TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Controle Da Produção E Sua Importância Na Administração.

Trabalho Universitário: Planejamento E Controle Da Produção E Sua Importância Na Administração.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 3

Planejamento e Controle da Produção e sua Importância na Administração.

É a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim a execução do que foi previsto.

Palavra-chave: Controle, eficiência, planejamento, produção, produtividade.

*Figura Os Princípios fundamentais do PCP

Segundo Slack planejamento e controle é o processo de lidar com essas variáveis.

Apesar de serem complementares e estarem inter-relacionados, planejamento e controle são diferentes. São muito importantes para uma organização produtiva já que qualquer operação requer planos e controle para os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade de produtos.

Entre os tipos de planejamento e controle utilizados pelas indústrias estão: planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque, da cadeia de suprimento, MRP, Just in Time, de projetos e, finalmente, planejamento e controle de qualidade.

Planejamento e controle de capacidade é a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, de forma que ela possa responder á demanda.

Planejamento e controle de estoque são importantes para garantir a continuidade da produção e a satisfação da demanda.

Cadeia de suprimentos é definida por Slack como sendo todos os ramos de unidades produtivas ligadas, através dos quais fluem bens e serviços, para dentro e fora da organização.

O MPR (Material Requirements Plannings) permite que as empresas calculem quantos materiais de determinado tipo e em momento serão necessários ao processo produtivo.

MPRII ou Planejamento dos Recursos de Manufatura (Manufacuring Resouce Planning) que por ser um programa computadorizado, permite que as empresas avaliaem as implicações quanto á necessidade de materiais.

Uma abordagem mais recente do planejamento e o controle de produção é o Just in time (JTI) que significa produzir bens e serviços apenas quando são necessários. O JIT visa atender á demanda instantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios.

Sistema de Programação da Produção com Capacidade Finita.

Palavra chave: Programação da Produção com Capacidade Finita, Estratégia de Manufatura.

PPCP é uma área de decisão da empresa que objetiva planejar e controlar os recursos alocados ao processo produtivo visando atender a demanda dos clientes.

As decisões do sistema PCP ocorrem em diferentes horizontes de tempo e período de replanejamento, bem como consideram diferentes níveis de agregação da informação. Estas decisões podem ser classificadas em três níveis e curto prazo.

As tarefas do PCP são divididas em três níveis hierárquicos, que trabalham tendo em

mente o horizonte de programação. Estes níveis podem ser classificados como:

• plano de produção ou estratégicos (longo prazo);

• plano mestre de produção (médio prazo);

• programação da produção (curto prazo).

Este conceito está relacionado ao denominado planejamento hierárquico da produção, que propõe decompor o problema do planejamento da produção de larga escala

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com