubes, além de proporcionarem informações rápidas, eficientes e de qualidade.

A análise das demonstrações financeiras é fundamental para que uma determinada empresa possa ser avaliada em relação à sua gestão e, principalmente pelos usuários externos da informação, dentre eles citam-se: os sócios, o governo, a sociedade, etc. É necessário ainda, estar atento aos indicadores financeiros e econômicos extraídos que proporcionam informações úteis e oportunas tais como: capacidade de pagamento do clube mediante a geração de caixa; a capacidade de remunerar os investidores, gerando lucro em níveis compatíveis com suas expectativas; o nível de endividamento, motivo e qualidade do endividamento, as políticas operacionais e seus impactos na necessidade de capital de giro dos clubes, impacto nas decisões estratégicas relacionadas a investimentos e financiamentos, capacidade de compra e poder em campanhas de Marketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.1 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com