TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Indústria de higiene pessoal e beleza tem grande importância no Brasil

Por:   •  11/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  14.884 Palavras (60 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 60

Parte 1 – Sumário Executivo

O Bí-o Multiply 5 é um produto novo e será disponibilizado pela marca Garnier. O item é um desodorante no formato spray aerosol, que une cinco multibenefícios em um único produto. O desenvolvimento dele tem o intuito de suprir a busca do consumidor por antitranspirantes com benefícios especiais, pois constatamos que existe a procura por esse tipo de produto, entretanto, o mercado oferece essas funcionalidades de maneira isolada, fazendo com que o cliente tenha que abdicar de algumas melhorias.

A marca Garnier é uma das principais marcas do grupo L’oreal, uma das maiores empresas do mercado de beleza e higiene pessoal, e é destinada ao grande público. Garnier é reconhecida por trazer produtos de qualidade através de técnicas que unem natureza e tecnologia. A empresa possui uma equipe altamente especializada com recursos essenciais para o desenvolvimento de produtos de alta qualidade e confiança nos segmentos de coloração capilar, tratamento capilar e desodorantes. Bí-O é o segmento da marca destinado a desodorantes e conta hoje com um portfólio de 12 desodorantes em versão aerosol e rollon, porém a marca no segmento de desodorantes ainda não possui o destaque desejado.

A indústria de higiene pessoal e beleza tem grande importância no Brasil, a de desodorantes em especial foi considerada por alguns anos a maior do mundo. Sabendo das características promissoras do mercado, a Garnier busca ampliar seu portfólio trazendo inovação para atender cada vez melhor as necessidades de seu cliente, além de atender uma parcela maior do mercado.

Visando promover participação de mercado, o preço competitivo Bí-O Multiply 5 é o “preço médio”, tendo em vista que não é o mais alto entre seus concorrentes, enquanto apresenta alta qualidade contribuindo para seu sucesso.

Apesar da situação da economia brasileira, que prejudicou as vendas devido a uma grande diminuição do poder de compra da população, fazendo com que perdêssemos a posição de liderança na categoria de desodorantes, o mercado brasileiro continua em crescimento e é esperado que o setor tenha uma recuperação de vendas em 2017. Principalmente por se tratar de desodorante, um produto utilizado diariamente por grande parte da população por conta do clima tropical e hábitos de higiene no país.

O lançamento do produto ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro, nosso objetivo é atingir o público ­alvo de mulheres, entre 20 à 35 anos, pertencentes à classe B e C. Mulheres acostumadas com a vida corrida da atualidade que buscam produtos práticos e com diversos benefícios.

Segundo pesquisas disponibilizadas pelo Euromonitor observou-­se que o formato em spray se destaca nas vendas entre os demais. Nesse segmento é esperado que, entre 2015 e 2020, o mercado continue em ascensão devido aos preços acessíveis quando comparados a outros modelos. Além disso, os brasileiros buscam desodorantes que oferecem benefícios particulares, como anti-stress, prevenção de manchas em roupas claras e escuras e diminuidores de pelos nas axilas. As grandes empresas já introduziram diversas novidades no mercado e os consumidores respondem positivamente a esses múltiplos benefícios. O Bí-O Multiply 5 foi desenvolvido visando uma lacuna no mercado em que fosse possível atender essa necessidade.

Após uma análise interna das estratégias utilizadas atualmente pela marca realizamos um diagnóstico estratégico e a partir das conclusões definimos o posicionamento do nosso produto e os objetivos. Nossos objetivos para o novo produto são ­alcançar um aumento no faturamento de vendas de X% em Y anos Atingir uma participação de mercado de Z%, estar presente em 80% dos pontos já atendidos pela empresa e alcançar 80% de satisfação em pesquisas com os consumidores.

Desenvolvido pensando nas mulheres jovens, práticas e de vida corrida do século XXI, o benefício principal do Bí-O Multiply 5 é sua multiplicidade, unindo 5 funcionalidades essenciais em um só desodorante. Para divulgar nosso produto e alcançar nossos objetivos utilizaremos as principais ferramentas de comunicação, nosso eixo criativo consiste em comunicar para o nosso público a principal vantagem competitiva do nosso produto, o fato de ser múltiplo e completo, de forma que a cliente entenda que com Bí-O Multiply 5 ela não precisará mais ter dúvidas e abdicar de certas funcionalidades importantes que um desodorante deve ter. Para dar maior visibilidade ao nosso produto e atingir ao máximo o número de clientes, utilizaremos canais de divulgação como TV, revistas, mídias sociais e hotsite.

Parte 2 – Oportunidades

2.1. Identificação do Problema/Oportunidade

Por estar presente na cesta de 98% dos brasileiros, a estratégia de crescimento para os desodorantes têm sido agregar valor aos produtos e às marcas através de benefícios, ações em pontos de venda e uma comunicação forte, pois esse é um setor onde é difícil encontrar a diferenciação entre os concorrentes.

Em 2015, os desodorantes em spray registraram um excelente desempenho em relação aos preços, em comparação com outros tipos de desodorantes. Neste mesmo ano, foram realizados investimentos em promoções nos pontos de venda com descontos sobre os produtos, levando a um declínio no preço unitário por litro de desodorantes do tipo spray. Apesar disso, o cenário durante 2015, testemunhou um enorme declínio de compra, devido a alta inflação e desemprego, explicando os motivos para o desempenho mais lento no mercado de desodorantes.

Porém, entre 2015 e 2020, é esperado que o Mercado de desodorantes continue a funcionar devido aos preços acessíveis destes produtos. Todas as categorias deverão registrar baixo volume e valor em declínio, exceto os desodorantes em spray, que deverão continuar a ganhar uma grande quota de Mercado.

Diversos investimentos em inovação de produtos de alta performance e produtos com benefícios extras, irão ajudar as vendas de desodorantes em formatos como spray e roll-on entre 2015 e 2020. Além disso, fragrância e funcionalidade continuam a ser fatores importantes para o consumidor de desodorantes.

Praticamente todos os tipos de desodorantes são antitranspirantes, devido ao fato do Brasil ser um país tropical quente, e como resultado, os consumidores geralmente preferem produtos que oferecem benefícios antitranspirantes. Além disso, hábitos culturais e, principalmente, o clima tropical também influenciam as vendas, devido ao fato dos brasileiros usarem desodorante, em média, duas vezes por dia.

Os brasileiros também buscam desodorantes que oferecem benefícios especiais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (103.1 Kb)   pdf (208 Kb)   docx (85.8 Kb)  
Continuar por mais 59 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com