TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Preços

Por:   •  27/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 4

Reunião estratégica com foco na atuações comerciais extraordinárias para a Brasil Café, e de fundamentação teórica sobre guerra de preços

Alguns pontos principais:

Apresentação dos tipos de mercados e concorrências

Determinar a estratégia de combate da Brasil Café no mercado.

Guerra de preços – definição

Mercados oligopolistas

Concorrências monopolistas

Concorrência perfeita

Elasticidade mercado

Estratégias adotada

Conclusão

Breve história da Brasil Café*

Fundada em 2000, com foco em atender publico tradicional entre 30 e 50 anos, faixa de preço intermediaria entre Premium e média, possui boa gestão de custos, contas em dia e ótima relação com fornecedores e clientes, o que mantem a empresa em equilíbrio, está em processo de maturidade mercadológica, atingindo seu ápice de crescimento em 2015 e vinha mantendo estabilidade, até em 2018 sofrer queda no segundo semestre de 10% no volume, o que ocasionou estudo que segue.

Para Bertó (2012 ), a questão de preços baixos a que denominam “Método de preços agressivos (guerra de preços)“ ocorre quando um conjunto de empresas concorrentes reduz seus preços até atingir valores que superam seu valor de custo (abaixo do custo).

A guerra de preços é uma opção quando se tem uma alta taxa de desconto nos concorrentes; quando existe uma oportunidade de atrair uma fatia do mercado ou manter uma já conquistada.

O volume de aquisição de clientes no curto prazo, pode compensar e permitir que outras estratégias sejam aplicadas, enquanto a operação se mantém com reação e ganho em volume de vendas, sacrificando a margem.

Exemplos: Lojas Ricardo Eletro versus Lojas Edmil, todos os comerciais na TV ou folhetos, são focados em mostrar quem vende por menos, qual maior desconto ofertado.

 Mercados oligopolistas.

Existe um número reduzido de ofertantes e uma grande quantidade de compradores, de forma que os vendedores podem exercer algum tipo de controle sobre o preço.

Existe a possibilidade de realização de acordos entre si formando um cartel.

Para o mercado oligopolizado, a guerra de preços pode ser um mecanismo de reequilíbrio.

Exemplos: gases medicinais, mineradoras, montadoras de veículos (preços bastante semelhantes, de carros nas mesmas categorias)

Caso a Vale, queira gerar uma guerra, basta que solte muito aço no mercado, isso reduziria os preços.

 Concorrências monopolistas

Conceito: Neste modelo de concorrência, o produto não é exatamente igual ao das outras empresas do setor, mas é um substituto quase perfeito.

A princípio, são muitos ofertantes dos mesmos produtos, a entrada no mercado é fácil, as margens são baixas e a concorrência é grande.

Cada consumidor desenvolve as próprias preferências que o leve a escolher uma marca, porém essa lealdade, em geral, é limitada: se o preço da marca que ele usava, aumenta muito em relação as outras, ele pode decidir mudar.

Exemplos: sabonetes, xampus, desodorantes, cremes de barbear, medicamentos para gripe, mercado de bicicletas

 Concorrências perfeita

Conceito: Gerida por demanda e oferta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com