TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING SOCIAL PARA A PROMOÇÃO DE CAMPANHAS DE PREVENÇÃO ANTITABAGISTAS

Por:   •  8/11/2017  •  Abstract  •  3.063 Palavras (13 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA – UNIFOR-MG

CURSO DE MARKETING

ALINE PONTES REZENDE

JOAQUIM PEDRO TEIXEIRA

MAIARA SANTOS

PÂMELA MENDONÇA DE BRITO

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING SOCIAL PARA A PROMOÇÃO DE CAMPANHAS DE PREVENÇÃO ANTITABAGISTAS

FORMIGA – MG

2016

ALINE PONTES REZENDE

JOAQUIM PEDRO TEIXEIRA

MAIARA SANTOS

PÂMELA MENDONÇA DE BRITO

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING SOCIAL PARA A PROMOÇÃO DE CAMPANHAS DE PREVENÇÃO ANTITABAGISTAS

Artigo apresentado ao Curso de Marketing, do Centro Universitário de Formiga – UNIFOR-MG, como requisito parcial para obtenção de créditos na disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa em Marketing, sob orientação do Prof. Isaac D’Leon de Almeida.

FORMIGA – MG

2016

RESUMO

O artigo tem como tema a importância do marketing social para a promoção de campanhas de prevenção antitabagistas. Objetiva mostrar de que forma o marketing social pode ajudar a conscientizar pessoas a adotarem práticas antitabagistas. Para tanto, se apoia no problema que traz a seguinte questão a ser discutida: Qual tem sido, na opinião da população, o impacto das campanhas antitabagista realizadas atrás dos maços de cigarros? Por meio de uma pesquisa de campo qualitativa com cem entrevistados, dentre eles homens e mulheres, fumantes e não fumantes, concluiu-se que na opinião da população pesquisada, o impacto das campanhas antitabagistas realizadas atrás dos maços de cigarros ainda é insuficiente. Isso porque, embora 72% dos entrevistados conheçam a campanha antitabagista presente nos maços cigarro, percebe-se ainda uma relativa percepção destes entrevistados (44%) no que se refere à probabilidade de que a campanha possa, de fato, influenciar o sujeito a parar de fumar. Por outro lado, há quem entenda que mesmo assim as campanhas devem ser continuadas. Acredita-se que as ações de marketing social, mesmo que em princípio não apresentem resultados concretos, ajudam a conscientizar as pessoas a adotar práticas antitabagistas, até mesmo porque a mudança de comportamento que se busca por meio delas surge com o tempo.

Palavras-chave: Marketing social. Campanhas. Antitabagistas.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 REFERENCIAL TEÓRICO........................................................................................6

2.1 O marketing social...............................................................................................6

2.2 Marketing social aplicado às campanhas de prevenção antitabagistas.........7

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES..............................................................................9

4 CONCLUSÃO.........................................................................................................13

REFERÊNCIAS..........................................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo se propõe à discussão da importância do marketing social para a promoção de campanhas de prevenção.

Para tanto, propõe uma análise do entendimento e uso do marketing social e do marketing relacionado à responsabilidade social voltados à promoção e avaliação dos impactos das campanhas antitabagistas que geralmente são feitas atrás dos maços de cigarros comercializados no mercado.

Conforme pode se perceber no dia a dia, mesmo diante de tantas campanhas e ações no sentido da promoção de uma vida saudável e do bem-estar do ser humano, ainda existe um certo descuido no que diz respeito ao uso do tabaco, o que de certa forma, contribui para a não preservação da vida e saúde da população.

Verifica-se na sociedade contemporânea que há um grande apelo em relação às questões de saúde, justificado pela preocupação que o governo e a sociedade têm acerca da vida do homem e, por consequência, há um grande empenho na divulgação de cuidados que devem ser adotados para uma vida saudável. Todavia, nem sempre as campanhas publicitárias conseguem atingir o seu objetivo.

O marketing, por sua vez – embora esteja em princípio associado à administração e gestão de empresas/instituições no sentido de se fidelizar consumidores e promover o lucro, bem como outras ações que buscam o ganho pecuniário – também pode contribuir no aspecto da publicidade e propaganda relacionadas às campanhas com finalidades educativas, incluindo aquelas voltadas à preservação da saúde como é o caso das campanhas antitabagistas.

Por meio de um segmento do marketing chamado marketing social é possível se ter uma ferramenta útil e disponível ao governo e à sociedade em geral para estimular os cuidados com a saúde do homem e promover uma mudança de comportamento social capaz de levar as pessoas a cuidar melhor de sua saúde.

E nesse sentido também, é importante observar em que medida as ações de marketing social podem ajudar e de que forma podem ser consideradas eficazes considerando a finalidade a que se propõe.

Diante deste contexto, o presente artigo tem como finalidade mostrar de que forma o marketing social pode ajudar a conscientizar pessoas a adotarem práticas antitabagistas.

Acredita-se que o marketing social possa contribuir em muito para a utilização de campanhas antitabagistas voltadas à proteção e preservação da saúde. No entanto, tal questão deve ser melhor investigada por meio de uma pesquisa.

Em face disso, o problema que norteará a pesquisa consistirá no seguinte questionamento: Qual tem sido, na opinião da população, o impacto das campanhas antitabagista realizadas atrás dos maços de cigarros?

Para tanto, será realizada a pesquisa bibliográfica por meio da revisão de literatura sobre o tema a fim de respaldar o estudo do ponto de vista teórico, bem como será realizada uma pesquisa de campo a fim de se pesquisar junto à população o problema acima proposto. Será realizada uma pesquisa exploratória quantitativa a partir da abordagem a 100 (cem) pessoas por meio de um questionário composto de 5 (cinco) perguntas fechadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (194.5 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com