TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Situação Atual

Por:   •  30/3/2023  •  Monografia  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 3

3.4 Pesquisa de mercado

As pesquisas de mercado são uma ferramenta que possui o propósito de buscar informações sobre o mercado, como, necessidade dos clientes, passos de concorrentes, fornecedores, e outras informações relevantes para o mercado como um todo, além de fornecer conhecimentos e competências para a resolução de problemas. Efetuando uma pesquisa de mercado, decerto, a empresa ficará bem mais posicionada em seu nicho, consequentemente, tendo consciência de suas necessidades e as do mercado em completo. Associar pesquisas de mercado com os conhecimentos adquiridos por ele e a inovação, podem gerar resultados grandiosos e um enorme sucesso pela frente. 

Conforme Gomes (2005, p.10) em relação às pesquisas de mercado: 

Atualmente, ela está ao alcance das pequenas empresas e pode ser realizada a partir de institutos de pesquisas contratados, empresas juniores compostas por estudantes universitários ou, realizadas pelo próprio empresário e seus colaboradores. Dependendo da complexidade da pesquisa, é fundamental que se contrate uma instituição capacitada.

As organizações como um todo, necessitam das ferramentas de pesquisas de mercado, dando capacidade para auxiliá-las a conquistar e dominar espaços em um mercado competitivo. Podendo também fazer uma análise do perfil do seu consumidor, inovar o produto de compra para melhor experiência do cliente. Entender e conhecer o mercado em que se atua é essencial para uma empresa que se situa em um âmbito de alta competitividade, além de ser útil para o alcance de metas e objetivos. É de extrema percepção que com o uso das pesquisas de mercado são extraídas informações complexas e precisas para as empresas, refletindo a verdadeira posição da instituição.

Analisando a definição que foi traçada por Kotler (1998), observa-se que a pesquisa de marketing tem como objetivo ligar o

“consumidor, o cliente e o público ao profissional de marketing por meio de informações – estas usadas para identificar e definir oportunidades e ameaças do mercado; gerar, refinar e avaliar ações de marketing; monitorar o desempenho do marketing; e melhorar o entendimento do marketing como um processo” (KOTLER, 1998). 

Malhotra (2006, p. 36), define a pesquisa de marketing como um processo sistêmico e objetivo, cuja finalidade é identificar, coletar, analisar e disseminar informações, auxiliando assim para “melhorar as tomadas de decisões relacionadas aos problemas e oportunidades formadas no marketing.”

A partir desse passo, desenvolve-se um processo de pesquisas ainda mais aprofundado, análise de vendas, potências de mercado, participações dentro mercado, características, tendências de negócios e as previsões.                                                                        

Todo e qualquer processo de pesquisa de marketing segue um planejamento a ser efetuado em 6 etapas, que referenciado por Malhotra (2006, p. 39) são: definição de problema, desenvolvimento de uma abordagem, formulação da concepção de pesquisa, trabalho de campo/coleta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com