TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Clima Organizacional

Exames: A Importancia Do Clima Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  6.592 Palavras (27 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 27

A Importância Do Clima Organizacional: Um estuDo De Caso Com colaboradores De Uma Indústria De Confecção

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO COM COLABORADORES DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO

THE IMPORTANCE OF ORGANIZATIONAL CLIMATE: A CASE STUDY WITH COLLABORATORS OF AN INDUSTRY OF CLOTHES

Vanessa do Lago Emerick

Engenheira de Produção, Especializando em Gestão da Produção

Centro Universitário de Maringá - CESUMAR

vanessaemerick@hotmail.com

Cristiane Mello David

Psicóloga

Curso de Pós-Graduação em Gestão da Produção – Sec. De Pós Graduação

Centro Universitário de Maringá – CESUMAR Av. Guedner, nº 1610

(44) 3027-6360 / cmellodavid@hotmail.com

RESUMO

O Clima Organizacional está diretamente ligado à maneira como o colaborador percebe a organização com a sua cultura, suas normas, seus usos e costumes. Através da pesquisa do clima pode-se identificar o grau de satisfação e a motivação das pessoas nas organizações. O presente estudo tem por objetivo identificar a percepção dos funcionários de uma indústria de confecção, situada na cidade de Maringá, com aproximadamente 300 funcionários. Para a realização da pesquisa foi empregado o instrumento de questionário, utilizando o proposto por Luz (1996), em escala Likert, contendo 41 questões relacionadas à remuneração, estabilidade, condições de trabalho, relações com colegas de trabalho e chefias, responsabilidades, reconhecimento, tipo de trabalho e realização profissional. Com o estudo realizado verificou-se, de modo geral, que os funcionários estão satisfeitos com a empresa e o clima organizacional é bastante positivo.

Palavras-chave: Clima organizacional, satisfação, categorias, motivação.

ABSTRACT

The organizational climate is directly linked to how the employee realizes the organization with their culture, rules, traditions and practices. Through the research of climate you can identify the degree of satisfaction and motivation of people in organizations. This study aims to identify the perception of officials of a factory’s clothes, located in the city of Maringá, about 300 employees. To do the research was used a questionnaire proposed by Luz (1996), in Likert scale, containing 41 questions related to payment, stability, working conditions, relationships with co-workers and

managers, responsibilities, recognition, type of work and professional achievement. Through this study was found, in general, that officials are satisfied with the company and the organizational climate is very good.

Key-words: Organizational climate, satisfaction, categories, motivation.

INTRODUÇÃO

A busca pela excelência, aumento de produtividade, programas de Gestão da Qualidade e redução de custos são condições para sobrevivência das empresas devido à grande competitividade do mercado, à globalização e maior exigência dos consumidores. Para atingir tais objetivos, são implantados novas metodologias e sistemas de trabalho, tornando-se imprescindível o envolvimento de pessoas motivadas, satisfeitas e realizadas para alcançar o sucesso.

Diante disso, os gestores têm percebido a necessidade em desenvolverem uma equipe totalmente envolvida. Porém, os profissionais estão mais informados, instruídos e conscientes, fazendo com que os gerentes busquem um aperfeiçoamento em sua função.

A existência de políticas e costumes que permitam aos funcionários atingirem seus objetivos e anseios dentro da organização, traz satisfação pelo trabalho, comprometimento com a empresa, auxiliando para formação e manutenção de um bom ambiente organizacional.

Existem várias definições para o termo “clima organizacional”. A mais simples e conhecida diz-se como "um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas". Diz respeito ao ambiente interno existente entre os membros da organização, estando relacionado com o grau de motivação de seus participantes. (CHIAVENATO 1993, p. 775)

O objetivo geral deste trabalho é medir e analisar o Clima Organizacional em uma indústria de confecção, utilizando um questionário, visando identificar a percepção dos seus colaboradores quanto aos fatores comunicação, estilo de chefia, relacionamento interpessoal, ambiente e condições de trabalho, imagem da empresa, sentido de realização, política de recursos humanos e benefícios, e qualidade de vida e saúde.

Os objetivos específicos são: apresentar fundamentação sobre o clima organizacional; conhecer as variáveis que estão interferindo na percepção dos colaboradores que possam ser desmotivadoras e identificar as que são consideradas favoráveis na empresa pesquisada; propor ações que possam ajudar a minimizar os problemas detectados na pesquisa, etc.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Clima Organizacional

O clima organizacional reflete o grau de satisfação do pessoal com o ambiente interno da empresa. Está vinculado à motivação, à lealdade e à identificação com a empresa, à colaboração entre as pessoas, ao interesse no trabalho, à facilidade das comunicações internas, aos relacionamentos entre as pessoas, aos sentimentos e emoções, à integração da equipe e outras variáveis intervenientes, conforme definidas por Likert (1971).

Para Coda (1993), em administração, Clima Organizacional é o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: política de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e a identificação com a empresa.

Conforme Souza (1978), Clima Organizacional é um fenômeno resultante da interação dos elementos da Cultura Organizacional, é uma conseqüência do peso de cada um dos elementos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com