TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VITÓRIA DA (DES) ORGANIZAÇÃO

Exames: A VITÓRIA DA (DES) ORGANIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 7

01. Levando em consideração o texto lido e seus conhecimentos adquiridos sobre as funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar responda as seguintes questões:

a. Faça uma breve definição conceitual sobre cada uma das funções (planejar, organizar, dirigir e controlar).

Planejar: É uma das ferramentas administrativas usada para se antever o futuro da empresa, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos.

Organizar: É uma das ferramentas administrativas usada no processo de gerir os recursos corporativos tangíveis e intangíveis, essenciais à consecução dos objetivos.

Dirigir: É uma das ferramentas administrativas usada pela liderança e está relacionada com os processos de gestão de pessoas para influencia-las a alcançar uma meta estabelecida pela administração.

Controlar: É uma das ferramentas administrativas usada pelos gestores para mensurar se as ações adotadas são as mais compatíveis com as necessidades reais da empresa.

b. Cite exemplos retirados do texto que se relacionam com cada uma dessas funções.

Planejar

“... Já as questões estratégicas são parte da responsabilidade do presidente carnavalesca, Rosa.É ela quem pensa no resultado final, no conjunto da obra, mas não deixa de lado a administração da operação...”

“... A estratégia financeira da escola é pensada pelo patrono...”

Organizar

“... Rosa está sempre circulando. Assim, pode verificar o andamento dos trabalhos, planejar modificações com os chefes de setores e explicar detalhes dos esboços...”

“...Mas é do presidente a responsabilidade operacional de administrar todo o dinheiro que circula no barracão...”

Dirigir

“... Na Imperatriz, predomina o estilo democrático de liderança...”

“... O estilo de atuação da carnavalesca contribui, e muito, para o comprometimento de todos os envolvidos com o resultado final...”

Controlar

“...Os responsáveis pelos setores têm uma preocupação grande em reconher os que revelem interesse u habilidades acima da média... “

“... Há uma preocupação de fazer os funcionários mais interessados passarem por várias atividades...“

“... O controle não é aparente, não há prestação de contas nem relatórios. Mas parece haver, sim, uma consciência generalizada de que todos podem realizar seus trabalhos de forma competente e dentro do prazo...”

02. No que se refere ao Direito Empresarial e do Consumidor, reflita, pesquise, estude e responda as seguintes perguntas:

a) Um visitante vai ao barracão de uma das escolas de samba e, em razão dos funcionários desta não terem isolado a área próxima onde estavam

trabalhando, acaba se ferindo gravemente. Diante desta situação e do que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC - lei 8078/1990), pode-se considerar aí uma relação de consumo? Se sim, descreva os elementos desta relação e esclareça se a pessoa ferida poderá ser indenizada pelos prejuízos com base nas disposições do CDC.

Art. 2° Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.

Parágrafo único. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.

Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

§ 1° Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.

§ 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.

Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

§ 1° O serviço é defeituoso quando não fornece a segurança que o consumidor dele pode esperar, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais:...

§ 3° O fornecedor de serviços só não será responsabilizado quando provar:

II - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.

Considerando que mesmo as escolas de samba promovendo suas atividades sem fins lucrativos e que não houve cobrança para liberar o acesso as suas dependências ao visitante, podemos dizer que neste acidente existiu uma relação de consumo de produto ou de serviço e cabe indenização ao acidentado valendo-se do CDC.

b) O que são associações? Qual a diferença entre associações e sociedades? O que é uma Sociedade Limitada?

Associação é uma organização resultante da reunião legal entre duas ou mais pessoas, com ou sem personalidade jurídica, para a realização de um objetivo comum.

Sociedade (Pessoa Juridica) é o nome que se dá ao agrupamento de pessoas para a realização de atividades privadas, na forma de uma pessoa jurídica, sendo reservada à primeira expressão à reunião com fins empresariais e a segunda para o conjunto que visa resultados sociais independentemente de benefícios financeiros, consoante artigos 53 e 981 do Código Civil brasileiro

A sociedade, constituída mediante contrato,é a união entre duas ou mais pessoas que celebram um contrato em que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados. Enquanto que a associação, constituída por meio de Estatuto, é uma entidade sem fins lucrativos, a exemplo de sindicatos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com