TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 6º SEMESTRE         

Por:   •  11/4/2015  •  Monografia  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO EDUCACIONAL ANHANGUERA – UNIDADE PIRITUBA

PROFESSOR ALEX

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 6º SEMESTRE

        

[pic 1]

SÃO PAULO, 02 DE OUTUBRO 2014.

ALUNOS

Carlile Scarabel R.A 3715658168

Cristina Nerci de Andrade R.A 3721675084

Elaine Cristina Nunes R.A 4200055448

Francis de Queiroz Lima R.A 3726693219

Luciara Alves da Silva R.A 3786795757

Maria Daiane Castellari R.A 3715680799

ETAPA 01

Conforme pesquisado individualmente e em grupo, o aprendizado principal que tomamos em sala de aula e em nossas pesquisas, foi que sem uma boa gestão financeira dos recursos a empresa, seja esta de pequeno, médio ou grande porte; não atinge seus objetivos.

O que é bom para uma boa administração financeira e orçamentária é de difícil definição, porém pode ser bem explicado pelo seguinte objetivo, a administração financeira é de extrema necessidade para a sobrevivência da empresa.

Para a sobrevivência da empresa o administrador deve ter o conhecimento efetivamente do dinheiro da empresa, as entradas e saídas, bem como preservar o retorno. Desta forma, o administração deve buscar entendimento em duas frentes importantes, fluxo do caixa e os custos, ao qual este fluxo está envolvido. O fluxo de caixa é uma ferramenta que irá auxiliar o administrador no controle e na tomada de decisões, sendo que esta ferramenta traz ao administrador a saúde da empresa no momento determinado, para assim após uma análise obter as respostas que buscam, como: possibilidade de sucesso ou insucesso da empresa no investimento pesquisado. O controle do fluxo de caixa, somente terá sucesso se todos os departamentos da empresa estiverem envolvidos, pois o objetivo é evitar custos e despesas excessivas procurando maior receita para todas as atividades. O controle de dados é relativo à: movimentação financeira; controle pessoal; controle de máquinas, veículos e equipamentos; controle de estoques. Com todos os dados, inicia-se a montagem do Fluxo de Caixa podendo também ser analisado com o balanço patrimonial e a Demonstração de Resultado.

Exemplo: [pic 2]

O custo de capital é definido como os recursos financeiros próprios e/ou de terceiros utilizados pela empresa. Sendo que o capital de terceiros somente é vantajoso para a empresa quanto o custo foi inferior à taxa de retorno prevista, sendo que existe o risco de endividamento. Para apurar o custo de capital existem os cálculos de: valor presente líquido (VPL) que utiliza uma taxa mínima de atratividade (TMA), que é a taxa que a empresa deseja obter da aplicação de um projeto. Outro método para apurar o custo do capital é a taxa interna de retorno (TIR), no qual identificamos qual taxa pela qual o um investimento se iguala ao seu retorno. Estes dois cálculos ou métodos, podem ser feitos pela calculadora HP12C.

O custo médio ponderado de capital é um estudo na qual os recursos poderão não ser a única fonte, assim não possuindo o mesmo custo, assim fazendo necessário a apuração do custo médio e a viabilidade. Este é importante porque possibilita o administrador realizar simulações para o encontro de um custo ponderado menor.

Com isto podemos mostrar que o administrador precisa ter todas as informações corretas, como também saber analisar, planejar e controlar financeiramente, no entanto sabendo tomar decisões dos  investimentos e  ter bons financiamentos para que, sendo  assim todos os dados sejam corretos e com isto sabendo analisar o fluxo de caixa, e as simulações de custo ponderado, entre outras.

Resolver a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos:

Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação com o dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.

Podemos dizer que ao optar pela segunda opção de 12% o risco será maior claro, mas, porém se tudo correr como o planejado, seria o investimento vantajoso pelo fato do retorno ser maior, mas, mesmo assim a escolha ficaria á critério do administrador entre um ou outro, por que depende do investimento e o negocio escolhido para obter melhor resultado e chegar ao seu objetivo financeiro.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (242.6 Kb)   docx (304 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com