TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução recente do comércio exterior brasileiro com os países do MERCOSUL.

Por:   •  24/9/2015  •  Resenha  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do texto - Evolução recente do comércio exterior brasileiro com os países do MERCOSUL.

Para falar de MERCOSUL, vamos primeiro conhecer um pouco melhor a sua história e estrutura conforme o texto científico (Evolução recente do comércio exterior brasileiro com os países do MERCOSUL). O MERCOSUL é um bloco de integração regional formado por países da América Latina no cone sul da América do Sul. Seus países-membros são: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Ele foi instituído em 1991, por meio do Tratado de Assunção.

Em 2006, a Venezuela passou a fazer parte do bloco. Sua aprovação está por ser ratificada pelos congressos dos países-membros.

De acordo com o Artigo 1º do Tratado de Assunção, os objetivos do bloco são:

O MERCOSUL é um bloco econômico do qual o Brasil participa de uma forma cada vez mais intensa. Levando em relação o PIB do grupo, o Brasil representa hoje cerca de 70% desse montante, sendo dessa forma o país com maior representação dentro do bloco.

No que diz respeito as dificuldades encontradas pelo bloco para prosseguir com o crescimento do mesmos podemos citar algumas como a falta de aprofundamento da cooperação e da integração energética, de infraestrutura e logística e da livre circulação de mão de obra; a necessidade de políticas comuns no âmbito do bloco; definição de uma estratégia de cidadania; e políticas de fronteiras.

Mesmo com todas essas dificuldades alguns autores como (MOREIRA, 2003), consegue identificar um crescimento ainda que sutil, porem crescente em alguns aspectos como melhora na infraestrutura dos países e também um fortalecimento institucional no MERCOSUL, que continua se expandindo e seus indicadores macroeconômicos demonstram a solidez e a maturidade que o bloco continua atingindo, sobretudo por meio das empresas que usam inovações tecnológicas, melhorando a qualidade do produto, e consequentemente o bem-estar da região.

Apesar das micros, pequenas e médias empresas ainda enfrentarem dificuldades com a obtenção de créditos no mercado financeiro devido a baixa garantia que podem oferecer, alguns programas que tem sido criados pelo bloco com intuito de inserir as mesmas no mercado internacional tem surdido efeito e elas mostram também um crescimento em participação, levando-se em consideração o período que abrange os anos de 2006 e 2007.

Um dos próximos paços que devem ser dados para o avanço do MERCOSUL é a criação de uma união aduaneira ou um mercado comum, que tem como objetivo a redução das tarifas e outros entraves ao comércio, entre si, para promover a criação de comércio. Este tipo de união, gradualmente, fará com que o comércio intrabloco seja incrementado, beneficiando outros setores socioeconômicos como: infraestrutura, educação, produção em escala, serviços, melhor uso de matérias-primas entre outros.

Dentro do Brasil no início dos anos 2000, o Rio Grande do Sul apresentava 71,02% das exportações totais da região Sul, enquanto o Estado de Santa Catarina representava apenas 2,61%. Esses valores mudaram e, em 2008, Santa Catarina representa 15,02% das exportações brasileiras na região e o Rio Grande do Sul, 45,77%.

Na região Sudeste, o Estado de São Paulo é o maior exportador com 81,74%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com