TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS PORTOS SECOS NA LOGÍSTICA E NO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO

Por:   •  19/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DOS PORTOS SECOS NA LOGÍSTICA E NO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO.

Deizilene Gonçalves Firmino

RESUMO        

A intenção deste artigo é demonstrar a importância da participação dos portos secos nas operações de importação e exportação e abordar a necessidade do uso desses recintos no Brasil levando em conta suas vantagens oferecidas. Foi feito também um breve estudo sobre a logística e seus processos. Outro objetivo nesse trabalho é abordar o avanço que o uso dos portos secos pode trazer para o desenvolvimento do comercio exterior no Brasil, constatando também que devido a suas características como agilidade nos processos, ele torna-se uma ferramenta para a administração estratégica das empresas.

Palavras-chave: Portos secos. Comércio internacional. Logística.

Abstract

Keywords:

1. INTRODUÇÃO

Portos Secos são depósitos alfandegados, localizados na zona secundária que permitem a realização dos trâmites necessários à nacionalização ou desnacionalização de cargas armazenadas para a importação ou exportação.

Caracterizam-se os Portos Secos por receberem bens ou mercadorias destinadas para importação ou exportação e, transportadas, particularmente em razão de localização geográfica. A grande maioria dos portos secos sediados no Brasil tem uma visão de trabalho muito focada nos aspectos comerciais, administrativos e operacionais, dessa forma, o cliente escolhe por onde importar ou exportar de acordo com o melhor ponto para o escoamento e a distribuição de sua mercadoria.

               Como um recinto alfandegado privado de uso público, o uso dos portos secos brasileiros para liberação de mercadorias importadas através dos seus serviços é mais rápidos, eficientes e com um menor custo do que nos portos e aeroportos, devido ao grande volume de cargas. Os portos secos desafogam as zonas primárias e aceleram os processos logísticos trazendo uma vantagem competitiva para quem o utiliza.

Nesse contexto, este trabalho busca contribuir com a proposição de um modelo à gestão de cadeias de suprimentos, com enfoque na utilização dos portos secos, visando a diminuição do tempo de resposta ao cliente, com aumento de agilidade.

Justifica-se então o tema para averiguar a atuação dos portos secos no comércio exterior e na logística.

O artigo está estruturado em alguns tópicos para esclarecer algumas dúvidas.  No capítulo 1 será abordado o tema logística e transporte internacional, armazenagem e distribuição física, que vem ganhando cada vez mais relevância na gestão das empresas por tornar-se uma tendência inevitável. O capítulo 2,faz uma breve abordagem sobre o panorama do comércio exterior e verificou a grande importância que o setor traz para a economia e se submete ao nexo existente entre o comércio exterior e o desenvolvimento econômico.

 Além disso, serão discutidos na seção seguinte assuntos que visam definir e caracterizar a utilização dos portos secos e alguns regimes especiais para o favorecimento do comércio internacional e como incentivo das importações e exportações. E no último capítulo, foram citadas algumas vantagens na utilização mais frequente dos portos secos, trazendo menos gargalos nas zonas primárias e alavancando a economia do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com