TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO ESTRATÉGICA

Por:   •  28/5/2020  •  Artigo  •  1.889 Palavras (8 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 8

PESQUISA DE MERCADO

 

1)O Processo de pesquisa é o conjunto de etapas que define as tarefas a serem executadas na realização de um estudo de pesquisa de mercado. Deste modo a execução destas etapas e tarefas, irão determinar a eficiência e a eficácia dos resultados encontrados em uma pesquisa. Apresente e explique quais são as etapas que são necessárias para um estudo de pesquisa de mercado.

 

2) (Opinion Box e o Digitalks, 2018) O marketing digital já é uma realidade que tem oferecido muitas vantagens competitivas para todo tipo de empresa. As estratégias e ferramentas de marketing estão ajudando nos negócios de forma inteligente e mensurável, mas como os profissionais tem utilizado delas em suas estratégias? [...] Entrevistamos 733 de profissionais de marketing de todo o Brasil entre os dias 12 e 23 de abril. O objetivo era entender como os profissionais enxergam as principais estratégias de marketing digital, e se eles realmente as conhecem. [...] Com margem de erro de 3,6pp e intervalo de confiança de 95%, [...] Estratégias como a utilização de blogs, vídeos e e-mail marketing são conhecidas por 99% dos profissionais. Marketing de influência (95%), social media ads (94%), SEO e webinars são muito lembradas (90%) também. Diante deste levantamento, pode-se perceber a importância da Pesquisa de Mercado para auxiliar na atuação da Gestão de Marketing.  (disponível em: https://blog.opinionbox.com/estrategias-e-ferramentas-de-marketing-pesquisa/) 1. Qual é o problema desta pesquisa?  2. O que é uma pesquisa de mercado e o que torna uma pesquisa de mercado eficiente?  

3)A utilização de métodos projetivos tem-se revelado uma alternativa promissora de pesquisa, abordando-os como metodologia clínica sofisticada, que consiste precisamente na aplicação do método psicanalítico ao campo transicional. O conceito de projeção no contexto das técnicas projetivas se originou da Psicanálise.  A projeção que manifesta-se nos métodos e técnicas projetivas pode ser chamada de projeção interpretativa. Este tipo de projeção possui três aspectos nos testes projetivos, explique cada um deles.  

 

4)Cresce o interesse de pessoas, famosas ou não, em se tornarem digital influences. Em entrevista ao Programa Rock Reclame, Kiss FM, Glaucia Montanha, diretora de mídia da Young & Rubicam Brasil, enfatizou a importância das pesquisas quantitativas para a atuação do marketing, porém, salientou que nem sempre dados quantitativos isolados são suficientes para que uma marca patrocine um individuo a partir da análise de seu número de seguidores. Diante dessa afirmação entendemos que uma pesquisa que gere também dados qualitativos podem trazer informações relevantes para a tomada de decisão da empresa. Quais seriam as técnicas de pesquisas qualitativas que poderíamos aplicar para reunir e analisar os dados qualitativos levantados?  Cite ao menos duas e explique.

 

 

5)Para avaliar a qualidade percebida pelo cliente, algumas escalas podem ser trabalhadas. Um exemplo bastante conhecido para avaliação da qualidade em serviços, especificamente, é a chamada escala Servqual. Apresente e explique as cinco dimensões que são utilizadas na elaboração da escala Servqual.

 

6)A determinação da amostra leva à qualidade de uma pesquisa de marketing. Deste modo a utilização de técnicas amostrais é necessário para que uma pesquisa seja eficiente,  eficaz e contribua para os resultados esperados para uma empresa pública ou privada. Dentre as técnicas amostrais utilizadas em uma pesquisa de marketing, encontram-se as relacionadas a amostras probabilísticas e amostras não probabilísticas. No que diz respeito a amostras não probalísticas é CORRETO o que se afirma em

 

A. Refere-se a procedimentos que utilizam alguma forma de seleção aleatória dos seus membros. B. É igualmente determinante que todos os membros da população tenham a mesma probabilidade de serem escolhidos. C. É usado quando é impossível ou impraticável criar um quadro de amostragem de uma população alvo, porque ela é espalhada geograficamente e o custo da recolha de dados é relativamente alta. D. A escolha é intencional ou por conveniência, considerando as características particulares do grupo em estudo ou ainda o conhecimento que o pesquisador tem daquilo que está investigando. E. Consiste em subdividir a população que se vai investigar em grupos fisicamente próximos, independentemente de eles serem homogêneos ou não.

 

7)Numa pesquisa de mercado devemos identificar o universo que iremos considerar para a pesquisa e o público alvo que será pesquisado. A margem de erro é a diferença percentual máxima entre os dados de uma amostra de pesquisa com os dados reais do universo desta pesquisa.  

 

1. Explique a diferença entre universo de pesquisa e o público alvo da pesquisa. Dê um exemplo. 2. O que é  a margem de erro da pesquisa e como ela aparece?  

 

8)Uma loja que vende aparelhos eletrônicos deseja fazer uma pesquisa entre seus consumidores para saber a sua opinião sobre seus produtos. Como forma de coletar as informações, ela decide entrevistar os 40 primeiros consumidores que entrarem na loja.  

 

A respeito dessa amostra, é CORRETO afirmar que é  

 

A. De conveniência: os pesquisadores utilizam respondentes que fazem parte de seu círculo de conhecimento. B. Probabilística: cada pessoa da população tem a mesma chance de fazer parte da amostra. C. Bola de neve: o entrevistador estabelece contato inicial com alguns sujeitos previamente identificados como membros do grupo que se pretende estudar e estes sujeitos põem o investigador em contato com outros membros desse grupo e assim sucessivamente. D. Focus Grupo: Consiste na entrevista a um pequeno grupo de sujeitos. E. Conglomerado: É usado quando é impossível ou impraticável criar um quadro de amostragem de uma população alvo.  

 

9)A Metodologia aplicada à Pesquisa tem se mostrado muito atraente para os indivíduos que desejam trabalhar em desenvolvimento de pesquisas, de modo a melhor contribuir com o avanço da ciência. Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que demonstra quais os diferentes tipos de pesquisa científica que podemos obter?

 

A. descritiva, exploratória e explicativa. B.  prática, analítica e descritiva. C.  analítica, prática e racional. D.  explicativa, empírica e aleatória. E.  racional, exploratória e aleatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com