TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Trabalho Universitário: ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES

METODOLOGIA DA PESQUISA EM LETRAS

MINISTRANTE : Girlene Lima Portela

ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Pesquisa quantitativa ou qualitativa ? Eis a questão

Por Girlene Lima Portela

L’univers éducationnel est d’une côte riche en même temps ambigu (...).Il faut prévoir l’adaptation du sujet à différentes circonstances (...) ».

(Granger, 1982)

Resumo: Este artigo trata das peculiaridades observadas entre a pesquisa quantitativa e a pesquisa qualitativa, dado a discussão que sempre é travada entre os pesquisadores, defensores de cada um desses métodos. Nele, nos ateremos à pesquisa em Ciências Sociais e mais especificamente à pesquisa educacional, à qual estamos diretamente ligados, tanto como pesquisadora quanto como professora de língua portuguesa e metodologia da pesquisa em Letras.

Introdução

Considerando-se que a pesquisa científica exige, entre outras características, a criatividade, a disciplina, a organização e a modéstia do pesquisador, deve-se levar em conta que ele lida sempre com confrontos. Nesse sentido, a pesquisa em Ciências Sociais deve, entre outras coisas, suscitar o debate entre a sociologia positivista e a sociologia compreensiva, de acordo com Goldenberg (1999).

Muitas são as divergências observadas entre a metodologia quantitativa e a qualitativa. Assim, passaremos a discutir cada uma delas, para após, apresentarmos nossa crítica acerca da utilização de um ou de outro desses modelos, ou sugerir uma triangulação, que seria o mais adequado, considerando-se o universo ambíguo de que trata Granger (op. cit.).

A pesquisa qualitativa

A pesquisa qualitativa não se preocupa com representatividade numérica, mas sim com o aprofundamento da compreensão de um grupo social, de uma organização etc. Os pesquisadores que adotam a abordagem qualitativa se opõem ao pressuposto que defende um modelo único de pesquisa para todas as ciências, já que as ciências sociais têm sua especificidade, o que pressupõe uma metodologia própria. Assim, os pesquisadores qualitativos recusam o modelo positivista aplicado ao estudo da vida social, uma vez que o pesquisador não pode fazer julgamentos nem permitir que seus preconceitos e crenças contaminem a pesquisa. (Goldenberg, 1999).

Os pesquisadores que utilizam os métodos qualitativos buscam explicar o porquê das coisas, exprimindo o que convém ser feito, mas não quantificam os valores e as trocas simbólicas nem se submetem à prova de fatos, pois os dados analisados são não-métricos (suscitados e de interação) e se valem de diferentes abordagens.

Problemas teórico-metodológicos

Na pesquisa qualitativa, o cientista é ao mesmo tempo o sujeito e o objeto de suas pesquisas. O desenvolvimento da pesquisa é imprevisível. O conhecimento do pesquisador é parcial e limitado. « Le but de l’échantillonnage est de produire le maximum d’information: qu’il soit petit ou grand importe peu pourvu qu’il produise de nouveaux faits ». (Deslauriers, 1991, p.58)

Procedimentos metodológicos

Observação participante: através da participação na vida cotidiana do grupo ou da organização que estuda; entrevistas ou conversa para descobrir as interpretações sobre as situações que observou, podendo comparar e interpretar as respostas dadas em diferentes momentos e situações.

Coleta de dados

Investigação descritiva (fonte direta de dados é o ambiente natural); os materiais registrados são revistos na sua totalidade pelo investigador. Os dados são recolhidos em situação natural e complementados pela informação que se obtém através do contato direto ; transcrições de entrevistas, notas de campo, fotografias, vídeos, documentos pessoais, memorandos e outros registros oficiais ; supremacia do processo em detrimento do produto ; familiaridade com o ambiente, pessoas e outras fontes de dados, adquiridos principalmente através da observação direta, do estudo de caso da entrevista, além da história de vida, entre outros.

Características da pesquisa qualitativa

Objetivação do fenômeno, hierarquização das ações descrever, compreeender, explicar, precisão das relações entre o global e o local em determinado fenômeno, observância das diferenças entre o mundo social e o mundo natural, respeito ao caráter interativo entre os objetivos buscados pelos investigadores, suas orientações teóricas e seus dados empíricos, busca de resultados os mais fidedignos possíveis, oposição ao pressuposto que defende um modelo único de pesquisa para todas as ciências.

Limites e riscos

Excessiva confiança no investigador enquanto instrumento de coleta de dados, reflexão exaustiva acerca das notas de campo pode representar uma forma de tentar dar conta do objeto estudado, além de controlar o efeito do observador, falta de detalhes sobre os processos através dos quais suas conclusões foram alcançadas, falta de observância de aspectos diferentes sob enfoques diferentes, certeza do próprio pesquisador com relação a seus dados, sensação de dominar profundamente o seu objeto de estudo, envolvimento do pesquisador na sua situação (ou com sujeitos) pesquisada.

Pesquisa quantitativa

Nesse tipo de abordagem, os pesquisadores buscam exprimir as relações de dependência funcional entre variáveis para tratarem do como dos fenômenos. Eles procuram identificar os elementos constituintes do objeto estudado, estabelecendo a estrutura e a evolução das relações entre os elementos. Seus dados são métricos (medidas, comparação/padrão/metro) e as abordagens são experimental, hipotético-dedutiva, verificatória. Eles têm como base as metateorias formalizantes e descritivas.

• Vantagens: automaticidade e precisão, controle de bias

• Limites: determinação prévia de resultados

Conclusão

Conforme características, limites e vantagens das abordagens acima citadas, acreditamos que a melhor forma de se pesquisar é através da integração entre os métodos quantitativo e qualitativo, pois para analisar-se com fidedignidade uma situação dada é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com