TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing e Varejo

Tese: Marketing e Varejo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  Tese  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 6

Livro 1: Marketing e Varejo

Capitulo1

O varejo

É fácil perceber a importância do varejo no contexto mercadológico e econômico, várias empresas comercializam produtos e serviços diretamente ao consumidor, e milhões de reais são transacionados diariamente. Além de criar emprego e girar a economia, o varejo é importante elemento de marketing que permite criar utilidade de posse, tempo e lugar.

As famílias antigas produziam e fabricavam o que necessitavam para seu consumo conseqüentemente, houve a constatação por parte dos produtores da capacidade de produção de determinados bens com maior facilidade que outros, permitindo o desenvolvimento de especializações. A especialização permitia a produção de excedentes daquilo que se fazia melhor e daí a tendência em trocar os excessos de um bem produzido por uma unidade familiar com outros bens produzidos por outras famílias, também necessários para a sobrevivência.

Começaram assim a comercialização e formação de mercados, surgiram a moeda e os intermediários como facilitadores do processo de trocas.

A escolha do canal mais apropriado depende de uma série de fatores, entre eles, o tipo do produto, a estrutura do mercado, a capacidade dos intermediários, os recursos da empresa entre outros. No marketing varejista estuda-se o marketing aplicado pelo intermediário que vende ao consumidor final.

Os estudos históricos do varejo de modo geral têm demonstrado a tendência de enquadrar os fatos a partir das mudanças estruturais detectadas, no entanto, a análise que se propõe visa apenas determinar as bases do varejo brasileiro no tempo e espaço a partir de uma comparação com o varejo em outros países, principalmente Inglaterra e Estados Unidos. Portanto a consideração das modificações estruturais é perfeitamente válida para esse tipo de análise.

Na época do império Romano, as lojas tornaram-se muito numerosas em Roma e em outras cidades do império, na metade do século XlV, cresceram os guilds ( gênios, corporações – palavra da língua inglesa), locais para proteger os mercadizadores de taxas, impostos etc. Os ingleses ganharam prestígio em competição com os italianos e alemães. Posteriormente, com o desenvolvimento da estrada de ferro, apareceram empresas comercializando por catálogo, a primeira empresa a comercializar por catalogo nos Estado Unidos foi a montgomery Ward, iniciando suas operações 1872. A Sears começou em 1886.

Desenvolvimento do Varejo no Brasil

O comércio no Brasil, na época da colônia, era dependente de Portugal, os portugueses controlavam as operações em sua conquista.

O comércio foi estabelecido na alavancagem da produção agrícolas, pecuária e mineração, a cultura do pau-brasil e do açúcar correspondem a um período do crescimento no Brasil; posteriormente, o gado e a mineração ocuparam outro período de crescimento seguidos da cultura cafeeira, que praticamente mudou o destino do pais.

Como o comércio está em grande parte atrelado à indústria, que permite a freqüência da oferta, percebe-se a dificuldade inicial do varejo brasileiro.

Outras formas mais modernas de varejo estão surgindo constantemente, pode-se comprar TV por meio de canais abertos e especiais a cabo que demonstram constantemente suas ofertas.

E nos últimos anos, com o surgimento da internet, principalmente a partir de 1996, ocorreu um crescimento do comercio eletrônico, com muitos varejistas criando suas home pages, seus sites e e-mails para a comunicação direta com seus consumidores finais.

Capitulo 2

Administração varejista

A administração ou o núcleo administrativo é como se fosse o coração e o cérebro da empresa, controlando cada movimento e ações, identificando e atribuindo tarefas especificas para cada membro.

Dessa forma o administrador de uma empresa varejista tem como função, atribui de funções, isso dentro das funções complementares desempenhadas por ele.

Variáveis contáveis do varejo

Para autores como Lazer e Keiley existem três variáveis do composto de marketing varejista: subcomposto de produtos e serviços, comunicação e distribuição.

Subcomposto de produto e serviços onde são decididos os preços, planos de credito, compra e nível de serviços prestados para todos os clientes específicos.

O subcomposto comunicação esta relacionado ao marketing da empresa, a divulgação de seus produtos e/ou serviços, assim como as promoções.

A distribuição nesse subcomposto é definida os meios por onde serão distribuídos os produtos,assim como as lojas ,os depósitos e controle de estoque.

Todos esses subcompostos dever atender e estar de acordo com o perfil do cliente, o marketing da empresa deve ter profundo conhecimento sobre o ramo de atuação da empresa, para que sua propaganda consiga atrair de forma fiel o maior numero de consumidores de seu produto.

Fatores ambientais têm grandes influencia na tomada de decisão das empresas varejistas. Porem dependendo da empresa e seu ramo de atuação esse fator pode ser favorável.

Variáveis incontroláveis

As variáveis incontroláveis são: variáveis econômicas, tecnológicas, políticas, legais, concorrência, sociais, culturais e demográficas. Abaixo estará descrito cada uma delas.

Econômica

Esta variável é de grande importância e esta relacionada à economia do país a seus meios ou método de como manter sua economia aquecida. Exemplo é quando a moeda do país é desvalorizada, as empresas tem que procurar novos meios para se mantiver ativa no mercado.

Tecnológica

O uso da tecnologia, hoje indispensável parar qualquer tipo de empresa, pode influenciar bastante nos negócios da empresa. Para isso uma boa estrutura e um bom uso da tecnologia são essenciais.

Políticas

Essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com