TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bernard Charlot - O trabalho e o desempenho do aluno na escola

Por:   •  12/10/2018  •  Resenha  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 2

A Escola e o trabalho dos alunos

Bernard Charlot

A escola e o trabalho dos alunos é uma resenha da conferência  de Bernard Charlot, durante o XVII Colóquio Afirse. Inicia destacando pontos  comparativos  sobre  o ensinar e aprender dos alunos  no Brasil e  na França.  Nesta reflexão,  duas questões   são discutidas por Bernard. A primeira sobre a natureza e a especificidade da atividade escolar do aluno e a segunda,  se essa atividade pode ser chamada de trabalho.

A resenha entitulada  “A escola e o trabalho dos alunos” é uma análise da conferência  de Bernard Charlot,   durante o XVII Colóquio Afirse.

O artigo discorre essencialmente em cima de duas questões. A primeira sobre a natureza e a especificidade da atividade escolar do aluno e a segunda segue questionando se essa atividade merece o nome de trabalho.

Na primeira parte, há um debate epistemológico e teórico sobre a atividade do aluno e na segunda parte a atividade escolar do aluno é discutida na perspectiva da escola e na dos alunos.

Nas décadas de 60,70 e 80, a atividade escolar é considerada de reprodução, e é estudada na Sociologia da  Reprodução, de Bourdieu, que questiona se quem tem capital cultural e disposições culturais requeridas pela escola torna-se um aluno bem sucedido.  Será que estamos condenados à eterna reprodução? Para o autor, existe espaço para lutas, sendo necessário mudar o hábitus através da cosnciencia sociológica.

Faz=se necessário outro modelo que não o da sociologia da reprodução, pois esta sociologia negligenciou a atividade escolar.

Para Leontiev, qure analisa a atividade do aluno, todas as ações  eoperações precisam de um motivo e objetivo. Quando estes dois fatores se encontram, temos uma atividade, porém, há um descompasso entre o motivo e o objetivo, pois só se engaja numa atividade quem lhe confere sentido.

É necessário analisar a atividade escolar para que possamos entender por que alunos de meios populares  são bem sucedidos. Como moças podem ser bem sucedidas?

Problema central da pedagogia: controlar a relação entre objeto de pensamento e referentes de vida. Apoio X obstáculo.

Atividade escolar : especificidades.

A atividade escolar tem impossibilitado outros tipos de atividades.

A atividade escolar é trabalho: sim, pois exige esforço e gasta energia, funciona sobre certas condições e é avaliado. Desenrola-se no quadro social.

Atividade do aluno fora da escola.

Para os alunos a atividade escolar é um trabalho imposto aos jovens pelos adultos.

Os alunos não reconhecem as especificidades do trabalho escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com