TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estratégia de marketing da Optimus

Pesquisas Acadêmicas: A estratégia de marketing da Optimus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.161 Palavras (17 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 17

[PLANO

DE

MARKETING

-­‐

OPTIMUS]

FUNDAMENTOS

DE

MARKETING

Índice

1. Introdução 2. Análise Situacional A. Situação do Macro-Ambiente B. Identificação, caracterização e evolução do mercado das comunicações móveis em Portugal, nos últimos 5 anos C. Processo de decisão de compra D. Situação concorrencial: • Concorrentes, quotas de mercado, suas estratégias pontos fortes e fracos 3. Estratégia de Marketing A. O Mercado a Segmentação e Identificação dos Segmentos – Alvo B. O Posicionamento 4. Análise SWOT: A. Análise das oportunidades e ameaças B. Análise das forças e fraquezas C. Recomendações Estratégicas 5. Netgrafia/Bibliografia

pág. 11 pág. 11 pág. 13 pág. 15 pág. 15 pág. 15 pág. 15 pág. 16 pág. 05 pág. 07 pág. 11 pág. 03 pág. 04 pág. 04

2

1. Introdução

A Optimus nasceu da união de empresas que integram os maiores e melhores grupos económicos nacionais e internacionais, do qual faz parte o Grupo Sonae. A entrada da Optimus no mercado, a 15 de Setembro de 1998, assinalou uma nova fase no sector das Telecomunicações em Portugal, atingindo nas primeiras cinco semanas, uma base de 100 mil clientes. Um dos melhores, senão o melhor resultado jamais conseguido por um operador de comunicações móveis. Desde então, o mercado cresceu, conheceu novos produtos e serviços e novas emoções. A descida do preço médio das chamadas móveis (com a arrojada campanha 5$ por minuto), a quebra nos preços das chamadas internacionais, a dinamização do serviço de SMS e a ruptura com alguns dos obstáculos, fizeram da Optimus um dos mais importantes agentes do mercado de telecomunicações e um caso de sucesso a nível europeu. No ano de 2000, a Optimus liberta o consumidor de assinaturas e recarregamentos obrigatórios ao lançar um novo plano tarifário livre de qualquer obrigação. Em 2002 lança o serviço MMS e quebra com o conceito de rede ao lançar no mercado um plano tarifário em que o Cliente liga para qualquer número de qualquer rede sempre ao mesmo preço. Com campanhas de comunicação arrojadas, a Optimus conseguiu uma elevada notoriedade no mercado, tendo atingido, em Junho de 2002, dois milhões de clientes. Em 2003 a Optimus adopta uma nova linha de comunicação, renova toda a sua oferta, remodela as suas lojas e reforça a aposta no segmento dos dados com o lançamento do Optimus Zone. Em 2004 a Optimus surpreende uma vez mais o mercado com o lançamento do Optimus Home - o telefone lá de casa sem assinatura, um serviço inédito a nível mundial que materializa a libertação dos consumidores da assinatura mensal, trazendo-lhes grandes poupanças. Apesar de todas as dificuldades iniciais que lhe foram levantadas, o lançamento do Optimus Home revelou-se um enorme sucesso comercial.

3

2. Análise Situacional

A. SITUAÇÃO DO MACRO-AMBIENTE Existem vários factores que podem influenciar a situação do macro-ambiente de uma empresa. São esses factores que serão explicados em seguida e que a empresa tem que ter em atenção.

Factores Económicos Um dos factores que mais condiciona e melhor caracteriza uma economia é o PIB per capita e em relação a Portugal este tem vindo a subir, mas com pouco crescimento, reflectindo-se no poder de compra dos consumidores que pouco tem aumentado. Outro factor que influencia a economia é o constante crescimento da taxa de desemprego, provocando cada vez menos consumo. Conclui-se portanto que apesar do pequeno aumento do PIB, o desemprego e os custos de vida são cada vez mais elevados logo, o poder de compra diminui.

Factores Socioculturais Os estilos de vida e rotina dos portugueses têm se vindo a modificar devido à crescente importância dada à profissão e aos elevados níveis de exigência da mesma, o que irá resultar num menor tempo para a família, fazendo crescer a utilização do telemóvel para as pessoas comunicarem entre si. Estas alterações constituem uma oportunidade de mercado.

Factores Politico-Legais A actual legislação das telecomunicações permite que as chamadas sejam taxadas ao minuto. Possivelmente no futuro a taxa poderá passar a ser feita ao segundo, sendo esta uma situação que deverá ser levada em linha de conta por uma empresa a actuar neste ramo.

4

Factores Tecnológicos Vive-se numa era de constante inovação tecnológica sobretudo no sector das telecomunicações. Todos os dias são lançados no mercado novos telemóveis, cada vez com mais funcionalidades e design’s mais arrojados, sendo também a cobertura de rede melhorada e alterada para que possa suportar outro tipo de comunicações, mais inovadoras.

B. IDENTIFICAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E EVOLUÇÃO DO MERCADO DAS COMUNICAÇÕES MÓVEIS EM PORTUGAL, NOS ÚLTIMOS 5 ANOS Actualmente existe em Portugal cinco prestadores de serviços de comunicações móveis em actividade, sendo três delas na modalidade de operadoras de rede: a TMN – Telecomunicações Moveis Nacionais, a Vodafone Portugal – Comunicações pessoais, e a Sonaecom – Serviços de Comunicação (Optimus). Portugal é um dos países com maior taxa de penetração do serviço telefónico móvel (STM) no espaço europeu. No ano de 2004 o telemóvel encontrava-se disponível para 94.8% da população portuguesa, segundo dados recolhidos pela ANACOM, atingindo no final de 2006

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com