TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relação entre jornalismo e marketing

Resenha: A relação entre jornalismo e marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Resenha  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

O trabalho consiste na construção de um artigo sobre o tema “A relação entre jornalismo e marketing”. Para isso, usamos como base dois artigos publicados na web que trazem dois exemplos dessas relações: como instrumento da divulgação (como aconteceu em uma faculdade) e como pesquisa para a busca de soluções para o problema da queda de leitores dos jornais.

Nesses dois exemplos, vemos como é esta relação

Palavra-chave: Marketing, Jornalismo.

ARTIGO:

A relação entre o jornalismo e o marketing é muito próxima, apesar de serem totalmente diferentes.

Seja em uma assessoria de imprensa, seja como instrumento de pesquisa para segmentação e personalização de jornais, as duas áreas se cruzam.

Como assessoria de imprensa, podemos usar como exemplo a Univates (extensão da Universidade Caxias do Sul), do Rio Grande do Sul, onde criaram um setor de marketing e comunicação para divulgar suas ações.

Esse setor é dividido em vários setores, nos quais são organizados: visitas de alunos do ensino médio; recepções e eventos em feiras, atendimento com clientes etc. Tudo para atrair novos alunos (clientes).

O Jornalismo entra nisso através da criação de varias publicações internas e externas para divulgar noticias e ações da universidade, o resultado dessas ações é a aceitação dos alunos e da comunidade em gera, através de pesquisas feitas entre alunos e a comunidade.

Outra forma de aliar jornalismo e marketing para o mesmo objetivo foi usada pelos grandes jornais em busca de atrair novos leitores, já que atualmente a “audiência” dos jornais anda baixa, tudo por causa da concorrência com a internet.

Uma delas foi a personalização, seja de conteúdo, seja na forma de se relacionar com os leitores. Alguns jornais já ofertam diversos tipos de assinaturas, outros investem em promoções (“colecione e ganhe”) – mesmo com o aumento das vendas somente no período da promoção.

Os jornais fazem varias pesquisas de mercado para saber qual conteúdo agrada cada leitor; outra estratégia é a segmentação do assuntos, que atrai dos extremos: o publico que gosta de determinado assunto e os anunciantes que buscam esse publico – mesmo com o problema de manter a autonomia do conteúdo editorial.

A interatividade com os leitores é outra grande arma dos jornais para atrair publico. O leitor se torna parte integrante do jornal sugerindo pautas e gerando conteúdo (através de fotos, vídeos, SMS, posts em redes sociais, etc;).

Podemos concluir que a relação entre o jornalismo e o marketing é muito próxima, apesar de perigosa porque mexe com interesses.

Seja como instrumentos de divulgação de uma empresa, seja como estratégia para a solução de um grande problema (como a crise entre os jornais impressos), as duas áreas convivem lado a lado; mesmo com a eterna rixa entre o editorial e o comercial.

O que seria de um jornal sem a sua divulgação? O que seria de uma ação de marketing sem alguém para noticiar? O que tem de se tomar cuidado é manter a autonomia editorial sem se esquecer do comercial, porque sem anunciantes, um veiculo não sobrevive e vice-versa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com