TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa

Por:   •  4/7/2019  •  Ensaio  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

A partir dos resultados da pesquisa realizada pelo sistema nacional de avaliação da educação básica (SAEB), obteve dados alarmantes cerca de 99% dos alunos do 3ª ano do ensino médio não tem o domínio do idioma português .

O problema atinge além dos alunos das escolas de ensino público abrange os alunos de escola particulares.

De acordo com Soares (1996, p. 04):

Seria ingenuidade, para não falar em omissão histórica, imaginar que possamos conquistar o desenvolvimento sem preparar adequadamente nossos jovens para um mundo em que a informação, em todas as áreas do conhecimento humano, será um diferencial decisivo para delimitar o grau de independência e competitividade dos países, empresas, instituições e, sobretudo, do indivíduo. Não basta tecnologia de ponta, redução de custos, programas de qualidade e produtividade. Para participar da globalização com vantagens competitivas, o Brasil precisa de valores humanos, cujo talento, cultura, criatividade e preparo são requisitos fundamentais ao desenvolvimento.

Segundo Soares (1996), o individuo hoje em dia sofre uma grande desvalorização cultural, causado pelos avanços da multimídias eletrônicas, o individuo não esta se tornando um endivido critico, tendo a liberdade de tomar decisões, desta maneira deixa o individuo se desenvolver seu raciocínio e se torna uma simples maquina controlada pela base.

Outra critica do nosso autor e a falta de estímulos a leituras de jornais, livros e revistas deixando os jovens desinformados de certas informações e formação.

Os estudantes na maioria que tem acesso a multimídias tecnológicas, conseguem jogar, ou dialogar através de chats de coversas online, navegam com uma simplicidade na internet , que parecem que nasceram sabendo mexer, mas quando e pedido para realizar uma interpretação de uma obra literária ou teórica, não consegue transmitir o que a obra quer nos dizer; muitos alunos para entrarem em faculdades acabam fazendo curso de especialização mas este, tipo de ensino não ensina e sim gravar o conhecimento por um curto prazo.

Na maioria das escolas brasileiras não se tem uma biblioteca, a falta de acesso das mídias tecnológicas nas escolas deixam a desejar, a estruturas escolas,

É inadmissível, porém, a ausência de formação intelectual e a alienação diante da realidade tangível. Para reverter esse quadro - uma responsabilidade inalienável das autoridades, educadores, professores e pais - não basta oferecer aos alunos os imprescindíveis livros didáticos. É preciso oferecer-lhes incentivos e meios de lerem os principais autores nacionais e estrangeiros, da literatura de ficção e não-ficção, jornais, revistas e obras científicas humanísticas. Essa é a forma de construirmos uma sociedade inteligente, culta e capaz de conduzir o Brasil a um destino melhor. ( SOARES,1996, p. 4)

Por ultimo deixo as palavras de Bill Gates, transcritas por Soares (1996,p 4), um multimilionário gênio da informática, afirmou: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros”. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive, a sua própria história!

SOARES, Wander. Quem lê não escreve. In: A leitura e a escrita na emancipação do sujeito. São Paulo: Ática, 1996, p. 04.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com