TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução à Pesquisa

Por:   •  6/12/2020  •  Seminário  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO À PESQUISA

Heron Marcel Da Cruz¹ 

Jonathas Felipe Blunk De Campos

Josiane Lopes Ribeiro

Luana Dos Santos Boschetto

Germano Demathe Alencar²

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1

“Segundo Cordi (1995, P. 30) Foi também Kant quem estabeleceu a premissa de que a filosofia é uma atitude e não possível de se ensinar. Diz Ele “não se aprende a filosofia, mas apenas a filosofar”.” (CORDI, 1995, P. 30)

2

Como uma das formas de conhecimento produzido pelo homem no decorrer de sua história, a ciência é determinada pelas necessidades materiais do homem em cada momento histórico, ao mesmo tempo em que nelas interfere. A produção de conhecimento científico não é, pois, prerrogativa do homem contemporâneo. Quer nas primeiras formas de organização social, quer nas sociedades atuais, é possível identificar a constante tentativa do homem para compreender o mundo e a si mesmo; é possível identificar, também, como marca comum aos diferentes momentos do processo de construção do conhecimento científico, a inter-relação entre as necessidades humanas e o conhecimento produzido: ao mesmo tempo em que atuam como geradoras de ideias e explicações, as necessidades humanas vão se transformando a partir, entre outros fatores, do conhecimento produzido. (ANDERY Et Al; 1996, p. 13).

3

A palavra ciência tem um significado erroneamente amplo, ela direciona o conhecimento de várias coisas diversas, mesmo estas terem relação entre si. É utilizada para indicar um conjunto de métodos específicos para comprovação do conhecimento adquirido, a grande quantidade de conhecimento resultante do uso destes métodos, os vários valores e costumes culturais que direcionam as atividades cientificas ou qualquer combinação destes itens acima citados. (Merton, 1970, p. 652)

REFERÊNCIAS[a]

ANDERY, Maria Amália Pie Abib et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 5. ed. Rio de Janeiro: Espaço e Tempor, 1994

BAZZANELLA, André. Metodologia científica / Elizabeth Penzlien Tafner; Everaldo da Silva; Antonio José Müller (Org.). Indaial: Uniasselvi, 2013.

CORDI, Cassiano. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 1995.

MERTON, Robert K. Sociologia: teoria e estrutura. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

[a]Retirar caixa de texto

ORDEM ALFABETICA- ok

ALINHAMENTO JUSTIFICADO-ok

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com