TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  23/4/2020  •  Seminário  •  3.088 Palavras (13 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 13

Magazine Luiza

Karla Renata Martins[1]

Kleuta Silva Brito Lima[2]

Marcilange Feitosa S. Egydio[3]

Maisa Tolentino Pereira Feitosa[4]

Maria Paula Higuti Caobianco[5]

RESUMO

Este artigo busca identificar o grau de importância que os benefícios trazem para os colaboradores de uma organização. A metodologia usada, foi uma pesquisa quantitativa, aplicada através de um questionário aos funcionários da loja Magazine Luiza, localizada no bairro da Lapa, zona Oeste de São Paulo. Acredita –se que o sistema de recompensa podem ajudar a organização a atingir seus objetivos, e automaticamente motivar seus colaboradores, nos dias atuais sabe –se que motivar é um dos maiores desafios da Gestão de Pessoas nas organizações, verificou- se também que há uma relação direta dos colaboradores e a qualidade de vida e satisfação com o trabalho. Abordar qualidade de vida nas empresas é mais que um benefício para colaborador, é uma necessidade de vital importância para que o maior patrimônio da organização, o trabalhador, tenha condições para desempenhar com eficácia, suas tarefas, de modo que todos saiam ganhando, empregador e colaborador. Assim, através de uma pesquisa local, identificamos que a maior divergência entre os questionários foram os benefícios, que os colaboradores se sentem insatisfeitos, finalmente conclui-se que as organizações, necessitam investir de maneira satisfatória em seus recursos humanos, essencialmente pelo fato que são os colaboradores que fazem a diferença dentro de uma organização.

Palavras-chave: Beneficios, Colaborador, Organização,Qualidade de Vida

ABSTRACT

This article seeks to identify the degree of importance that the benefits they bring to the employees of an organization. The methodology used was a quantitative research, applied through a questionnaire to staff the store Magazine Luiza, located in the Lapa district, West zone of São Paulo. It is believed that the reward system can help the organization achieve its objectives, and automatically motivate its employees, nowadays it is known that motivate one of the biggest challenges of people management in organizations, it was found also that there is a direct relationship of employees and the quality of life and job satisfaction. Addressing quality of life in business is more than a benefit to employees is a necessity of vital importance so that the greatest asset of the organization, the employee is able to perform effectively, your tasks so that everyone wins, employer and developer. Thus, through a local search, we identified that the greatest difference between the questionnaires were the benefits that employees feel dissatisfied, finally concluded that organizations need to invest satisfactorily in its human resources, essentially because they are employees who make a difference within an organization.

Keywords: Benefits, Contributor, Organization, Quality of life

INTRODUÇÃO

                 A pesquisa relata sobre uma das melhores Empresas para se trabalhar a nível Nacional conforme análise da GREAT PLACE TO WORK. O objetivo é avaliar o motivo da rotatividade de colaboradores e quais são os pontos que podem ser melhorados, conforme mencionado na pesquisa de clima que foram aplicadas e respondidas pelos colaboradores da organização na área administrativa e comercio varejista. Magazine Luiza é líder na área de varejo, em média 21.000 colaboradores com 730 lojas, espalhadas em 16 estados brasileiros, incluindo 3 escritórios de negócios e 8 centros de distribuições. Fecharam 2014 com o faturamento de  R$ 128,6 milhões, com avanço de 13% na comparação com 2013, conforme relato da revista exame. Destaca-se o poder motivacional que o sistema de recompensa provoca na empresa, conforme pesquisas eletrônicas e de campo, mencionado anteriormente.

De acordo com Antonio Carlos Gil (2001, p.17), “gestão de pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais”. Esse é um indicador que o sucesso nos negócios da empresa depende da satisfação dos funcionários para atingir seus objetivos mercadológicos e pessoais. Na visão de Chiavenato (2008), as pessoas podem ser a fonte de sucesso como podem ser a fonte de problemas de uma organização, dependendo da maneira como elas são tratadas e recompensadas, pois seus colaboradores são considerados como o principal ativo numa organização.

Considera-se que as recompensas dos colaboradores, sejam elas através de remuneração, programas de incentivos e benefícios são formas diferenciadas para que desempenhem o seu melhor na função que exercem. Ainda mais que as organizações precisam encontrar formas de sobreviver às mudanças e a um mercado tão competitivo.

HISTÓRIA DE A EMPRESA MAGAZINE LUIZA S/A

Foi fundado em 16 de novembro de 1957, em Franca, SP, quando o casal Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato adquiriu uma pequena loja de presentes, chamada na época A Cristaleira. A partir dela, eles fundaram o Magazine Luiza, uma ampla rede varejista que oferece produtos para a casa da família brasileira, onde o cliente quer e do jeito que ele quer, por meio de multicanais como lojas físicas, lojas virtuais, televendas, e-commerce e, a partir de 2011, também nas redes sociais, com o Magazine Você.

Luiza Helena Trajano, atual presidente das Companhias, passou por todos os cargos até assumir a superintendência do Magazine Luiza, em 1991. Nesse período, inovou o modelo de gestão, aproximando as pessoas e reforçando mecanismos de comunicação. Ela eliminou as divisórias do ambiente, “sem paredes”, aos poucos, conseguiu colocar fim aos processos burocráticos, horizontalizando a estrutura, dando mais liberdade aos colaboradores e incentivando a gestão participativa.

Pelo 15º ano consecutivo, está entre as 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil, segundo a 16º Você S/A – as melhores empresas para você trabalhar.

O Prêmio Programa de Inclusão foi à grande novidade do Seminário de Posicionamento Estratégico 2013. Duas regionais foram premiadas pelo trabalho realizado em 2012, nas categorias Maior Crescimento em Contratações de Pessoas com Deficiência e Meta Cumprida em Contratação de Pessoas com Deficiência.

  1. Organograma da empresa Magazine Luiza

         [pic 1]

2 – DESCRIÇÕES DO PROCESSO

Foi pesquisado e detectado no Magazine Luiza, seus pontos fortes e fracos através da aplicação de um questionário e respondido por 33 colaboradores que trabalham na área administrativa e também nas lojas estabelecidas na zona oeste de São Paulo.  Pesquisa realizada com autorização previa dos respectivos gerentes. As informações obtidas serão demonstradas nos gráficos apresentados. Diante dos resultados, será apresentado plano para sanar ou melhorar os pontos a serem trabalhados. Sua Missão é ser uma empresa competitiva, inovadora e ousada, que visa sempre ao bem-estar comum. Almeja ser o grupo mais inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira, através das lojas físicas, virtuais ou online com atendimento diferenciado e preços competitivos. Coloca as pessoas em primeiro lugar com Respeito, Desenvolvimento e Reconhecimento, Ética, Simplicidade e Liberdade de Expressão. As pessoas são o diferencial das organizações e são elas que geram vantagem competitiva para a organização. O sistema de recompensas, de acordo com Marras (2000) é composto pelo programa de remuneração e de benefícios, sendo o sistema de benefícios o responsável por auxiliar a manutenção de baixos índices de rotatividade ausências, assim como é um dos responsáveis pela boa qualidade de vida dos empregados, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (543.5 Kb)   docx (197.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com