TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégico

Por:   •  14/11/2017  •  Artigo  •  1.907 Palavras (8 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 8

Nome: Letícia Keezy Alves Figueira

Turma: GE 113

Disciplina: Gestão estratégica

Trabalho de Estratégia

Prof: Adilson Carlos Yoshikuni

Data: 06/11/2017

Empresa: Itaú Unibanco S/A - Breve histórico, idade, setor...

O Itaú Unibanco possui 91 anos de história e, atualmente é presidido por Candido Bracher, substituindo a gestão de Roberto Setubal.

Tanto o Itaú, quanto o Unibanco, passaram por importantes aquisições ao longo de sua trajetória e como uma empresa única também obteve aquisições como a Credicard, a Rede, o varejo do Citibank e a participação de 49,9% do capital social da XP Investimentos e é o maior banco privado da América latina, com faturamento de R$ 6,17 bilhões de reais no segundo trimestre de 2017. Possui mais de 90 mil funcionários distribuídos no Brasil e em 20 países da América, Europa e Ásia. Presente em mais de 21 países, em torno de 5 mil agências no Brasil e exterior, 26 mil caixas eletrônicos e pontos de atendimento, quase 60 milhões de clientes e mais de 95 mil acionistas.

O Itaú surgiu em São Paulo, por iniciativa de Alfredo Egydio de Souza Aranha, o qual fundou o Banco Central de Crédito em 1945, para depois de 20 anos chamar-se Itaú.

Já o Unibanco, o qual o incorporou em 2008, teve início com o mineiro João Moreira Salles, avô de Pedro Moreira Salles, o qual é o atual presidente do conselho de administração do Itaú Unibanco. João comandava o armazém e, após, o Banco Moreira Salles, criado com a fusão de outras duas instituições bancárias em 1940.

Na era digital, em 2016 lançou o aplicativo Itaú Abreconta, com o intuito de agilizar a abertura de conta corrente para seus clientes, permitindo realizar o processo exclusivamente no smartphone.

Área de tecnologia e Operações (minha atuação)

Há 02 meses atuo na área de Backoffice Digital, estando abaixo da ATO (Área de Tecnologia e operações), o qual tem como responsabilidade “encantar e facilitar a vida dos clientes através da tecnologia” e objetivo de “antecipar as tendências tecnológicas e criar soluções inovadoras e descomplicadas para garantir a evolução dos produtos através de plataformas seguras e ágeis”.

Assim, em sua maioria, vou me basear nessa área para responder as perguntas.

1. Como se encontra o entendimento da estratégia nos diversos níveis da organização – senso de propósito, participação comunicação e aprendizagem da estratégia na empresa?

O senso de propósito do Itaú Unibanco, bem como as estratégias e diretrizes que possui para “onde quer chegar” e como ele quer que seus funcionários alcancem seu resultados e “andem” junto com a empresa é bem clara, visto que divulga a sua estratégia sempre e de diversas formas e níveis. Há encontros anuais onde participam todos os líderes, onde a proposta e a estratégia para os próximos anos é informada e, assim, tais líderes divulgam as informações recebidas para os seus colaboradores e de forma rápida, conforme é a cultura do Itaú para que todos estejam “na mesma página”. Da mesma forma que os líderes divulgam rapidamente os principais assuntos como as novas posições dos colaboradores da alta hierarquia, as aquisições e as novas estratégias, comunicando oficialmente através de e-mail e da Intranet, o que inclui não só notas como vídeos objetivos e interativos.

Além disso, é enviado diariamente, a forma de trabalho e a postura que os colaboradores devem ter atuando com os pares e parceiros internos, bem como com os clientes, órgãos reguladores e imprensa. Também a postura que o banco possui e deseja que seus colaboradores sigam perante outros assuntos, como de utilidade pública como por exemplo ética, política e sustentabilidadede forma clara e objetiva.

        2. Qual a capacidade da empresa em identificar as oportunidades no ambiente externo – tendências, mercado, concorrentes, clientes e etc?

O banco sempre “está de olho” no que vem acontecendo no Brasil e mundo, as novas tendências e inovações. Identifica as oportunidades e concorrências não só em bancos mas também em negócios como fintechs e Startups, além do mercado digital de forma geral e, objetivando minimizar as concorrências, possui parcerias com grandes empresas do ramo e com startups, como por exemplo, através do CuboDigital, que é uma plataforma de serviços e ferramentas feita em parcerias com startups e para as startups, para empresas poderem se tornar parceiras do banco, onde o intuito é que hajam interações e compartilhamento de recursos “sem barreiras”. Ademais, o Itaú incentiva seus funcionários, através de campanhas de inovação, investimentos em treinamentos e palestras, além de competições de geração de ideias entre funcionários, como, por exemplo, a “Batalha de Dados”, identificando as ideias que os colaboradores possuem, o que pode auxiliar para a criação de novos negócios e estratégias, visto que os nesse “jogo” o funcionário cria e expõe um projeto que pode virar realidade.

3. Qual a habilidade da empresa em formular estratégias baseada nos seus recursos, capacidades e competências internas?

A empresa utiliza recursos internos como, por exemplo, a metodologia Kaizen, a qual é uma grande estratégia para identificar as forças e as fraquezas, capacidades e competências dos negócios e processos da empresa com o propósito de melhorar o que já é bom, identificar novos e prósperos caminhos, além de identificar o que é ruim e deve ser sanado em prazo curto de tempo (02 semanas), o que é muito proveitoso e gera um grande resultado e prosperidade para a empresa. Ainda é conseguido esse retorno através de workshops de melhores práticas e apresentação do próprio Kaizen, para que o que foi conseguido em uma área seja uma ideia do que pode conseguido também em outras, disseminando o conhecimento, com suas conquistas e pontos de melhorias, o que pode ocorrer tanto em ganhos quanto em fracassos, onde os dois  são avaliados em igual importância e identificados os planos de ação para correção do que é ruim e melhoria do que já era bom e pode ser melhor.

4. Qual a quantidade de oportunidades e ameaças identificadas pela empresa nos últimos 6 meses.

Considerando a minha área de atuação:

Ameaças:

  1. Fintechs e Startups, que apesar de nos aproximarmos delas através do Cubo,  também apresentam uma ameaça, visto que são a nova tendência e concorrência, já que atuam com muita velocidade nos sistemas, através de  customizações e inovações em tempo muito superior ao que o banco apresenta, visto a própria burocracia interna deste e há existente com compromissos com acionistas e órgão legais;
  2. As mudanças externas de alta velocidade, fazendo com que a área de tecnologia tenha que se reinventar e buscar soluções e interagir através do Benchmarking tendo que verificar o que há de melhor fora do banco e não só em seu mercado como os concorrentes do “mundo digital” de forma geral;
  3. Tem que ser seguro, inovador e estar atento as novas ameaças ao mesmo tempo.

Oportunidades:

  1. Parcerias com grandes empresas players do mercado como a XP investimentos;
  2. A criação do Cubo;
  3. Solidez e Segurança do Itaú que permite investir em novas tecnologias;
  4. Estar não só no Brasil com em locais estratégicos que possuem atuação com inovação como Estados Unidos, Europa e Japão, buscando sempre as melhores práticas.

5. As estratégias da empresa possuem maior ênfase para inovar produtos/ serviços; inovar com cautela seguindo as empresas de vanguarda; se defender; ou simplesmente reagem quando não existem mais alternativas para sobreviver?

O Itaú possui a estratégia de inovar seus produtos e serviços, bem como a forma de se posicionar perante seus clientes, oferecendo-lhes inovação e tecnologia, de forma ágil e descomplicada e ao mesmo tempo segura e confiável, com o objetivo de se manter como um banco tecnológico de vanguarda, oferecendo tecnologia de ponta para os clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com