TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Por:   •  25/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  10.329 Palavras (42 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 42

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA “PAULA SOUZA”

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA “DEP. ROQUE TREVISAN”

TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL

GABRIEL DA SILVA PINTO

JOAO VICTOR SBRAVATTI FARIA

MATHEUS VINICIUS DE MORAES

PROJETO INTERDISCIPLINAR – 1º CICLO USO DE TECNOLOGIAS PARA GESTÃO EMPRESARIAL

PIRACICABA - SP

ABRIL/2020

GABRIEL DA SILVA PINTO

JOAO VICTOR SBRAVATTI FARIA

MATHEUS VINICIUS DE MORAES

PROJETO INTERDISCIPLINAR – 1º CICLO USO DE TECNOLOGIAS PARA GESTÃO EMPRESARIAL

Projeto Interdisciplinar de conclusão do 1º Semestre do Curso de Graduação apresentado à FATEC Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Dep. “Roque Trevisan”, em Tecnologia de Gestão Empresarial.

Orientadora: Prof. Dr. Ângela Locateli

PIRACICABA – SP

ABRIL/2020

SUMÁRIO

1.0 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC        4

1.1 Conceitos de Tecnologias da Informação e Comunicação        4

1.2 Uso De Tecnologias Para Gestão Empresarial        7

1.3 Objetivos Gerais        8

1.4 Metodologia        9

2.0  A EMPRESA        10

2.1  Histórico da Empresa (histórico, aspectos morais e éticos)        10

2.2 Constituição jurídica, licenças, alvará e autorizações        13

2.3 Principais produtos, serviços e consumidores        19

2.4  Estrutura Organizacional e Funções Administrativas        26

2.5  Tipos de Liderança e Políticas de Integração e Estimulo ao Funcionário        28

2.6  Definição de Principais Processos        30

2.7  Ações Sociais        33

3.0 ESTUDO DE CASO        35

3.1 Perfil Tecnológico        35

3.2 Tecnologias Aplicadas        37

3.3 Melhorias Na Gestão Empresarial        45

CONCLUSÃO        47

REFERÊNCIAS        48

1.0 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC

Introdução

Com o passar dos anos a tecnologia avança cada vez mais, proporcionando uma facilidade tanto a vida pessoal quanto no cotidiano dos seres humanos.

Um exemplo desse avanço são os computadores que além de trazer entretenimento também tem sido uma ferramenta muito importante na agilização de processos, armazenamento e troca de informações, etc.

1.1 Conceitos de Tecnologias da Informação e Comunicação

Para entender melhor o que é tecnologia da informação, antes de tudo compreender o que é informação é essencial.

A informação trata-se de um conjunto de dados organizados em um contexto que pode ser utilizado para aprofundar o conhecimento sobre determinado assunto. O cérebro humano capta essa informação de interesse individual e processa podendo obter conclusões que podem ser utilizados na tomada de decisões.

Com o crescimento da tecnologia, esses dados puderam ser inseridos no meio computacional através de equipamentos Hardware (computadores, Notebooks, Tablets, Celulares, etc.) e Software (Aplicativos, sistemas operacionais, etc.). Esses equipamentos trazem com uma maior frequência a interação com os seguintes tipos de informação: Texto, Imagem estática ou dinâmica (vídeo) e som.

Segundo Ramos (2008) são três áreas que se pode aplicar as TIC: computador, comunicação, controlo e automação.

Computador

Desenvolvido para fazer cálculos e operações lógicas com facilidade e rapidez o computador executa tudo isso através da operação de programa introduzidos nele.

Na informática o computador tem o papel fundamental de operar as informações (dados) por meios automáticos utilizando o hardware e software como dito anteriormente.

O hardware seria considerado a parte física do computador, compostas pelos componentes eletrônicos e mecânicos que juntos formam o computador. O software é o que torna o computador uma ferramenta útil para nós. Ele processa os dados e instruções comandados pelos componentes eletrônicos do hardware. Graças ao software o computador pode tratar as informações fornecidas pelo hardware de forma automática, rápida e eficiente com seus cálculos e operações lógicas o que o torna essencial no nosso cotidiano.

Ao contrário do que se pensa o termo hardware não se baseia apenas em computadores pessoais, mas também se refere a equipamentos que necessitam de processamento computacional, como encontrados em telefones, automóveis, equipamentos de hospital, etc.

Comunicação

A comunicação foi essencial para o desenvolvimento dos seres humanos desde os seus primórdios, ela se baseia na interação entre duas ou mais pessoas que transmitem e recebem a informação.

No mundo contemporâneo, comunicar-se a distância tornou-se necessário para algumas atividades humanas. Para isso as telecomunicações foram desenvolvidas possibilitando a comunicação a distância, diversos meios são usados para tal, como sistemas de rádio e satélite, fibra ótica, cabos submarinos, etc.

  • Telefone Móvel: O telefone celular ou hoje mais conhecido como smartphone é um exemplo de telecomunicação, o aparelho utiliza os sistemas de rádio e com isso é possível a comunicação sem fios.

  • Videoconferência: As videoconferências ou vídeo chamadas permitem que o usuário estabeleça uma ligação de áudio e vídeo em tempo real, sem que os usuários necessitem estar próximos

Controle e Automação

Há também equipamentos e processos industriais que utilizam as TIC, seja para manipular alguns equipamentos, seja para automatizar processos.

Na robótica as máquinas são desenvolvidas para serem controladas por sistemas geralmente através de computadores e microprocessadores, essas máquinas são compostas por dispositivos mecânicos, eletrônicos e de informática.

Muitas empresas hoje em dia utilizam a robótica para automatizar seus processos e com isso diminuir custos de produção, garantir a qualidade de seus produtos, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (74.6 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com