TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DO MARKETING PESSOAL NO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  24/4/2018  •  Monografia  •  6.339 Palavras (26 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 26

                              Nome da faculdade (letras maiúsculas)

A INFLUÊNCIA DO MARKETING PESSOAL NO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E DAS ORGANIZAÇÕES

                                                   Cidade- Estado

2016

A INFLUÊNCIA DO MARKETING PESSOAL NO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E DAS ORGANIZAÇÕES

Monografia apresentada ao Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade (nome da faculdade), como requisito parcial para obtenção de título de Bacharel em Administração, sob a orientação da Profº. (nome do professor)

Cidade- estado

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 MARKETING PESSOAL E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E ORGANIZAÇÕES        

2.1 Aspectos Conceituais de Marketing        

2.1.1Tipologia de Marketing        

2.2 Marketing pessoal: conceitos e aplicações        

2.3 Considerações teóricas sobre desenvolvimento de pessoas        

2.3.1 Abordagens teóricas sobre as relações humanas        

2.4 Caracterização do desenvolvimento organizacional        

2.4.1 Organização: conceitos e tipos        

2.4.2 Aspectos formais e informais das organizações        

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


1 INTRODUÇÃO

 O marketing está em todo lugar e em quase tudo que fazemos. Nos anúncios de tv, nas revistas, na internet, nos produtos disponíveis, nos comércios, shoppings center, na escola, no trabalho, locais de lazer e até mesmo em nossas casas estamos expostos ao marketing. O Marketing pessoal é uma espécie daquele, sendo utilizado para fazer com que seus pensamentos, atitudes, sua apresentação e comunicação, trabalhem de forma positiva no ambiente profissional.

O presente trabalho tem como questão problema: Qual a importância do marketing pessoal no processo de desenvolvimento de pessoas e das organizações? 

Em quer que seja o âmbito determinante da estratégia de marketing pessoal, é fundamental um conhecimento antecipado para que seja possível identificar as boas oportunidades e possíveis ameaças. Seja no caso em que o mercado de trabalho está em declínio ou estagnado demando por novos investimentos em oportunidades de trabalho, seja no crescimento desse mercado que deverá motivar o crescimento profissional para alcançar esse desenvolvimento.

Nesse sentido, este trabalho busca apreender e analisar as competências e habilidades indispensáveis para um bom marketing pessoal nas organizações. E identificar os principais aspectos de valorização de boa apresentação da imagem pessoal.

Este estudo será fundado em análise de diversas obras dos mais renomados doutrinadores da área de marketing pessoal afim de análise do tema, como Kotler, Martins, Pacheco dentre outros.

A pesquisa adotada é de cunho bibliográfico, realizada através de consultas a livros, revista, sites sobre o tema. E para a estruturação deste estudo, o mesmo encontra-se dividido em duas seções, na qual a primeira seção aborda os aspectos introdutórios e a segunda seção aborda os temas: aspectos Conceituais de Marketing, a tipologia de Marketing, o Marketing pessoal: conceitos e aplicações, as considerações teóricas sobre desenvolvimento de pessoas, algumas abordagens teóricas sobre as relações humanas, a caracterização do desenvolvimento organizacional, os conceitos e tipos de organização e os aspectos formais e informais das organizações.

2 MARKETING PESSOAL E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E ORGANIZAÇÕES

Neste capítulo serão apresentados os embasamentos teóricos necessários para o alcance do objetivo deste trabalho, tais como: Marketing, tipologia de marketing, marketing, desenvolvimento de pessoas e organizacional, o conceito e tipos de organização e seus aspectos formais e informais.

Nos itens que se seguem busca-se analisar as concepções, características e tipologias de Marketing sob o prisma do desenvolvimento de pessoas, sob a  a perspectiva de diversos autores, como: Gade (1998), Churchill e Peter (2005) e Kotler e Armstrong (2000).

O Marketing não se trata apenas de criar uma imagem positiva da empresa, de seus produtos e serviços, mas também de colaborar para uma parceria importante entre organização e colaboradores, sobretudo, no que se refere ao desenvolvimento do Marketing Pessoal, que visa não só capacitar o profissional para atender às demandas do campo de trabalho, mas especialmente para que este possa obter o máximo desenvolvimento de suas potencialidades e assim alcançar um crescimento tanto pessoal quanto profissional.

2.1 Aspectos Conceituais de Marketing

Marketing, segundo Gade (1998), trata-se de um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e almejam por meio da criação e troca de produtos e valor com outras pessoas.

De acordo com este pensamento, o Marketing engloba aspectos sociais e organizacionais que permeiam as relações cotidianas dos indivíduos e dos grupos a que fazem parte, e isso se dá através tanto da criação quanto por meio das trocas materiais e imateriais entre os sujeitos.

Na concepção de Churchill Jr. e Peter (2005), o marketing envolve o que as organizações fazem e devem fazer para instituir valor para os clientes e alcançar seus objetivos. Em linhas gerais, engloba o desenvolvimento de planos e estratégias e sua consecutiva implementação e controle.

De acordo com a concepção supracitada, o Marketing está mais voltado para a satisfação das necessidades dos clientes, o que demanda pela criação de planos e estratégias que visem satisfazer tais anseios.

Conforme assinala Kotler (2003), o marketing se traduz na arte e na ciência de eleger os mercados-alvo e de conquistar, reter e cultivar clientes, através da concepção, comunicação e fornecimento de valor superior aos clientes. Em resumo, marketing é a conversão das necessidades cambiantes das pessoas em oportunidades vantajosas para as organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)   pdf (210 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com