TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Idade Média na Europa: A Era das Trevas?

Tese: A Idade Média na Europa: A Era das Trevas?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Tese  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 3

A Idade Média na Europa : uma " Idade de Trevas"?

Na época da Renascença ( séculos XIV, XV e XVI, tornou-se costume dividir a história em três grandes períodos: Idade Antiga, Idade Média e Idade Moderna. Acreditava-se que a humanidade havia presenciado duas fases de progresso ( Idade Antiga e Idade Moderna), separadas por uma período de "trevas", a Idade Média.

Na época Medieval, a sociedade teria sido caracterizada pela ignorância, superstição e miséria, esquecendo-se do conhecimento, preocupada com a vida após a morte na Terra. Essa idéia é baseada na equivocada conclusão de que todo o período medieval possui traços culturais idênticos. Na verdade, as instituições européias do século VI são, fundamentalmente, diferentes das posteriores ao século XI. A chamada "Idade das Trevas" não caracterizou mais que quatro séculos ( V ao VIII), abarcando, portanto, apenas uma parcela da Alta Idade Média .

2 - A alta idade média e o império carolíngio

Formalmente, a idade média é dividida em duas fases distintas : A alta idade média ( séculos V ao X) e baixa idade média (séculos XI ao XV). A cultura, nos primeiros séculos da alta idade média, significou um retrocesso em termos civilizatórios. A produção intelectual foi cercada pela ignorância e desprezo pela vida terrena.

A atividade econômica reduziu-se aos níveis da troca direta e produção economicamente rural. A sociedade mergulhou no barbarismo. Essa situação começou a sofrer alterações no século IX, com a criação do Império Carolíngio .

3 - O processo de formação e apogeu do sistema feudal

A grosso modo, a Idade Média foi caracterizada na Europa por um sistema econômico, político e social denominado Feudalismo . Sua formação ocorreu da síntese entre elementos da cultura germânica e romana, cimentados entre si pelo Cristianismo .

As principais características do feudalismo foram : economia rural e de subsistência, política descentralizada, relações de suserania e vassalagem, cultura teocêntrica e relações de servidão entre servos e nobres. O sistema Feudal não foi igual por toda a Europa. Suas características forma mais ou menos acentuadas conforme a região do continente europeu. O feudalismo foi mais marcante na região onde atualmente existe a França.

O sistema feudal teve sua consolidação na alta idade média. A partir da baixa idade média foi perdendo a sua força, dando lugar a novas instituições que prepararam um novo tipo de sociedade .

4 - A idade média oriental : os impérios bizantino e árabe

Paralelamente ao feudalismo que permeava o Europa centro Ocidental, outras civilizações se desenvolviam seguindo rumos distintos. O império romano sobrevivia no oriente, através do Império Bizantino. Na península arábica, surgia uma nova civilização justificada na religião criada por Maomé. Em menos de um século, os árabes formariam o Império Islâmico, estendendo-se das fronteiras com a Índia, passando pelo norte da África e alcançando a Península Ibérica .

5 - O sistema feudal :

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com