TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIEDADE DO CONSUMO

Por:   •  21/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSAIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Campus Passos

Comunicação social – Publicidade e Propaganda

JÚLIA BEATRIZ NOVAIS DE MELO

SOCIEDADE DO CONSUMO

PASSOS – MG

Setembro/2018

  • Características, dinâmicas e processos.

Podemos começar analisando a partir da Revolução Industrial, que trouxe a perspectiva de uma série de outros elementos que também trouxeram essa revolução para a relação do consumo. Um desses pontos foi a produção em massa, logo em seguida o transporte em massa, pois nem tudo que era produzido em determinadas fábricas regionais podia ser consumido apenas naquele local, então os produtos precisavam ser transportados para outras cidades e até países surgindo assim a venda em massa. A figura do consumidor aparece quando se trabalha na perspectiva de fábrica, já que ela traz relação de trabalho constante e logo o trabalhador se sente seguro por ter uma renda referente a essa atividade e assim a tranquilidade de consumir.

Produção em conjunto com o transporte, a venda em massa e essa figura do consumidor, um ser que tem uma renda disponível para consumir com frequência, é a base da sociedade do consumo, uma sociedade de ofertas de bens normalizados, produzidos a baixos custos e que resultam da produção em série, atrativos e duração breve, pois as necessidades de produzir e vender são permanentes.

O desenvolvimento econômico e social é pautado pelo aumento do consumo que resulta em lucro ao comercio e as grandes empresas, gerando mais empregos, aumentando a renda, o que acarreta ainda mais consumo. Porém uma descontinuação nesse modelo acarretaria uma crise, pois a renda diminuiria, o desemprego elevar-se-ia  e o acesso a elementos básicos seria mais dificultado, uma crise cíclica, como a uma superprodução em que não há mercado para consumir o que foi produzido, assim o preço dos produtos caem, contudo há uma grande taxa de desemprego, pois não há mais necessidade de produção, para que não acumule, assim não tem o que ser feito nas fábricas, o desemprego causa a crise de consumo e com isso as vendas só vão diminuindo.

A oferta excede a procura, assim, são criadas as técnicas de publicidade e marketing, de forma a escoar a produção, já que o tempo de vida útil dos produtos é encurtado. É criada uma validade para os produtos, seja ele alimentício ou um aparelho eletrônico, que fica ultrapassado rapidamente, fazendo ser esquecido que muita coisa é do passado e só são reformulados para o presente, ou seja, “nada se cria, tudo se copia”. Essa produção de mercadoria previamente elaborada para serem rapidamente descartadas fazem com que o consumidor compre um novo produto em breve, acumulando assim uma maior quantidade de lixo enquanto há diminuição dos recursos naturais.

  • O ser humano nesse contexto

É um tipo de sociedade que promove, encoraja ou reforça a escolha de um estilo de vida e uma estratégia existencial consumista, rejeitando todas as opções culturais alternativas ou seja é um tipo de sociedade que educa as outras pessoas a um estilo de vida especifico de consumo, seja ele por status, impulsivo ou por satisfação, se sentindo mais incluso em um determinado grupo de pessoas.

A dependência das compras se estabelece na infância, com o envolvimento das crianças com a mídia, imagens e significados que surgem no mundo do comércio, sem restringência de gênero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com