TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segmentos De Marketing

Pesquisas Acadêmicas: Segmentos De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.932 Palavras (8 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 8

Segmentos de Marketing

O marketing vem sendo um modelo transformador no contexto das organizações, rompendo os paradigmas dos modelos de administração que focavam apenas os trabalhos internos e passam a valorizar o seu cliente e sua imagem como instrumento base para a construção do sucesso organizacional.

O marketing internacional estuda as implicações econômicas, sociais e políticas sobre o resultado de ações comerciais de um país, ele otimiza os recursos e orienta os objetivos de uma organização.

A medida que o mundo caminha em direção a tecnologia, cada vez mais nos preocupamos com a velocidade em que essas mudanças ocorrem. Por esse motivo torna-se necessário e imprescindível utilizar o planejamento para pesquisar fontes alternativas de negócios.

Assim surgiram alguns segmentos de marketing. Para o marketing internacional, temos esses segmentos:

• Marketing Hoteleiro

É responsável pela potencializarão das vendas, melhorando o atendimento ao hóspede e a divulgação do hotel. A boa administração do marketing hoteleiro torna-se uma ferramenta indispensável para todos os empreendimentos hoteleiros, assim , ele surge para auxiliar a organização e chegar ate o seu cliente de forma a transmitir sua marca e sua imagem de maneira satisfatória tanto para hoteleiro quanto para hospede.

O marketing hotelerio tem a finalidade de buscar alternativas inovadoras para fidelizar o cliente, gera não somente lucro para a empresa, mas evita desperdícios na reconquista destes. Segundo Kotler, conquistar novos clientes custa de cinco a sete vezes mais do que manter os já existentes. Então, o esforço na retenção de cliente é antes de tudo um investimento que irá garantir aumento das vendas e redução das despesas.

As ações de planejamento são decisivas para o sucesso e deve levar em conta a parte mais importante e interessada do processo: o hóspede. Para que isto ocorra, é necessário um planejamento do setor de marketing de um meio de hospedagem e ele pode ser dividido em duas áreas: planejamento de marketing (organização do produto, promoção, comercialização e comunicação) e em planejamento interno (destinado a organizar o funcionamento do hotel, é de responsabilidade da gerência). O produto do hospede é intangível, pois ele quer apenas descanso, prazer, lazer e diversão. Assim, a prática do marketing deve ser constante. O hoteleiro não pode limitar-se a satisfazer apenas as necessidades presentes, precisa observar as tendências que o mercado oportuniza preparar para satisfazer as necessidades futuras, sob pena de perder competitividade do mercado.

Uma forma eficaz de aumentar o relacionamento com os clientes é recompensando-os pela preferência. Kotler define o marketing de relacionamento como ''a forma de criar, manter e acentuar relacionamentos sólidos com clientes e outros públicos''. Porém o objetivo deve ser atingido a longo prazo, para isso é necessário que toda a equipe do hotel se envolva com a causa de fidelizar clientes e objetiva servi-lo como ele gostaria de ser servido.

É preciso criar a consciência do marketing integrado, desenvolver a visão sistêmica para que possa haver uma convergência das ações para a satisfação do cliente e o que o hotel deve pretender é a obtenção de lucro e diminuição de despesas através da satisfação de seus hospedes

• Marketing Político

O marketing possui inúmeros campos de aplicação, dentre eles, o político. O marketing político envolve cenários eleitorais, eleição e meios de comunicação, novas tecnologias da comunicação e organização de campanha. É a arte de informar e comunicar o eleitor; orientar e direcionar as idéias do partido, candidato e governo, em função das necessidades que se detectam; é definir o seu público e satisfazê-los; é potenciar relações duradouras com os eleitores. Enfim, é o ajustar das medidas às necessidades do estado e da sociedade, aos anseios dos cidadãos, no sentido de servi-los sempre melhor, aproximando o governo dos governados.

A política eleitoral se transformou em mercado livre depois das eleições. Os políticos ficam eufóricos com a espera da unção oficial e o responsável por todo aquele cenário político na televisão são os ''profissionais'' de marketing que analisam, monitoram e prescrevem as estratégias.

A oportunidade criou o mercado. Milhares os consultores voadores latinos vendem estratégia de campanha, seja em casa ou em países vizinhos.

Segundo Rego (1985), “o Marketing Político é um esforço planejado para se cultivar a atenção, o interesse e a preferência de um mercado de eleitores, é o caminho seguro para o sucesso de quem deseja vencer na política”.

Kotler (1978) relata as abordagens de marketing necessárias para que um cidadão saia do anonimato e consiga ser eleito e permaneça eleito, isto é, que um político possua uma meta dominante a fim de ser eleito e de que todos os seus planos e ações sejam escolhidos, visando a essa meta. O candidato é um novo produto procurando um lançamento bem sucedido no mercado de eleitores. Assim que for eleito, o candidato deverá sempre manter e cultivar a satisfação dos eleitores através de seu bom desempenho, organização e carisma, pois “candidato carismático é aquele que dá a um grande número de eleitores a sensação de que irão, pessoalmente, beneficiar-se através da eleição do candidato”.

Ressalta-se que o conceito de marketing político difere do de marketing eleitoral. O primeiro é utilizado na gestão política ou administração pública para garantir a eficiência do uso das ferramentas adequadas para a comunicação com a população, preservando a imagem do homem público e garantindo a correta avaliação popular das ações sociais impetradas pelos atores do cenário político. Já o marketing eleitoral representa hoje o que de mais eficiente pode se levar a termo em uma campanha eleitoral. Ferramenta mundialmente utilizada em processos eletivos, demonstram em várias ocasiões sua eficiência e eficácia. Não obstante, seu poder, se utilizado por amadores, pode levar o candidato a erros crassos que prejudicam ou até levam a derrotas, campanhas com chances reais de vitória.

As ferramentas do marketing político

A tomada de decisão em marketing pode ser dividida em quatro estratégias básicas, conhecidas como “quatro P’s”: Produto, Preço, Ponto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com