TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DO PAPEL DO LÍDER DO FUTURO NAS ORGANIZAÇÕES

Exames: ANALISE DO PAPEL DO LÍDER DO FUTURO NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

ANALISE DO PAPEL DO LÍDER DO FUTURO NAS ORGANIZAÇÕES

SÃO PAULO

JULHO - 2014

ANALISE DO PAPEL DO LÍDER DO FUTURO NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho apresentado à tutora __________

do curso _______________, da turma

___________.

__________

SÃO PAULO - 07/07/2014

1-INTRODUÇÃO

Analise do papel do líder do futuro nas organizações, apresentando as suas características e estratégias para liderarem com sucesso suas equipes.

2 CARACTERÍSTICAS DO LÍDER DO FUTURO

O mundo corporativo muda constantemente, e está cada vez mais competitivo, e essas mudanças exigem um comportamento diferente na forma de liderar. Esses líderes são avaliados de acordo com uma série de características que, em conjunto, contribuem para sua capacidade de liderar suas equipes, desenvolvendo competências dos seus integrantes e garantindo a cooperação para que os objetivos da empresa sejam alcançados.

Para isso podemos citar algumas características dos líderes.

Comunicação – Na maioria das vezes, a falta de comunicação acaba trazendo prejuízo nas relações dentro da organização. Por isso o líder tem que se fazer entendível, sempre sendo claro e objetivo. Saber ouvir e ser ouvido, isso é essencial para que os resultados sejam alcançados.

Relacionamento interpessoal – Conhecer bem a sua equipe, mantendo sempre uma boa relação com seus colaboradores. Entendendo suas dificuldades e expectativas.

Empatia – Colocar-se no lugar do outro, entendendo as suas dificuldades e expectativas. Principalmente não fazendo o que não gostaria que fizessem com vocês.

Persuasão – É uma característica que não pode faltar nos líderes, pois ele precisa mudar conceitos, hábitos, fazer crer e aceitar mudanças baseados no melhor para organização.

Imparcialidade – Ser sempre justo e imparcial, tratar as pessoas de forma igual. Não deixar que a empatia ou a falta dela atrapalhe suas ações.

Administração de conflitos - Conflito é uma situação de divergência de opiniões e ideias, onde pessoas enxergam a situação de forma diferente. Isso é bem comum já que todos temos necessidades e interesses diferentes. Esses conflitos tem que ser administrados para não atrapalhar o clima organizacional.

Diplomacia – É a arte e a pratica de conduzir as relações, uma grande habilidade que destrói barreiras, e que deve está constante.

Dinamismo – Devido a velocidade que as decisões precisam ser tomadas, precisamos de líderes entusiasmados, fortes e audaciosos.

Feedback – Ter um retorno sobre seu trabalho é um fator muito forte motivacional para os colaboradores, eles se sentem reconhecidos e sabem que que sua dedicação está sendo vista pelo seus superiores.

Processo educativo – Precisamos saber lapidar nosso colaborador, tirar o melhor de cada um, ensinando e orientado.

Bom ouvinte – Saber ouvir é uma habilidade essencial que pode ajudar qualquer líder a receber mais de sua equipe.

Trabalho em equipe – Entender que em uma organização ninguém faz nada sozinho, saber valorizar o trabalho em equipe é muito importante.

Essas são algumas das principais características que os líderes precisam para ter sucesso em seu ambiente de trabalho.

3 DESAFIOS E ALTERNATIVAS NA ATUAÇÃO DO LÍDER COMO PARCEIRO EMPRESARIAL

As organizações enfrentam vários desafios, podemos dizer que o maior deles é selecionar os profissionais certos e dar a eles as condições para maximizar o desenvolvimento e a utilização de seus talentos e competências para atingir resultados esperados. Esse se torna um dos maiores desafios dos líderes como parceiro empresarial, além de terem que criar modelos e processos para alcança à eficiência dentro das organizações.

E como alternativa, as empresas iniciaram programas para preparação dos líderes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com