TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geopolítica E Sua Importância Para O Comércio Exterior Brasileiro

Exames: A Geopolítica E Sua Importância Para O Comércio Exterior Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

As relações econômicas internacionais têm sido formuladas e construídas como um conjunto de relações entre países soberanos independentes, com fronteiras geográficas bem definidas e regras próprias de convívio político-social dentro dessas fronteiras. Nestas relações evidenciam-se o comércio exterior, o fluxo de capitais, a transferência de tecnologias e a própria movimentação de pessoas.

Vê-se atualmente, uma tendência de sobreposição da interdependência global à independência nacional, pois cada vez mais os estados nacionais estão transferindo mais espaço no soberano poder de decisão para as regras econômicas internacionais. Com isso, os países buscam estabelecer parâmetros de convivência para evitar guerras tarifárias e reduzir a presença de entraves à expansão do comércio.

O papel atribuído à geografia e a possibilidade de uma intervenção no processo de transformação da sociedade são interdependentes e decorrem da maneira como a disciplina é conceituada e qual o seu principal objeto de estudo.

Nos últimos dez anos vêm ocorrendo as mais variadas mudanças nas relações comerciais entre os países e, o comércio internacional vem crescendo de forma consistente, paralelamente ao aprimoramento das relações comerciais entre países e empresas.

Daí a voltada da Geopolítica numa forma diferente, para muitos como Geoeconomia. Do ponto de vista conceitual, a Geopolítica é o estudo da influência do ambiente (aspectos geográficos, recursos econômicos, forças sociais e culturais) sobre a política de uma nação ou sociedade. A geopolítica ajuda a entender as forças que afetam a política das nações, em especial sua política externa.

A Geopolítica surgiu com a publicação de “O Estado como Organismo”, do sueco Rudolf Kjellen, seguidor do geógrafo alemão Friedrich Ratzel.

As teias da geopolítica se delinearam a partir das teorizações de Ratzel (1844-1904) que caracterizava o território como o elemento primordial de qualquer comunidade política e, com isso, estabeleceu algumas leis, a saber :

- o espaço é o fator primordial na grandeza dos Estados;

- um largo espaço poderá assegurar a vida dos Estados;

- um grande território incita à expansão e ao crescimento de um Estado e atua como força que imprime nova vida ao sentimento nacional;

- um Estado para ter poder mundial se faz necessário representar-se em vários espaços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com