TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa, Tecnologia e Sociedade

Por:   •  16/5/2022  •  Dissertação  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

Considerando o contexto apresentado nos textos e o conteúdo do material da disciplina, responda:

a) Qual o método científico utilizado pelo pesquisador, apresentado no conteúdo do material e apresentado no texto II? Justifique sua resposta.

Pude analisar que o método científico utilizado foi a “Observação”, pois o pesquisador observa um fato, um fenômeno. Notei que ela foi realizada de forma simples, ou seja, a olho nu, e por meio de instrumentos apropriados (pêndulo).

Levantou questionamentos acerca do fenômeno, problematizando-o em etapas como: Por que ocorreu? Como ocorreu? Quais fatores puderam influenciar a sua ocorrência?

Diante de tudo isso ele pôde responder as perguntas feitas, criou uma hipótese que fosse capaz de explicar o fenômeno. Na tentativa de entender e formular uma explicação, pode ser levantada mais de uma hipótese.

Normalmente, as hipóteses vêm acompanhadas de uma dedução (predições), que nada mais são do que uma previsão da hipótese. Ou seja, é o famoso “então se”: “então se eu fizer isso, pode acontecer aquilo”.

À medida que os experimentos foram realizados, as evidências foram reunidas e as hipóteses foram testadas.

Foi necessária a presença de dois grupos em um experimento:

– Grupo controle: aquele que não sofre interferência no experimento.

– Grupo experimental: aquele que sofre interferência no experimento.

O mais interessante e legal foi quando se obteve os resultados, através das coletas dos dados e juntamente com as interpretações realizadas.

Confirmou-se então a hipótese, pelos dados obtidos do experimento, foi necessário repetir os experimentos várias vezes antes de atestar que aquela hipótese foi válida. Se a sua hipótese não fosse válida, dever-se-ia elaborar uma outra que conseguisse explicar aquele fenômeno e fazer novos experimentos.

Os experimentos foram feitos e a hipótese foi confirmada, foi feito então uma conclusão e uma publicação de seu trabalho científico para divulgar e espalhar o conhecimento adquirido. Nesse caso, contribuindo para a construção do relógio astronômico (HAWKING, 2005, p.53).

b) Qual é a classificação do produto acadêmico proposto para a atividade? Justifique sua resposta.

O produto acadêmico é um Artigo. Na redação do produto proposto para a atividade pude notar a presença de palavras chaves que comumente são utilizadas na estrutura dele, em sua Introdução pude ver do que se tratou o estudo, poque a investigação foi feita, o que se sabia sobre o assunto no início da investigação, no Método vi como o estudo foi realizado, em Resultados vi o que foi encontrado e quais foram os fatos revelados pela investigação.

Os fatos e argumentos são harmonizados para orientar o leitor e fazê-lo compreender a conclusão do autor e poder analisar, ele próprio, a validade e a aplicabilidade da investigação, foi um Artigo de grande valia para meu conhecimento histórico e cultural, gostei bastante.

Referências:

Pereira, Mauricio Gomes. Artigos científicos: como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com